5 dicas para as finanças do seu negócio ficarem no azul

Untitled design

Cuidar da saúde financeira de uma empresa é sempre uma tarefa muito difícil e em muitos casos, acaba como um dos maiores desafios de um empreendedor. Então, o que fazer para que o caixa do seu negócio fique sempre em dia?

Planejamento financeiro

Nesta etapa, você precisa ter o maior número de informações possíveis sobre as finanças da sua empresa, como extratos de conta corrente, investimentos, comprovantes de compra, de renda, etc. Desta forma, você consegue fazer um levantamento do seu patrimônio e conhece a real situação do seu empreendimento.

O planejamento financeiro permite que você tenha controle dos gastos e de receitas e possa organizar a casa. Mas como fazer? Uma dica é o uso de um Sistema de Gestão Financeira ou até mesmo criar planilhas.

Capital de giro

É o capital necessário para financiar a continuidade das operações da empresa, como recursos para financiamento aos clientes, recursos para manter estoques e recursos para pagamento aos fornecedores, pagamento de impostos, salários e demais custos e despesas operacionais.

Cuidado com o endividamento

É muito comum que o empreendedor acabe por criar dívidas para manter o seu negócio no mercado, porém, deve-se ter certa responsabilidade ao procurar empréstimos e cuidar as taxas de juros. Tenha sempre controle do tipo e volume de dívida, pois isso pode comprometer a capacidade da sua empresa em honrar seus compromissos.

Margens e lucro

  • Margem bruta: mede a rentabilidade do seu negócio, ou seja, qual a porcentagem de lucro que você ganha com cada venda.
  • Margem operacional: mede o quanto de suas receitas líquidas provenientes de vendas e serviços vieram de suas atividades operacionais.
  • Margem líquida: mostra qual é o lucro líquido para cada unidade da venda da empresa ou o lucro líquido por período, dependendo do objetivo.

Planejamento estratégico

O planejamento determina que a empresa desenvolva seu conjunto de tarefas maiores, de maneira disciplinada e organizada, visando atingir objetivos que a levarão a um futuro melhor. É ele que integra todas as áreas da empresa com um bem maior em comum.

Pode-se dizer que o planejamento enseja responder a três questões principais:

  • Onde estamos?
  • Para onde queremos ir?
  • Como chegar lá?

O SIS/Sebrae oferece conteúdos especializados para sua empresa crescer cada vez mais. Comece 2018 com as finanças em dia! Cadastre-se aqui, é grátis!