5 dicas para melhorar a oratória e perder o medo de falar em público

É comum que empreendedores e pessoas com experiência e perfil de liderança apresentem dificuldade diante de uma situação em que seja necessário falar em frente a uma grande audiência. A oratória é um elemento muito importante no mundo dos negócios, seja para vender um produto, conduzir palestras e até mesmo para conseguir investimentos para o negócio.

Neste artigo mostraremos 4 dicas para você deixar de lado a apreensão de falar em público e aprimorar sua oratória. Esperamos que essas indicações ajudem no seu desenvolvimento pessoal e possam impulsionar o seu negócio.

oratória

Segundo um artigo do professor de Psicologia e Marketing da Universidade do Texas Art Markman, a principal razão pela qual as pessoas têm medo de falar em público é o risco social. Ou seja, o medo de serem reprovadas ou julgadas por um determinado grupo de pessoas, geralmente desconhecidas.

Como melhorar a oratória e falar bem em público?

Se você faz parte do grupo de pessoas que têm dificuldade em discursar, dar palestras ou falar em público, nós separamos algumas dicas que podem te ajudar a aliviar o estresse e sentir-se mais seguro para melhorar sua oratória. Confira abaixo.

  1. Conheça o assunto

Essa dica pode parecer óbvia, mas a verdade é que muitas pessoas quando vão falar em público acabam não pesquisando a fundo sobre aquilo que desejam conversar. Estar preparado para as possíveis dúvidas dos seus interlocutores te dá mais confiança para respondê-los e mostra que você realmente sabe o que está falando. Conquistar a confiança das pessoas pode ser um dos maiores desafios da oratória, por isso é preciso estar preparado.

Lembre-se: não tente decorar um texto antes da fala. A tentativa de memorizar as palavras pode te deixar ainda mais ansioso e acabar “dando um branco” em sua mente. Além disso, ao utilizar apresentações de PowerPoint tome cuidado para não ficar lendo os slides. Isso pode dar a impressão que você não domina o conteúdo e acabar diminuindo seu crédito. Essa questão também vale para o Pitch de Negócios: é fundamental preparar-se para apresentar as principais informações do seu empreendimento, em pouco tempo e de forma atrativa.

  1. Seja sincero

A honestidade é capaz de conquistar a confiança e empatia da audiência. Quando você não souber responder a uma determinada pergunta ou se você não se sentir confiante para falar sobre determinado assunto, admita essa sua limitação e tente fazer o possível para sanar as dúvidas do público com o que você sabe. Não se sinta desconfortável em dizer que você não sabe. A franqueza é, geralmente, o melhor caminho para alcançar a credibilidade.

  1. Formalidade X Informalidade

Esse é um ponto bastante crucial para uma boa oratória. É importante lembrar que só vai depender de você optar por um tom mais formal ou informal durante uma palestra ou conversa. Mas, para isso, é preciso levar em consideração fatores como o público no qual deseja atingir, o ambiente em que se encontra e, claro, a sua personalidade. Não tente ser alguém que você não é, porque esse é mais um fator que pode fazer as pessoas perderam a confiança. Coloque na balança esses três fatores e decida qual tom será mais favorável para você e seus interlocutores se sentirem mais à vontade.

  1. Respire fundo e respire sempre

Prestar atenção na sua respiração é outro fator importante para melhorar sua desenvoltura ao falar em público. Tome fôlego antes das falas e solte o ar lentamente à medida que você desenvolve as frases. Essa prática ajuda a não atropelar as palavras e dá mais tempo para você pensar na linha de raciocínio que deseja seguir.

  1. Aparência e postura

Assim como a linguagem, o modo como você irá se vestir e portar durante uma palestra ou conversa deve estar em conformidade com o ambiente e com quem você quer se comunicar. A identificação entre o  interlocutor conta muito para prender a atenção da audiência. Talvez não seja eficaz você se vestir de paletó e gravata ou ter uma postura muito formal se estiver falando com um público mais jovem, ou vice-versa.

E aí, está mais preparado para colocar em prática essas dicas de oratória? Compartilhe conosco suas dúvidas, comentários e sugestões. Em nosso Blog você encontra uma série de artigos sobre empreendedorismo, inovação e sobre o ecossistema de tecnologia de Santa Catarina. O Portal de Atendimento oferece materiais e cursos para você aprender cada vez mais e alavancar seu negócio. Não deixe de conferir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *