5 dicas para segmentar seu público na internet

Há uma grande diferença entre o número de pessoas que visitam o seu site e quem são realmente seus clientes. A lógica é simples: Você prefere ter 10.000 visitantes mensais no seu site com uma conversão de vendas de 10% ou atrair a atenção de 100.000 visitantes que têm a finalidade de comprar?

Esta questão continua sendo a grande fonte de frustração para muitos empreendedores online. Eles costumam investir muito tempo, energia e finanças para direcionar o tráfego para seus sites, apenas para descobrir que essas pessoas não são seu público–alvo.

Confira 5 dicas para saber quem são seus clientes e como conquistá-los!

1) Seja um solucionador de problemas.
Você tem que admitir que pelo menos parte do sucesso do negócio tem a ver com a oportunidade que os produtos ou serviços proporcionam. Para ter sucesso, você deve atender às necessidades das pessoas. A chave está em investir em um negócio que você realmente goste. Assim os problemas serão mais fáceis de lidar e resolver. Você precisa ser a solução do problema do seu cliente. Quando você é capaz de identificar o seu nicho, ou seja, qual o problema que você é especialista em resolver, você só terá a ganhar, pois você terá uma oferta única que satisfaça as necessidades das pessoas.

2) Entre na mente dos seus clientes!

As pessoas compram não só porque eles precisam de coisas, muitas vezes elas compram para satisfazer uma necessidade mais profunda. Conhecida no marketing como desejo. Às vezes é a sensação associada ao produto que faz a pessoa comprar. Todo mundo precisa de um par de sapatos, mas não apenas qualquer sapato pode satisfazer essa necessidade. É quando a reputação da marca e o serviço ao cliente entram em jogo. Na verdade, esse é o motivo para utilizar o marketing. Descubra quais os interesses do seu mercado-alvo. Este é o único jeito de você conseguir ajustar o seu negócio para as pessoas que não pensariam duas vezes em pagar o que você tem para oferecer.

3) Onde estão os seus clientes?

Em marketing online, saber como o seu público interage com a internet é muito importante. Veja onde eles estão no mundo virtual. Como eles se comportam. Quais sites eles frequentam. Quais redes sociais eles usam. As notícias que eles estão habituados a ler, e assim por diante. Se você sabe onde eles estão, você pode ter certeza que você também precisa estar lá. Isso garante um fluxo constante de tráfego de clientes mais propensos a consumir o seu produto e impede que você invista no lugar errado, evitando que você perca tempo e dinheiro.

4) Você conhece o seu público?

Para saber quem é o seu público-alvo, você precisa investigar, descobrir como eles são. A chave é aprender sobre eles e, até mesmo, mudar com eles ao longo do tempo. Então, basicamente, isso significa que você não pode apenas comprar uma lista de clientes e pronto. Você precisará continuamente descobrir mais sobre seu público. Eles estão lendo coisas que você deve estar lendo? Será que eles fazem compras em lojas que você nunca ouviu falar? Essas peças do  quebra-cabeça vão se encaixando e podem lhe ajudar a identificar quem são seus clientes. Isso, claro, se você estiver disposto a gastar tempo conquistando-os.

5) Feche o negócio! 

Uma vez que você sabe quem são seus clientes e entende onde eles estão e como eles pensam, você pode especificamente projetar uma campanha de marketing online que apela para as pessoas que gostariam de pagar por seus produtos ou serviços. E entender com quem você quer se envolver no mundo virtual pode ser a solução para o sucesso do seu negócio.

Adaptado do portal Entrepreneur.

 

2 thoughts on “5 dicas para segmentar seu público na internet

  1. Ricardo Reply

    Achei muito interessante esse assunto, pois, estou neste exato momento passando por essa situação….meu site ficou pronto, minha nova marca está no mercado “Camaboa”, fazemos um trabalho diferenciado que é: atender o cliente na casa dele para avaliar a necessidade dele trocar o colchão ou a cama…..avaliar a postura de sono, altura do travesseiro e passar informações importantes que possam ajudá-lo a ter uma noite de sono mais descansada, aliviando as dores nas costas, coluna, nervo ciático e estresse…preciso contar para todo mundo que a Camaboa existe e preciso da ajuda do Sebrae ….como devo proceder?
    obrigado pela oportunidade,
    Ricardo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *