É possível abrir uma empresa sem largar o emprego?

O ano novo está chegando, e com ele uma infinidade de novos desejos e planos, e entre eles — é claro — o sonho de empreender. Segundo uma pesquisa realizada pela Endeavor em 2013 revelou que 3 em cada 4 brasileiros preferiam ter um empreendimento próprio do que ser empregado ou funcionário. Mas com a ambição, há também o medo de arriscar investir em um negócio que pode não se mostrar rentável ao longo do tempo. Pensando nisso, nós falaremos neste artigo sobre como abrir uma empresa sem largar o seu emprego atual e quais suas vantagens e desvantagens. Confira.

abrir uma empresa

De acordo com a pesquisa citada acima, um dos principais fatores que impedem uma pessoa de começar seu negócio é a falta de recursos financeiros. Entre aqueles que acham pouco provável empreender no futuro, 66% diz que esta é a principal razão para isso – um dos maiores índices em todo o mundo. Neste contexto, há uma insegurança dos futuros empreendedores em largar sua única fonte de renda para investir tempo e dinheiro na realização do sonho.

Abrir uma empresa: como fazer para conciliar com seu emprego

Para aqueles que sonham em administrar um negócio próprio, a situação financeira é realmente um fator decisivo. Apesar disso, é possível tomar medidas a fim de minimizar riscos à sua situação financeira e potencializar seu desenvolvimento para tirar do papel aquela ideia que você tem há anos.

Organize bem o seu tempo

Dar conta da rotina de trabalho já é um desafio e tanto. Agora, esse desafio se intensifica quando a pretensão é montar um negócio próprio sem deixar o seu emprego atual. A gestão do tempo, neste caso, é fundamental para a construção de um Plano de Negócios completo e para manter a saúde física e mental. A combinação dessas duas tarefas pode sobrecarregar a sua rotina, e se não for bem planejado pode acabar atrapalhando o desempenho no teu trabalho atual e fazendo com que você não tenha foco o suficiente para estruturar seu empreendimento.

Questione o quanto você quer isso

Este pode parecer mais um daqueles tópicos de auto-ajuda, mas ele é um dos mais importantes desse artigo. Ter a certeza de que você deseja construir uma jornada dupla de trabalho implica em abrir mão de algumas comodidades que você não mais poderá desfrutar. Começar um negócio não é uma tarefa simples, e irá exigir a tomada de decisões complexas. Ter a certeza de que empreender é o que você realmente quer é fundamental para dar segurança para suas ações e o primeiro passo para construir uma marca consolidada.

Dica: faça uma lista das atividades e comprometimentos que você tem hoje e quanto tempo demanda para cada um durante a semana. Analise qual dessas atividades você está disposto a deixar em segundo plano em benefício de concentrar esforços para abrir uma empresa. Se isso envolve o relacionamento com outras pessoas, é importante que haja diálogo. Deixe claro que você não irá dedicar tanto tempo para essa atividade pois está empenhando em um projeto que significa muito para você.

Novas modalidades de trabalho e oportunidades de empreender

A situação mercadológica nunca esteve tão instável. Hoje, ao contrário do que acontecia no período em que as indústrias dominavam a economia, o segmento de serviços têm ganhado cada vez mais espaço, tornando a disputa por mão de obra qualificada mais acirrada quando se trata de abrir uma empresa. Um cenário comum nos dias de hoje são os freelancers: pessoas que desenvolvem trabalhos de prestação de serviço esporádicos para determinados clientes. Esse profissional pode começar a empreender sem mesmo ter que depender de altos investimentos em local de trabalho. Neste caso, é importante fazer o cadastro de Microempreendedor Individual.

Com o MEI, é possível realizar a prestação desses serviços de maneira formal, emitindo notas fiscais e realizando a contribuição tributária para o fisco. A vantagem da formalização é que empresas contratantes geralmente exigem que haja a emissão de nota fiscal para a realização dos serviços. Logo, se você não possui um CNPJ, é possível que sua atuação seja limitada, fazendo com que você perca boas oportunidades.

CTA_gestao_do_tempo

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe conosco nos comentários suas perguntas e sugestões. Acesse nosso portal de Consultoria para saber mais. Em nosso Blog você encontra uma série de artigos sobre empreendedorismo, inovação e sobre o ecossistema de tecnologia de Santa Catarina.

O Portal de Atendimento oferece materiais e cursos para você aprender cada vez mais e alavancar seu negócio. Não deixe de conferir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *