Administração financeira: 4 ferramentas online para o dia a dia do MEI

O Microempreendedor Individual já sabe a importância de manter uma rotina financeira e que precisa estar atento para não cometer erros que possam gerar prejuízos e comprometer o futuro do negócio. Para ajudar o MEI na administração financeira, ele pode recorrer a ferramentas práticas que tornam o controle das receitas e despesas muito mais prático e fácil. Entre estas ferramentas, destacamos quatro, todas online, indicadas por consultores do Sebrae e que auxiliam o MEI na tarefa de colocar em ordem a administração financeira da empresa em diversos aspectos – do controle do fluxo de caixa à emissão de notas fiscais e de boletos para pagamento de tributos. Confira as sugestões e bons negócios.

Administração financeira: 4 ferramentas online que podem ajudar o MEI

APP MEI

O APP MEI é um aplicativo gratuito da Receita Federal que permite ao MEI consultar e acompanhar sua situação tributária. Pelo aplicativo, disponível para smartphones e tablets (nas versões iOS e Android), o MEI pode conferir se está com o pagamento de alguma contribuição em aberto e também gerar boletos para quitar o DAS (inclusive o que estiver em atraso).

Além das funções práticas que ajudam no dia a dia do MEI, o aplicativo da Receita Federal também permite a consulta sobre dados cadastrais do Microempreendedor Individual. O aplicativo traz ainda informações gerais sobre a modalidade que pode ajudar especialmente quem ainda não se decidiu por ser tornar ou não um MEI (o que é, como formalizar, obrigações legais, etc.). Para ajudar neste processo, o APP MEI oferece um teste de conhecimentos sobre Microempreendedor Individual.

SAIBA MAIS SOBRE O APP MEI.

Qipu

Fruto de uma parceria entre o Sebrae e a Buscapé Company, o Qipu é um aplicativo gratuito que ajuda o MEI no gerenciamento de diferentes aspectos da administração financeira do negócio, como o cumprimento das obrigações legais e a organização das contas a receber e a pagar. Disponível nas versões para smartphones (iOS e Android) e para desktop, o Qipu foi concebido para oferecer uma ferramenta de fácil navegação que pudesse ser incluída na rotina multitarefa do MEI.

Entre as funcionalidades do Qipu estão a emissão de recibos eletrônicos, o controle financeiro, a integração bancária, o fluxo de caixa e o lançamento de vendas e despesa. Além disso, o aplicativo conta com mais de 40 notificações inteligentes, como lembrete para pagamento do DAS, para fazer entrega da declaração anual, do direito a benefícios previdenciários, entre outras obrigações, e também permite a elaboração da declaração anual para envio no prazo correto.

SAIBA MAIS SOBRE O QIPU.

ContaAzul

O ContaAzul é um software online de administração financeira desenvolvido pela empresa de mesmo nome e com sede na cidade de Joinville, em Santa Catarina, e que vem conquistando usuários de todos os portes – inclusive MEIs. O ContaAzul é um serviço pago, mas permite o uso para teste por um tempo determinado. É a oportunidade para conferir funcionalidades como controle financeiro (despesas e receitas), controle do fluxo de caixa em tempo real, controle de vendas, de estoque, cobrança com boleto registrado e integração bancária, além da geração automática de relatórios.

A proposta do software também é ajudar o MEI a ganhar tempo na gestão do negócio reunindo todas as informações sobre a movimentação financeira em um sistema único. Por isso, o ContaAzul permite, por exemplo, que o MEI faça a conciliação bancária (comparação entre saldo bancário e controle financeiro interno) de uma forma muito mais prática e rápida do que se fosse usar uma planilha. O ContaAzul automatiza esta tarefa e com poucos clientes o empreendedor tem acesso aos dados para comparar e verificar se houve alguma divergência nos números.

SAIBA MAIS SOBRE O CONTAAZUL.

MarketUP

A MarketUP é uma solução online completa de Sistema de Gestão de Negócios, com recursos para gestão das áreas da sua empresa como Vendas, Financeiro, Estoque, Compras, Contas a Pagar e Receber. O MarketUP é um sistema completo, gratuito, e que pode ser utilizado por microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte.

Importante destacar que o sistema não permite a emissão de notas fiscais eletrônicas para o MEI por conta da legislação do estado de Santa Catarina que possui esta vedação. Mas o gerador de notas fiscais é muito funcional e pode ser utilizado por micro e pequenas empresas.

Saiba mais sobre o MarketUP.

Quer saber mais sobre gestão financeira do seu negócio? Consulte as soluções do Sebrae.