Artesanato sustentável: profissionalização e vendas

A utilização de materiais recicláveis e naturais na produção de brinquedos, artigos de decoração, moda, utensílios e móveis domésticos é a essência do artesanato – arte de transformar e criar produtos únicos com as mãos. Além do aproveitamento estético e prático de diferentes objetos que seriam descartadas na natureza, o artesanato sustentável pode ser uma fonte de renda e realização pessoal.

artesanato sustentável

A profissão de artesão é regulamentada pela Lei 13.180 de 2015, e faz parte da lista de atividades do programa de Microempreendedor Individual (MEI). Assim, quem produz peças de artesanato pode formalizar suas atividades e obter vários benefícios como o direito a aposentadoria do MEI, auxílio doença, auxílio maternidade, redução de impostos e outras vantagens.

No segmento específico de artesanato sustentável há várias oportunidades de negócios, uma vez que os empreendedores podem atuar junto com organizações ambientais, projetos sustentáveis e em estabelecimentos com foco em produtos naturais. Embora muitas pessoas ainda considerem o artesanato apenas como um trabalho informal, cada vez mais ele tem sido adotado por grandes organizações e reconhecido como produto de luxo.  

Assim é importante que o artesão formalize suas atividades e invista na criação de peças originais e na marca de seus produtos. Ao se diferenciar e trabalhar em nichos como o de artesanato sustentável, o profissional amplia as chances de reconhecimento do público e o alcance de suas produções.

 

Vendas de artesanato sustentável 

Tradicionalmente os artesãos trabalham e vendem seus produtos na rua, em tendas, em lojas locais ou eventos culturais. Porém, para aumentar o número de vendas e ampliar o reconhecimento profissional da marca, os artesãos podem utilizar diferentes canais no meio digital para divulgar os seus trabalhos e realizar negócios.

Além das publicações em perfis pessoais, é possível criar um site próprio com uma loja virtual ou páginas no Facebook e Instagram. Estes meios dão mais visibilidade ao negócio, a partir da elaboração de estratégias de marketing. No eBook Guia Definitivo do Marketing Digital para micro e pequenas empresas, apresentamos dicas de como alcançar melhores resultados nas redes sociais.  

Em nosso Portal de Atendimento oferecemos também cursos gratuitos de marketing digital como “Oportunidade de ouro para crescer o seu negócio”, “Porque usar o conteúdo para ser encontrado na internet e vender”, “Relacionamento com Clientes Atuais e Potenciais”.

Os artesãos podem divulgar detalhes de suas produções, bem como, informações sobre artesanato sustentável, reaproveitamento de materiais recicláveis, a importância da reciclagem e curiosidades das peças produzidas.



Inspirações para criação de artesanatos

 

Os artesãos podem buscar referências para novas produções em diferentes meios, como em grupos de redes sociais, revistas e livros. Como apontado no artigo Empreendedorismo e Inovação: a moeda para o sucesso nos negócios, uma forma de desenvolver ideias criativas é observar iniciativas da concorrência, empresas e materiais de diferentes segmentos. Assim, listamos algumas referências que podem ser fontes de inspiração para os profissionais da área:

  • Feiras e Exposições

    Exposição “Entre Contrastes”: mostra de artigos artesanais produzidos com resíduos da indústria têxtil catarinense. Usando técnicas tradicionais, os artesãos apresentam uma proposta inovadora e sustentável na criação de utensílios e objetos decorativos. A exposição busca promover a reflexão sobre o consumismo e o comportamento da sociedade em relação ao mundo.

    Onde: CRAB (Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro) situado no Rio de Janeiro.
    Quando: 23/02/18 a 12/05/2018
    Horário para visitação aberta ao público: terça a sábado, das 10h às 17h.
    Entrada gratuita.
  • Filmes

    Lixo Extraordinário é um documentário anglo-brasileiro filmado no maior aterro sanitário do mundo, o Jardim Gramacho, em Duque de Caxias (Rio de Janeiro). O filme retrata a produção de obras de arte com materiais recolhidos do aterro por catadores de lixo.

    Outra dica são os documentários sobre artesãos do site Curta Doc. Diversas histórias que mesclam cultura, arte e o trabalho de profissionais brasileiros que atuam com diferentes matérias-primas. Assista ao documentário catarinense Versos da Ilha sobre a tradicional renda de bilro produzida em Florianópolis.  
  • Clube do artesanato  

    Comunidade online de artesãos, com suporte, aulas, dicas para profissionalização e espaço para divulgação de produtos. No site do Clube do artesanato você pode encontrar ideias específicas de artesanato sustentável, na categoria Reciclar e transformar o mundo.
  • Canais do Youtube

    O Youtube está repleto de vídeos com passo-a-passo, tutoriais e dicas que podem servir de inspiração para criação de artigos sustentáveis como o canal Show do artesanato, que tem playlists específicas de reaproveitamento de garrafas pet, caixas de leite, tampas de garrafas, rolos de papel e outros materiais.
    Confira o vídeo DIY: ideias para transformar o seu lixo em luxo.

Acompanhe as publicações do Blog do Sebrae e aprenda mais sobre gestão, planejamento e organização de pequenos negócios. Acesse o nosso Portal de Atendimento, que possui inúmeros cursos e materiais de apoio para leitura.

Deixe seu comentário