Chatbots: como ganhar tempo e melhorar o atendimento ao cliente

shutterstock_577254667

Os chatbots são robôs utilizados para gerenciar conversas de atendimento ao cliente. A palavra ‘bots’ é o diminutivo de ‘robots’. Essa tecnologia surgiu a partir da inteligência artificial e dos avanços da internet. Os chatbots podem ser empregados em diversos ocasiões, atendendo as necessidades singulares de cada empresa. Os principais benefícios de automatizar o atendimento e relacionamento com o cliente são demandar menos tempo dos colaboradores com respostas e tornar a linguagem do atendimento padronizada, cordial e resolutiva.

Dentro da tecnologia operada nos chatbots é possível ensinar ao robô assuntos mais complexos, fazendo o uso da inteligência artificial, ou contar apenas com uma tecnologia simples para automatização de respostas.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Onion Box, 73% dos consumidores não gostam de esperar um atendente por horas, optando e preferindo que o problema seja resolvido através de um contato inteligente.

Onde aplicar os chatbots?

  • Campanhas de marketing e vendas: os chatbots podem iniciar diálogos com visitantes do site, envolvendo o potencial cliente aos serviços e produtos da empresa.
  • Pesquisas de satisfação: esse recurso exclui a utilização de extensos formulários, agilizando a mensuração da satisfação do usuário.
  • Realização de reservas: proporcionando mais autonomia aos clientes, os chatbots podem ser utilizados, nesse caso, por diferentes negócios, como em restaurantes, clínicas, hoteis e outros.
  • Tirar dúvidas: Essa é uma das formas mais comuns de encontrar o atendimento automatizado, pois evita a espera do cliente e serve como filtro para direcionar aos setores corretos.

Diversos benefícios podem ser listados com a aplicação de chatbots, como a diminuição de desistências na comunicação com a marca, direcionamento adequado para a resolução do problema, possuem interface semelhante aos aplicativos de mensagens já utilizados e são abertos a evolução constante no atendimento e tecnologia.

Para ter acesso ao passo a passo de como implantar um chatbot no seu negócio e também conhecer empresas que já utilizam esse modelo, baixe o Boletim de Tendências do Sistema de Inteligência Setorial – SIS/SEBRAE.

Deixe seu comentário