Como abrir um negócio? Sebrae lança eBook sobre o tema

O autoconhecimento é uma das chaves para obter sucesso profissional. Quem pretende empreender precisa mais do que o anseio de criar um novo serviço ou produto, deve também refletir se realmente tem um perfil empreendedor. Organização, planejamento, resiliência e pró-atividade são algumas das características básicas, no entanto, é necessário buscar capacitação e obter conhecimentos de como abrir um negócio.

como abrir um negócio
Antes de iniciar uma atividade é fundamental que o empreendedor reflita sobre que tipo de  atividade que pretende realizar, assim como de que forma espera obter lucro. Para isso é importante conhecer e entender as diferenças entre os modelos de empresas e particularidades de cada mercado. Além de franquias, um empreendedor pode abrir um negócio no formato de assinaturas, startup, isca e anzol, retalhista, cauda-longa, gratuidade ou SaaS (Software como Serviço).

Para ajudar a definir qual desses modelos é o ideal para você, assim como as principais características dos serviços, existem diferentes métodos e ferramentas, como o Modelo de Canvas. A partir de perguntas, como “Quais as atividades do negócio?” e “Qual segmento de clientes se quer atender?”, é criado um quadro com as respostas marcadas em papéis que facilitam a organização e visualização dos principais pontos do futuro empreendimento.

Pensando em todos esses aspectos, e nas principais dúvidas de como abrir um negócio, o Sebrae Santa Catarina preparou um eBook especial – Pronto para o mercado: Quais os modelos e áreas de negócios são ideias para você?. Além de apresentar cada uma das modalidades citadas acima, você conhecerá melhor o método de canvas e a importância de elaborar um planejamento estratégico. Também são indicadas áreas de trabalho promissoras para empreender nesse período.

Após a leitura do eBook, envie seus comentários, dúvidas ou sugestões! Esperamos que com esse conteúdo você possa tirar suas dúvidas sobre como abrir um negócio e definir qual modelo pretende desenvolver. Além desses conteúdos, em nosso Portal de Atendimento você pode encontrar cursos e outros materiais sobre empreendedorismo, gestão, inovação e criatividade.

como abrir um negócio

Deixe seu comentário