Como aparecer no Google: dicas para sua empresa

Uma das maiores preocupações das empresas nos dias de hoje é ser achada nas plataformas de pesquisa. Estar na primeira página do Google é um passo importante para se destacar da concorrência e dar visibilidade ao seu negócio. Mas você sabe como aparecer no Google?

Você pode até achar um exagero, mas estar na segunda página de resultados do Google pode ser considerado a mesma coisa que não aparecer de forma alguma. Segundo a própria Google, 94% dos internautas que utilizam o buscador não passam da primeira página de resultados quando realizam uma pesquisa.

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Uma pesquisa realizada pela Advanced Web Ranking em 2014 mostra ainda que 34% dos cliques vão para o primeiro lugar na pesquisa e 19% para o segundo colocado. O décimo lugar — ou seja, o último resultado da primeira página — recebe apenas 1% dos cliques.

Para a sua empresa, isso significa que se ela não estiver presente nos resultados da primeira página, ela não terá visibilidade nem credibilidade com os usuários e potenciais clientes. Por este motivo, não basta somente que sua página esteja indexada na ferramenta para aparecer no Google. É fundamental pensar em estratégias de marketing e de posicionamento na internet para que sua empresa tenha autoridade de domínio e apareça na primeira página do Google.

Em 2014, a ferramenta de busca da Google recebia mais de 3,3 bilhões de entradas todos os dias. Desde quando foi criado, em 1998, o número de sites indexados pela plataforma já ultrapassa 60 trilhões. Consegue imaginar o universo gigantesco que é o Google?

Mas como é possível destacar a sua empresa e fazer com que ela esteja entre os primeiros resultados para pesquisas relacionadas ao seu ramo de atuação? Entenda no artigo abaixo.

Qual o primeiro passo para aparecer no Google?

O Google Meu Negócio é, certamente, o primeiro passo para que seu empreendimento seja encontrado no meio digital. O recurso é ideal para profissionais liberais, pequenas empresas que não possuem site e negócios que tenha como público-alvo os clientes locais, como padarias, imobiliárias ou restaurantes.

A ferramenta é gratuita e possibilita que as pessoas encontrem sua loja no Google Pesquisa e Google Mapas. Para inserir as informações sobre o seu estabelecimento é simples: basta preencher os seus dados na página do Google Meu Negócio, informando:

  • nome do estabelecimento;
  • ramo de atuação da empresa;
  • horário de funcionamento;
  • telefone para atendimento.

Essa alternativa é a mais básica e prática para aparecer nas pesquisas do Google. Quando um usuário buscar por empresas do seu ramo de atuação perto do seu negócio, ele será mostrado junto com os outros negócios similares na mesma região.

Dica: experimente digitar no Google termos como ‘padaria’, ‘restaurante’ ou ‘posto de gasolina’ e veja os resultados. Você irá perceber que são mostrados resultados de estabelecimentos que estão próximos à você de acordo com o tipo de empreendimento buscado.

Afinal, qual o segredo para aparecer na primeira página do Google?

 

 

Para conseguir um bom ranqueamento — ou seja, uma boa posição — na ferramenta de busca, existem duas maneiras: através de anúncios ou resultados orgânicos. Os anúncios são aqueles que a empresa paga para aparecer no topo dos resultados para determinado termo, geralmente entre os três primeiros resultados da busca.

Os resultados pagos são produzidos através da ferramenta Google AdWords, que faz o gerenciamento das palavras-chaves e define o preço de cada resultado patrocinado através da concorrência entre elas.

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Exemplo de anúncio na página do Google. Acesso em 18/07/2018.

Para fazer a seleção dos anunciantes, a empresa utiliza o sistema de leilão Vickrey, em que o dono do maior lance vencerá e paga o valor correspondente ao maior lance perdedor, ou seja, o valor do lance do segundo colocado.

Além disso, a Google segue um sistema chamado ‘nível de qualidade’, que leva em consideração o conteúdo da página anunciada com relação à determinada palavra-chave.

Por exemplo: se você tem uma empresa de seguro de carros e deseja anunciar sua página no Google para a palavra-chave ‘seguro de carros’, mesmo que fique em segundo lugar no lance a probabilidade de conseguir o anúncio é maior se a empresa que ficou em primeiro deseja anunciar uma página sobre seguros em geral.

Não quero pagar. Como anuncio no Google gratuitamente?

É comum que o pequeno empreendedor não queira pagar logo no início um anúncio do Google. Se este é seu caso, existem algumas técnicas para otimizar o ranqueamento da sua página na internet.

Os resultados gratuitos — também chamado de resultados orgânicos — se referem aos que o Google classifica de acordo com a relevância do conteúdo presente na página sem que haja cobrança por isso. Os algoritmos de busca identificam e enumeram quais os sites mais relevantes para determinado termo pesquisado e os disponibilizam na lista.

Entre as principais estratégias para fazer com que sua empresa ocupe as primeiras colocações nos resultados do site de busca estão:

  • site bem programado;
  • otimização de palavras chaves;
  • conteúdo relevante;
  • links de redirecionamento.

Inbound marketing: a chave para seu site estar no topo do Google de graça

O inbound marketing — também conhecido como marketing de atração — tem se tornado cada vez mais utilizado pelas empresas que desejam adaptar seu posicionamento. A Era da Informação transformou o modo como as pessoas consomem produtos e serviços, e o inbound marketing nasceu para acompanhar essa demanda.

Atualmente, os clientes têm autonomia de ir atrás de informações sobre os produtos que consomem. O modelo de marketing tradicional, focado em anúncios de TV falando que o seu produto é o melhor do mercado já não é suficiente para convencer os clientes.

O marketing de conteúdo, por outro lado, tem como objetivo atrair a atenção do consumidor dando respostas para suas dúvidas a fim de converter mais vendas. O inbound marketing tem três pilares principais:

  • SEO;
  • criação de conteúdo;
  • divulgação na redes sociais.

A transformação digital trouxe uma série de novos elementos e protagonistas para o marketing. Hoje, é fundamental que as empresas desenvolvam estratégias de publicidade através de técnicas digitais pensando na jornada de compra — como o SEO, por exemplo.

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SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca em tradução livre. Ele é, sem sombra de dúvida, o método mais eficiente para fazer o seu site ter melhor ranqueamento sem precisar pagar por anúncios. Aliás, nada além de muito esforço e paciência.

Os resultados orgânicos do Google são mais duráveis, ao contrário dos anúncios pagos que tem uma rotatividade maior. Apesar disso, para fazer com que seu site tenha uma boa classificação sem pagar nada exige um trabalho a longo prazo, envolvendo a elaboração de personas, análise de palavras-chaves e criação de conteúdo relevante.

A essência do SEO envolve o desenvolvimento de conteúdo para o seu site ou blog que esteja otimizado para aparecer nos resultados do Google, como a meta description e um título otimizado para caber na página. Veja o exemplo abaixo:

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É importante pensar na criação de conteúdos relevantes, que respondam às dúvidas do seu público. Com isso, você pode até mesmo consegui emplacar um snippet, quando o conteúdo da sua página aparece em um box nos resultados do Google. Desta forma:

snippet

Perceba que a página do Sebrae em questão se refere ao primeiro resultado orgânico para a pergunta “como fazer inscrição estadual MEI”, estando posicionada logo após os anúncios pagos. Isso acontece porque o Google consegue mapear o conteúdo da página e perceber que aquele site conseguiu melhor responder à questão.

Importante: para obter bons resultados com a busca orgânica, é fundamental que você atualize periodicamente os conteúdos publicados em seu blog ou site. Este trabalho exige uma atenção constante pois o Google costuma alterar seus algoritmos e critérios de avaliação dos conteúdos, a fim de aprimorar o seu sistema e serviços. Dependendo a mudança, um site que está no topo pode cair diversas posições se não fizer as alterações.

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