Como aproveitar a Feira do Empreendedor

A décima segunda edição da Feira do Empreendedor do Sebrae em Santa Catarina ocorre entre os dias 1 e 3 de setembro, em Joinville. Considerado um dos maiores eventos de empreendedorismo do Brasil, a feira deve reunir mais de 15 mil visitantes no Expocentro Edmundo Doubrawa. Além de oficinas e palestras sobre inovação, oportunidades e gestão de negócios, no local do evento também estarão presentes 80 expositores de franquias, empreendimentos e serviços para micro empreendedores, investidores e empresários da região.

Durante a Feira, que tem como tema inovação, os participantes podem receber consultorias de especialistas e contadores do Sebrae/SC para encaminhar a abertura de negócios, tirar dúvidas sobre tributos, impostos e a formalização de empreendimentos. Entre as palestras, serão abordados temas como Impactos da Reforma Trabalhista nos Pequenos Negócios,  Estratégias de Pequenos Negócios, Convergência Digital, Técnicas de Negociação, entre outros.

O propósito do evento é a capacitação de empreendedores e empresários de pequenos negócios e o contato com o mercado, apresentando oportunidades locais para o desenvolvimento de diferentes setores econômicos. Mas com tantos participantes, palestras e estandes, mesmo quem já conhece a Feira precisa se preparar com antecedência para aproveitar da melhor maneira o evento. Por isso preparamos esse conteúdo, em formato de checklist, para que você possa se organizar previamente e chegar no evento preparado para desenvolver habilidades e aprender mais sobre empreendedorismo!

feira do empreendedor
 

1.Faça a sua Inscrição online antecipada

O primeiro passo para participar da Feira do Empreendedor é realizar gratuitamente a sua inscrição online até o dia 27 de agosto. O cadastro dá direito à participação de todas as palestras e o acesso aos estandes. Durante o evento, quem não fez a inscrição poderá adquirir o ingresso, pelo valor de R$ 5 (válido para todos os dias).

2. Baixe o Aplicativo Feira do Empreendedor SC

Durante os três dias do evento terá 150 atrações, junto a exposição de 80 organizações, como franquias internacionais, assim como empresas nacionais de diferentes segmentos que buscam investidores, em um pavilhão de mais de 4 mil metros². Para não se perder ou esquecer de alguma das atividades de capacitação, indicamos que os participantes façam o download do aplicativo Feira do Empreendedor SC 2017, para dispositivos móveis. O aplicativo apresenta diferentes funções, como um mapa da feira, a programação completa e uma agenda personalizável para marcar as atividades do dia.

Outras vantagens do aplicativo são as listas de contatos dos profissionais que ministram as palestras e de outros participantes. Ao baixar o app, o usuário cria um perfil (que pode ser integrado ao Linkedin) com suas informações profissionais, número de telefone e e-mail, facilitando o networking e a troca de experiências dos inscritos. O app também oferece uma lista completa dos estandes, com informações e contato de cada expositor, e ainda a opção de marcar os locais visitados e adicionar comentários sobre o box.   

3. Conheça a programação e monte sua agenda

Mais do que acessar a lista completa com as palestras e oficinas de cada dia, recomendamos a leitura prévia sobre as temáticas que serão abordadas, assim como a busca de informações sobre quem ministrará o conteúdo (o nome dos palestrantes estão disponíveis no app). Essa preparação ajudará o empreendedor a selecionar os temas de interesse para o aprendizado, além de descobrir dúvidas que podem ser esclarecidas ao final de cada atividade tanto com os profissionais da palestra, quanto com os especialistas e contadores do Sebrae.

Depois de escolher as palestras, o participante pode montar uma agenda no próprio aplicativo do Sebrae ou então usar alguma outra alternativa, onde também possa fazer anotações sobre o evento. Recomendamos que os participantes já cheguem na Feira do Empreendedor com essa agenda pronta, com a indicação dos horários e locais de cada atividade. Isso poupará tempo e permitirá focar os temas para a qualificação profissional. Lembrando que são mais de 150 atrações, 15 mil pessoas, 5 auditórios para palestras e 2 auditórios para oficinas. Por isso não chegue ao evento desprevenido e sem uma rota pré-estabelecida. As vagas são preenchidas por ordem de chegada, mediante a retirada de uma senha antes do início de cada atividade.

Para as consultorias com os contadores e profissionais do Sebrae, prepare uma lista com dúvidas pontuais e chegue cedo. O tempo de atendimento é de 30 minutos a 1hora e é realizado por ordem de chegada. Além das consultorias individuais, durante a Feira do Empreendedor, os profissionais do Sebrae estarão aplicando o Sistema de Canvas com os participantes. Trata-se de um método de planejamento estratégico para negócios, onde por meio de post-its são elencados os principais aspectos, metas e objetivos de um novo empreendimento. Vale a pena conferir a ferramenta online Canvas do Sebrae e ter uma ideia de como irão funcionar os painéis montados durante o evento.  

4. Chegue cedo para as oficinas

Nos dois primeiros dias da Feira do Empreendedor serão realizadas diferentes oficinas de artesanato e vendas. A participação é gratuita e é uma ótima oportunidade para o aprendizado de novas habilidades e formas de obter renda. Serão ministradas aulas de:

– Confecção de trouxinhas aromáticas para massagens
– Decoração de mesas para festas infantis
– Confecção de velas terapêuticas
– Técnicas de customização aplicadas ao vestuário

Além das oficinas de artesanato, também ocorrerão oficinas de Técnicas de Personal Shopping para serviços de compras personalizadas e Impressora 3D na Indústria Moveleira. Em cada curso serão oferecidas 30 vagas. Para participar, basta fazer a inscrição no local e no dia do evento. Por isso, verifique as informações sobre cada oficina e chegue cedo!

5. Pratique o consumo sustentável

A 12º edição da Feira do Empreendedor contará com a parceria da empresa MeuEco Copo, pela qual serão disponibilizados copos por R$5, afim de reduzir o número de copos descartáveis gerados no evento. Ao longo do dia, os participantes podem trocar os copos usados por outros limpos e higienizados, e no final da feira devolver o copo e receber o dinheiro de volta. No entanto, o propósito da ação, além de incentivar o consumo sustentável, é arrecadar recursos para a Associação dos Deficientes Físicos de Joinville.

Além de não utilizar copos ou garrafas descartáveis, sugere-se também que os participantes busquem não produzir lixo excessivamente. Para isso, opte por levar alimentos orgânicos e sem embalagem. Outra dica, é levar talheres e pratos para usar no momento das refeições (evitando o uso de materiais descartáveis). Mas não esqueça na bolsa: deixe algum recado no celular ou junto ao dinheiro para que quando você fizer o pedido da refeição, lembre de entregar o prato e usar os talheres.

6. Outros

Além desses tópicos, fique atento aos seguintes pontos:

– Leve dinheiro, identidade e cartão de contato para networking;
– Verifique o endereço e o melhor caminho para chegar ao Expocentro Edmundo Doubrawa (há estacionamento no local do evento);

– Escolha roupas e um calçado confortável;
– Leve lanches, água, escova e pasta de dente (e outros itens de higiene que julgue necessário para passar o dia);
– Carregue seu celular, deixe a bateria no modo econômico (se você costuma usar muito seu smartphone ou tablet também vale levar um carregador e adaptador de tomada);

– Caderno para anotações e caneta (caso a sua bateria acabe, e não consiga uma tomada para recarregar seu celular);

– Disposição e vontade de aprender mais sobre empreendedorismo e inovação!

Se você tem alguma dúvida sobre a Feira do Empreendedor, deixe seu comentário aqui no blog ou em nossas redes sociais!

super_ebook_MEI