Como bombar as vendas do seu negócio?

20180122_SIS_SEBRAE_Blog

Datas comemorativas como Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados são importantes para o comércio varejista e é necessário que o empreendedor planeje-se para que o aumento das vendas de seu negócio seja bem sucedido.

Mas como conquistar mais clientes em tempos de incerteza econômica e política?

Com a recessão, o cliente passou a considerar mais fatores antes de efetuar qualquer compra, ou seja, só fecha o negócio depois de identificar a relevância do produto para a sua vida.

Fabiana Mendes, sócia-diretora da consultoria GS&Friedman, afirma que houve uma mudança importante na experiência de consumo: “O cliente de uma loja de material de construção já não quer apenas a tinta. Quer também o serviço de pintura.”

É preciso ter criatividade, flexibilidade e resiliência para aumentar as chances de atrair e encantar o cliente. Confira algumas dicas importantes!

Faça ações promocionais

Promoções despertam a atenção do consumidor pois oferecem um benefício extra ou exclusivo. Pode ser uma venda do tipo “pague 1 e leve 2”, uma entrega gratuita, um sorteio.

Avalie o melhor tipo de promoção

Ter um profundo conhecimento sobre seu mercado, empresa e clientes ajudará a encontrar o melhor tipo de promoção que atrairá o seu consumidor. A estratégia pode incluir descontos, prazos especiais, brindes, entre outros. O essencial é que tenha um formato simples, que seja de fácil acesso ao consumidor. Dica: certifique-se de que a campanha não tenha impeditivo legal e que não viole o Código de Defesa do Consumidor.

Determine objetivos

Estude público, produtos, volumes, abrangência geográfica. Receita e participação de mercado. É importante definir, por exemplo, se a campanha terá o intuito de melhorar as vendas de um produto ou de atrair um perfil específico de clientes.

Trace metas

A iniciativa pode ajudar a fixar a marca, ampliar o cadastro de clientes, pesquisar hábitos de consumo ou testar o lançamento de um produto.

Inclua parceiros

Além de funcionários, envolva fornecedores e outros parceiros na sua promoção. Negocie volumes, descontos no preço de custo e prazos mais dilatados para diminuir a margem e vender mais barato!

Divulgue a ação

É importante difundir os benefícios e a dinâmica de sua promoção nos canais de comunicação que alcançam o público-alvo.

Os recursos para investimento são limitados? Priorize a divulgação na fachada e interior da loja e use as redes sociais!

Confira todos os conteúdos que o SIS/Sebrae disponibiliza para o seu mercado! Faça seu cadastro, é gratuito!

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios