Como criar metas desafiadoras e medir os resultados reais?

20180124_SIS_SEBRAE_Blog

Como posso alcançar meus objetivos? De que forma visualizo o que atingi e o que não atingi? Posso mudar de ideia no meio do caminho?

O primeiro passo para virar a chave e sair do lugar é listando onde você quer chegar. O que você quer fazer no ano de 2018, por exemplo?

Três passos para implantar a cultura de resultados na sua vida:

  1. Objetivo: o seu grande desejo. Está permitido ousar!
  2. Indicador: é a forma que o seu objetivo será mensurado. A métrica precisa ser bem definida, para que os resultados sejam claros.
  3. Meta: qual será o valor que deverá ser atingido no objetivo? Se o desejo for de aumentar as vendas, qual será a porcentagem de aumento?

Dentro de uma organização, no processo de definição de metas, é importante que todas as partes envolvidas para o alcance da meta estejam cientes e engajados. Dentro de cada objetivo há um desdobramento de atividades e pessoas responsáveis.

Um dos passos mais importantes que ocorrem durante a “mão na massa” é o monitoramento. Os resultados e esforços devem ser medidos, para que se algo não se realizar conforme o escopo, seja possível mudar o rumo para que o objetivo seja alcançado. Reuniões e análises rápidas diariamente podem garantir resultados melhores que o esperado.

Seja realista com as métricas

Uma das principais características das organizações que estão monitorando seus indicadores são as “métricas de vaidade”. São nada mais que dados que deveriam constar em um press release, mas não em relatórios de planejamento e acompanhamento. Os pontos fracos e erros são fundamentais para o processo de crescimento, mudança e sucesso.

Para entender melhor sobre formas de engajar pessoas e objetivos, casos que deram muito certo e o conteúdo acima com todas as dicas e embasamento completo, acesse gratuitamente o estudo do SIS/SEBRAE aqui.