Como escolher um nome para sua empresa

Se você está pensando em abrir um negócio próprio, já deve ter percebido que escolher o nome para sua empresa é uma tarefa bastante difícil e desafiadora, não é mesmo? E não por acaso, pois o nome é o grande responsável por conectar sua marca com o público, fazendo com que ela seja lembrada pelos consumidores. Você teve a ideia, fez o plano de negócios, e está com tudo pronto para começar sua nova empresa, só faltou uma lacuna para preencher: o nome! E agora?

nome para sua empresa

Escolher o nome da sua empresa é um passo importante e pode definir o seu sucesso. É pelo nome que as pessoas lembrarão do seu negócio e se tornarão promotores da marca, seja pelo boca-a-boca ou nas redes sociais. Para ajudar, temos algumas dicas para você escolher o nome e alguns cuidados para evitar erros comuns.

É verdade que essa etapa da criação de uma empresa envolve um pouco de criatividade, e se esse não é um ponto forte de sua personalidade você poderá ter bastante trabalho. Uma dica importante é não ter medo de compartilhar suas ideias com amigos e familiares. Peça indicações e sinceridade para avaliarem os nomes que vêm a sua mente. Se muitas pessoas próximas do seu círculo gostarem — especialmente se tiver uma variedade de faixa etária — é provável que o público consumidor irá pegar fácil o nome da sua marca.

Dicas para escolher o nome para sua empresa

A construção de uma marca envolve diversas etapas, e a escolha de um nome é umas das mais importantes e essenciais. Só depois dessa etapa será possível criar uma logomarca, um slogan e identidade visual da empresa. Pronto para as dicas que vão te ajudar a escolher o nome para sua empresa? Confira:

Cuidado com nomes longos

O cérebro humano, apesar de ser capaz de armazenar 1.000 terabytes de informação, não é muito eficiente para guardar informações de curto prazo, como no caso de nomes de pessoas ou empresas. Você já passou por uma situação em que se apresenta a uma pessoa e, dali alguns minutos, não consegue lembrar o nome dela? Pois é. Agora imagine como isso pode ser para uma marca. Ao optar por nomes curtos, você facilita a memorização do nome da sua empresa pelos consumidores. Dê preferência para nomes curtos e fáceis de lembrar e pronunciar. Lembre-se de grandes marcas brasileiras como Natura, Itaú, Renner, ou mesmo internacionais, como HP, Apple ou Uber.

Relacione o nome com o ramo de atuação

Além de claro e fácil de memorizar, é importante que o nome da sua empresa tenha alguma conexão com seu ramo de atuação. Ou, pelo menos, que não tenha ligação com outro ramo. Por exemplo, não é muito inteligente colocar o nome de um escritório de contabilidade com algo que lembre comida ou gastronomia, ou nomear um restaurante com coisas que remetam a números ou planilhas. Tente transmitir alguma informação sobre o ramo da empresa, a atitude ou mesmo seus objetivos. Pense na essência da sua marca e liberte sua criatividade.

Pense no seu público-alvo

Um nome precisa ser atraente para o público-alvo que você deseja atingir. Saiba qual a maneira que os potenciais consumidores do seu produto ou serviço costumam agir, que linguagem utilizam, se estão presentes nas redes sociais ou não. Mapeie a faixa-etária média dos seus clientes e o estilo dessas pessoas. Informações como o nível de educação e situação econômica também pode ajudar a você escolher o nome certo para sua empresa, que irá gerar mais reconhecimento do seu público.

Tenha paciência

É importante não ter pressa para realizar esse processo. Tenha em mente que o nome de uma marca poderá durar por muitos anos, e o esforço de construir essa marca poderá ser colocada em risco caso você queira mudá-la posteriormente. Por isso é preciso analisar suas opções com calma até encontrar a melhor opção.

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* Postado originalmente em Abril de 2015.

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