Como ser um bom vendedor: comportamentos fundamentais

Em um dos nossos últimos posts, publicado aqui no Blog do Sebrae, trouxemos algumas dicas de experts sobre como vender mais em um negócio. De fato, vender bem é uma das principais necessidades de um empreendimento que busca se destacar no mercado e alavancar os negócios. Para isso, no entanto, é necessário saber como ser um vendedor. Este profissional deve possuir características técnicas e comportamentais apuradas que irão guiar de forma eficaz o desenvolvimento do trabalho. Tais aspectos podem ser aperfeiçoados a partir de diferentes cursos de especialização, graduação ou ainda pós-graduação, que qualificam e demonstram de forma prática como ser um bom vendedor.

Em outros momentos, já falamos também aqui no blog do Sebrae Santa Catarina sobre como vender mais, enfocando principalmente, tudo o que você perde ao não utilizar as técnicas estrategicamente. Por isso, hoje queremos ressaltar como ser um bom vendedor por meio de posturas diferenciadas.

como ser um bom vendedor

Mas afinal, como ser um bom vendedor?

 

Disciplina e foco

Ter paixão pelo que faz, ser persistente, confiante, resiliente e conhecer bem o freguês, são algumas das características que indicam como ser um bom vendedor. Outros comportamentos como disciplina e foco também são fundamentais para a interação e o relacionamento com clientes, pois ajudam a guiar estratégias e metas de atendimento, por exemplo. Em grandes empresas, os vendedores que mais se destacam possuem uma rotina rígida de trabalho, a fim de alcançar as metas no fim do mês. Estes funcionários, cumprem de forma disciplinada suas tarefas, a partir de práticas e alguns hábitos como:

* Planejamento de horários, definindo inclusive, momentos de tempo livre
* Definição de metas diárias

Com foco e determinação esses profissionais tendem a adquirir mais conhecimentos ao longo do tempo, passando a identificar com mais facilidade o seu público-alvo. Esse processo de identificação de mercado, assim como as outras etapas de venda e aplicação de estratégias, requerem muita disciplina do bom vendedor.

Domínio de conhecimento


Outra forma de como ser um bom vendedor é tornar-se referência em um assunto, ensinando os possíveis clientes
, ao longo de todo o processo de compra e venda sobre uma temática que possui domínio. Isso ocorre, a partir de uma postura de autoconfiança, onde este apresenta pleno conhecimento sobre sua área de atuação. Essa prática representa uma das novas tendências de vendas, que tem por objetivo fazer com que o cliente identifique problemas e a necessidade de determinado produto. 

Nesta estratégia é comum que a compra se dê no meio virtual, e seja concretizada a partir da leitura de materiais e interações com o vendedor online. Porém, nada impede que lojas físicas utilizem essas plataformas para atrair mais clientes. Além de se tornar um expert na área, por meio destas publicações há uma interação maior com o público-alvo, que pode levar a identificação de novas necessidades e outras tendências de mercado.

Vale destacar, no entanto, que o conteúdo e informações divulgadas nestes espaços online devem ser relevantes, saindo do senso comum. Isso porque o cliente atual é munido de informações, principalmente aquelas adquiridas superficialmente na internet. Se vai a uma loja física, é comum que o freguês tenha vários dados e, com isso, argumentos sólidos na hora de pedir um desconto, por exemplo. Por isso, vendedores precisam saber lidar com as interações, tanto virtuais quanto presenciais.

Precisão

Outro comportamento fundamental em um bom vendedor é a precisão de dados e informações que este possui sobre produtos, público-alvo e o mercado de atuação. Com a prática e tempo de trabalho, bons vendedores são capazes de aprimorar processos, prever comportamentos de clientes e até antecipá-los a partir destas informações. Por isso é fundamental a precisão na identificação de dados e elaboração de estratégias de vendas, levando ao um bom desempenho dos comerciantes em cada fase de compra.    

Em nosso Portal de Atendimento, contamos com diversos materiais que podem servir de base para ampliar suas estratégias de vendas, na sua qualificação em como ser um bom vendedor e em como se tornar referência na sua área de atuação. Como os cursos online, Aumentando suas vendas com criatividade e Técnicas de Vendas.

Você acrescentaria outro tipo de comportamento sobre como ser um bom vendedor? Tem necessidade de aprimorar algum desses? Deixei abaixo o seu comentário.

5_dicas_promover_vendas_namorados