Concorrência: ameaça ou oportunidade

A concorrência é um fator que pode assustar, principalmente, as micro e pequenas empresas. Por outro lado, ela pode despertar a criatividade e fazer o empreendedor buscar alternativas para atrair e reter a clientela. Uma nova loja, que ofereça produtos ou serviços similares ao seu, pode ser vista com uma ameaça ou uma oportunidade para colocar novas ideias em prática.

Com o crescimento de ofertas no mundo real e virtual, é comum que o empresário reduza os preços e sua margem de lucro para tornar seu negócio mais atrativo. Mas a realidade é que a concorrência pode ir além de um cabo de guerra de preços, criando oportunidades de inovação e, consequentemente, fortalecendo a marca.

concorrência

Antes de abrir uma empresa, você deve analisar o panorama do mercado e as possíveis ameaças ao negócio, mapeando a concorrência para identificar seus pontos fortes e fracos e gerar oportunidade de inovação.

Nesse sentido, um Plano de negócios pode ser decisivo na hora de estruturar sua marca, definir seu posicionamento e analisar as condições do mercado e a concorrência.

O fato é que o empreendedor deve estar mais preocupado quando ele diz não ter concorrência. Neste caso, ou você não está sabendo identificar bem o mercado de atuação ou esse mercado pode tornar-se arriscado, pois se fosse promissor outros empreendedores estariam investindo no setor. A concorrência de mercado é sinal de que existe demanda para o seu produto ou serviço.

Transforme a concorrência em seu maior aliado

Você já ouviu falar em benchmarking? A expressão é originária da palavra inglesa “benchmark”, que significa “referência”. Este conceito é aplicado em diversos setores do mercado, nos esportes ou mesmo na produção de músicas e filmes.

Na prática, ela se refere a criar estratégias baseadas em ações já consolidadas no mercado, podendo, assim melhorar o desempenho e performance em relação aos concorrentes.

Dica: não basta você apenas copiar um modelo que deu certo. É necessário avaliar as condições mercadológicas e logísticas de acordo com a realidade em que seu empreendimento está inserido e aplicar ações adaptadas às necessidades dos seus clientes.

Outro fator interessante é pensar na colaboratividade. Muitas vezes, o concorrente não precisa ser visto como um adversário, mas sim como um aliado. É possível que as empresas ofereçam coisas distintas, podendo se tornar complementares uma para as outras.

Como se diferenciar da concorrência?

Atuar em um mercado onde a concorrência seja forte pode ser um indicador positivo de que seu negócio atua em um segmento consolidado e em expansão. Para se destacar diante dos novos hábitos de consumo, a empresa deve criar experiências que chamem a atenção dos usuários.

  • Defina seu público

Defina o nicho do mercado no qual você atua e tenha certeza do seu público alvo. Personalize seu produto ou serviço para o estilo de vida do seu consumidor. Veja o seguinte exemplo:

A GoPro é uma marca de câmeras digitais voltada para o público esportista e aventureiro. Fundada em 2002, a empresa criou um nicho de mercado que não existia antes. Apesar de existir dezenas de fabricantes de câmeras digitais, a GoPro definiu um público distinto e específico, e se tornou referência no mercado oferecendo um produto exclusivo.

Competidores são comuns em qualquer mercado, mas é importante pensar em estratégias que fujam do padrão para se posicionar como uma marca exclusiva e pioneira.

  • Invista em marketing digital

Com a era da informação e com a mudança nos hábitos do consumidor, criar estratégias focadas no marketing digital são essenciais para se destacar da concorrência. Páginas em redes sociais podem facilitar a visibilidade da sua marca quando um cliente procura pelo seu produto ou serviço. Além disso, o desenvolvimento de um blog pode colocar seu negócio como referência no ramo, atraindo a atenção e confiança dos consumidores.

  • Treinamento de pessoal

Capacitar sua equipe também é uma boa estratégia para se diferenciar da concorrência. Ao estimular o compartilhamento de conhecimento e a colaboratividade entre os funcionários, você irá manter um time motivado e especialista naquilo que faz, tornando o ambiente mais agradável para os colaboradores e para os visitantes.

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