Consultoria online: como aproveitar e colocar em prática as sugestões

Ao iniciar um novo negócio é muito comum que jovens empreendedores tenham dúvidas sobre o melhor modelo, finanças, estratégias de marketing e vendas, assim como, contabilidade, logística e gerenciamento de equipes. Leituras específicas em blogs como o do Sebrae Santa Catarina, livros e revistas do segmento podem auxiliar na resolução de muitos questionamentos. Outra ferramenta importante é a consultoria online realizada por profissionais de diferentes segmentos.

consultoria online

Sempre que uma pessoa busca uma opinião externa sobre algo, seja uma ideia de serviço ou a forma como deve dispor a mercadoria na vitrine, está de certa forma realizando uma consultoria. Questões mais complexas, porém, exigem avaliações e conhecimentos específicos de quem tenha alguma experiência na área e possa fornecer respostas ou novas perspectivas.

A Lei Complementar 123  indica que Microempreendedores Individuais podem realizar consultorias gratuitas em qualquer escritório de contabilidade sobre dúvidas relacionadas a inscrição como MEI e primeira declaração anual simplificada do negócio (Art 18º, § 22-B).

Dúvidas sobre gerenciamento de caixa, formação de preço, estratégias de divulgação, capacitação de funcionários, terceirização, tributos, planejamento estratégico e outros temas podem ser esclarecidas na consultoria online oferecida gratuitamente pelo Sebrae  estadual e nacional. Para isso, basta acessar o Portal de Atendimento, agendar uma data e horário, e enviar algumas informações para o planejamento do consultor.

Como funciona a consultoria online? No início do processo, o profissional deve relatar os problemas ou dúvidas sobre o negócio ao especialista que irá estabelecer um diagnóstico da situação apresentada. Ao final da consultoria, são indicados alguns direcionamentos e enviado um feedback em até dois dias. Depois de três meses é possível agendar uma nova consultoria online.

Mas para que os direcionamentos não se percam e possam ter efeitos práticos no negócio é necessário que os profissionais se preparem antes da conversa e que executem um plano de trabalho.

Consultoria online: parceria entre consultor e participante

Muitos empreendedores têm dificuldade de ouvir opiniões externas e realizar mudanças na forma de gerir ou desenvolver um serviço. Tal comportamento a longo prazo pode se tornar prejudicial, deixando de ser uma forma de persistência para virar pura teimosia.

O primeiro passo para quem busca uma consultoria online é reconhecer a limitação dos próprios conhecimentos e admitir que especialistas têm uma visão mais ampla de mercado e muitas vezes já passaram por situações semelhantes.

Ao relatar o problema ou ideia de negócio, lembre-se que o consultor não quer roubar seu projeto ou mandar na empresa: o propósito da conversa é fazer com que você desenvolva soluções e aperfeiçoe o seu negócio.

Por isso, é fundamental estar aberto às sugestões e críticas – e isso vale tanto para consultorias, avaliações internas ou feedback de clientes. A consultoria online não deve ser realizada apenas em momentos de crise: é necessário que a empresa mantenha o controle constante dos produtos, qualidade dos serviços, processos fiscais, ações e inovações da concorrência, preço dos produtos, satisfação dos clientes, produtividade dos funcionários e vários aspectos.

Ao agendar a consultoria online do Sebrae é indicado que o profissional :

  • busque informações prévias sobre o tema a ser questionado;
  • forneça dados antecipados sobre a situação da empresa;
  • prepare questões pontuais, certificando-se de que o tema não tenha sido abordado em conteúdos gratuitos como eBooks ou posts do Blog.

Essa preparação é necessária, uma vez que a consultoria online tem duração de apenas 1h e que dúvidas comuns podem ser esclarecidas em materiais de apoio. Situações como a avaliação do plano de negócios, desenvolvimento de um planejamento estratégico, análise para aquisição de franquias, orientação jurídica, ou ainda relacionamento com clientes, sócios e funcionários podem render respostas valiosas e dicas específicas para a empresa.

Uma das grandes vantagens da consultoria online é a possibilidade de contar com especialistas de diferentes segmentos que podem fornecer uma visão inovadora para o negócio.

Hora da ação

Depois de realizar a consultoria online, inicia-se a parte primordial do processo: colocar em prática as recomendações e executar ações na empresa. Algumas coisas, é claro, são mais fáceis e acessíveis financeiramente, outras requerem uma mudança de comportamento (o que pode levar mais tempo ou investimentos financeiros).

Junto com o consultor, algumas ações práticas podem ser elencadas, como a busca da Junta Comercial para regulamentar um modelo proposto de sociedade, ou a criação de redes sociais para ampliar o relacionamento com os clientes.

Mais do que apenas ouvir  as sugestões, é importante definir datas para execução de ações de curto, médio e longo prazo. Isso irá garantir que as recomendações não sejam colocadas na gaveta ou sumam na caixa de e-mails:

  • organize um quadro de metas que fique em lugar estratégico para que as informações e dicas do consultor não se percam – principalmente se forem ações de médio e longo prazo;
  • depois de três meses, avalie se os problemas foram resolvidos e se a empresa avançou no tema proposto; se necessário solicite uma nova consultoria online.

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