Cultura organizacional não é exclusividade das grandes empresas

Com a mudança no perfil dos funcionários — principalmente com a chegada da nova geração de colaboradores ao mercado de trabalho — definir a cultura organizacional da empresa é fundamental para fortalecer e impulsionar a marca. A cultura organizacional cria uma relação mais próxima dos funcionários com a organização, contribuindo para aumentar a produtividade, reduzir gastos e beneficiar a imagem da empresa.

Toda empresa possui uma cultura organizacional. Ela pode ser consciente e planejada ou ter sido construída a partir das ações tomadas ao longo do tempo que moldaram um determinado modo de agir e operar. A cultura organizacional se refere ao conjunto de valores que sua empresa segue e transmite aos funcionários e consumidores.

cultura organizacional

Você sabia que a Google é considerada uma das melhores empresas do mundo para trabalhar? Com mesas de jogos, piscinas de bolinha, cadeiras de massagem e quadras esportivas a empresa criou um ambiente favorável à inovação e se tornou referência em motivação dos funcionários, inspirando diversas startups em todo o mundo.

É claro que a Google é uma gigante da tecnologia, e você não precisa necessariamente seguir os mesmos passos dela. Isso é um exemplo de como os funcionários se tornam mais produtivos e motivados ao trabalharem em um ambiente onde a cultura organizacional seja bem definida e consolidada. A empresa preza pelo bem-estar dos colaboradores, tornando-os mais produtivos e contribuindo para o crescimento de todos e sua imagem perante a sociedade.

Uma cultura organizacional bem estruturada influencia na:

Dicas para definir a cultura organizacional da sua empresa

É importante que a empresa pense nesses valores antes mesmo de abrir as portas. Definir a cultura organizacional da sua empresa antes de operar faz com que sua empresa tenha um propósito a seguir, conquistando a confiança dos colaboradores e dos futuros clientes.

Tudo bem se você ainda não pensou na cultura organizacional, mas faça o quanto antes. Nas pequenas empresas, o conceito é ainda mais importante, pois o crescimento pode estar diretamente ligado à isso.

Para a iniciar a construção da cultura organizacional, primeiro você deve pensar em alguns pilares básicos do planejamento estratégico. São eles:

  • missão;
  • objetivos;
  • valores;
  • política interna;
  • política externa.

Com isso, o empreendedor tem nas mãos a oportunidade de escolher que tipo de empresa deseja ter.

Respeito às pessoas

Em um mundo globalizado, é natural que diferentes pensamentos se encontrem dentro das instituições. Criar um ambiente que promova o respeito à dignidade humana e todas as formas de pensamento é um passo importante para que os trabalhadores sintam-se acolhidos e vistam a camisa da empresa.

Essa atitude ajuda também a promover a comunicação interna na empresa, incentivando os funcionários a ouvirem diferentes pontos de vista e trocar ideias. É dentro desse ambiente que eles terão a oportunidade de desenvolver seu trabalho e auxiliar a empresa a crescer.

Por isso, há uma grande tendência de cada vez mais, empresas adotarem a cultura organizacional com foco no respeito às pessoas e suas diferenças. Se você está pensando em como estruturar, pode começar por esse ponto.

Incentivo ao intraempreendedorismo

Outra maneira de solidificar a cultura organizacional na sua empresa é incentivar o intraempreendedorismo. Este é outro conceito que, se aplicado de forma correta e efetiva dentro da empresa, pode trazer resultados favoráveis para o crescimento do negócio. Os colaboradores estão cada vez mais dispostos a trabalhar para solucionar problemas da empresa, mas para isso devem estar de acordo com o propósito institucional da organização.

Com uma cultura organizacional forte, o colaborador irá se sentir parte da empresa e, consequentemente, irá buscar cada vez mais procurar soluções que contribuam para o crescimento e fortalecimento da empresa.

Lembre-se: esse colaborador sente orgulho de trabalhar na sua empresa, então estará motivado a solucionar os problemas como se a empresa fosse dele próprio.

Contratação de funcionários

Atentar para a contratação é muito importante para o consolidação da cultura organizacional da sua empresa. Contrate pessoas que estejam de acordo com o propósito da sua empresa, seja ele qual for. Se você é dono de uma startup de tecnologia, considere contratar pessoas mais criativas e com espírito de empreendedorismo. Em um restaurante, talvez o perfil mais adequado para os funcionários de atendimento seja pessoas mais metódicas e organizadas, por exemplo.

Se você quer saber mais dicas sobre empreendedorismo, acompanhe nosso Blog. Além disso, o Portal de Atendimento do Sebrae oferece uma variedade de cursos online e presenciais para quem deseja aperfeiçoar seus conhecimentos sobre o mercado. Existem também as consultorias, onde o atendimento pode ser realizado de forma individual, integrada ou gratuitamente pela internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *