Dia do Frete Grátis: como se preparar e vender mais

O Dia do Frete Grátis é uma data importante para o varejo online e funciona aos moldes da já tradicional Black Friday. A ação é inspirada no Free Shipping Day, que acontece há quase uma década nos Estados Unidos, e esse ano será realizada em 29 de abril. É uma boa oportunidade para os varejistas que querem atrair e fidelizar clientes e aumentar a participação de mercado.

dia do frete grátis

Vale destacar que a taxa de entrega alta é um dos principais fatores de abandono de carrinho virtual. Um estudo da Manhattan Associates mostra que 74,2% dos brasileiros desistiram de alguma compra ao se depararem com o valor do frete. Em decorrência disso, o valor estimado das perdas chega a R$ 11,8 bilhões. Portanto, instituir uma política de isenção de frete, mesmo que de curta duração, é uma possibilidade interessante para quem deseja vender mais.     

Estratégias para o Dia do Frete Grátis

Para que o dia do frete grátis resulte em uma experiência positiva e não em prejuízos financeiros, o pequeno empresário precisa se preparar. Selecionamos abaixo alguns pontos que devem ser levados em consideração antes de colocar em prática uma campanha de frete sem custo. Uma política sustentável passa pela gestão correta do estoque e por uma estratégia de marketing bem estruturada.

Organize-se para atender a demanda

Um problema comum em ações com alta demanda é a falta de produtos. Quando a loja não reconhece logo o contratempo, continua vendendo a mercadoria e os pedidos acabam sendo cancelados. A indisponibilidade pode manchar o nome da empresa, pois a oferta acaba não sendo cumprida mais tarde, uma vez que o preço do desconto é temporário. Por isso, é importante que o pequeno empresário planeje com cuidado quais itens vão ser incluídos na campanha e confirme se consegue atender a procura. Uma dica é aproveitar a data para escoar produtos com alto estoque.  

Pense localmente

As entregas em locais mais distantes podem impactar negativamente as margens da empresa. Fique atento aos valores limites para não ter prejuízo. Uma alternativa interessante é manter a ação em nível local. Foque em regiões mais próximas para que o custo do frete não acabe sendo maior do que o produto que enviará ao cliente. Essa é uma prática importante especialmente no caso das pequenas empresas, que não contam com uma estrutura de capital forte como as companhias maiores.

Atualize o site e as redes sociais

A estrutura comercial deve ser respaldada por uma boa comunicação. Atualize o site e as redes sociais para a campanha e não esqueça de deixar muito claro as regras de utilização. Se for realizar uma ação local, os anúncios devem ser otimizados para que sejam exibidos apenas nas localidades abrangidas pelos descontos.

Cuidado com as fraudes

Datas comemorativas são ótimas para o comércio, mas também aumentam os riscos de fraudes, principalmente quando falamos no varejo online. Para garantir a tranquilidade nas transações é preciso analisar com ainda mais cuidado as compras. Apesar dos avanços tecnológicos e da existência de softwares que ajudam a identificar casos suspeitos, o pequeno empresário deve fazer uma verificação de dados como CPF, CEP, telefone e endereço do consumidor.

Tendência de cobrança de frete é cada vez mais forte

Com o amadurecimento do mercado, a isenção da taxa de entrega vem caindo em desuso no comércio eletrônico. O 37º Webshoppers, relatório produzido pela Ebit indica que a cobrança de frete é uma realidade cada vez mais presente nas empresas do segmento. O volume cresceu 6 pontos percentuais (de 36% para 42%) entre 2016 e 2017.

Um dos motivos é o desequilíbrio financeiro para os lojistas. Em um país de dimensões continentais, o frete é um dos principais itens de custo para o varejo. Segundo uma pesquisa da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o processo de entrega representa 58,1% das despesas logísticas no e-commerce, bem acima dos gastos com armazenagem e manuseio.

Nesse contexto, o Dia do Frete Grátis, se bem planejado e executado, vem como uma alternativa interessante para vender mais sem prejudicar a saúde financeira das empresas.
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