5 dicas de empreendedorismo para aprender assistindo TED Talks

Se você está pensando em abrir o próprio negócio, prepare-se para  buscar muita informação. Da formalização ao plano de negócio, passando pela gestão financeiragestão de pessoas e técnicas de vendas. Além do apoio do Sebrae, o que ajuda o futuro empreendedor são as dicas de empreendedorismo de empresários e consultores. São dicas para encontrar soluções e para dar o “clique” de uma oportunidade. Um dos canais mais populares para isso é o TED Talks.

Apesar da sigla TED significar “Technology, Entertainment and Design”, os TED Talks não abordam apenas esses três temas. Os convidados falam sobre diversos assuntos, incluindo dicas de empreendedorismo. O TED é uma iniciativa que renovou o formato de palestras e usa a internet para compartilhar ideias, conceitos e experiências. Mais curtas que uma palestra tradicional, as apresentações do TED geram grande empatia por serem em forma de depoimentos.

Confira a seguir uma seleção de cinco apresentações do TED Talks que trazem dicas de empreendedorismo. Reunimos lições e mensagens que inspiram, apontam caminhos e estratégias para quem pensa em empreender.

dicas de empreendedorismo

 

As dicas de empreendedorismo de grandes empreendedores

Para começar a compilação, destaque para dois grandes empreendedores: Jorge Paulo Lemann e Elon Musk.

O primeiro, ao lado de Beto Sicupira e Marcel Telles, comanda empresas que reúnem marcas como Skol, Stella Artois, Budweiser, Quilmes, Burger King e Heinz. Estão juntos no livro Sonho Grande”, em que contam detalhes sobre a trajetória de investimentos do trio.

O segundo, considerado um dos empreendedores mais visionários do momento, fundou o PayPal. Trata-se do sistema de pagamento online mais popular do mundo. Atualmente, está à frente de iniciativas ousadas como a da produção do carro elétrico em massa nos Estados Unidos.

1 – Jorge Paulo Lemann: Valorize as experiências

Em sua apresentação, Jorge Paulo Lemann compartilha pontos que considera importantes em sua trajetória. As dicas de empreendedorismo compartilhadas por ele tem ligação com a forma como foi educado. O fato de ter liberdade e autonomia o fez assumir riscos e ter a constante necessidade de tomar decisões. Também conta a favor do empreendedor ter vivenciado outras culturas e ter relacionamento com profissionais de diferentes tipos de  formação.

Lemann é defensor da valorização das experiências e até do aprendizado pelo erro, como foi seu o caso. No início da trajetória, viu o seu primeiro negócio falir e o segundo emperrar com problemas com sócio. As duas experiências foram essênciais para que o terceiro negócio, o banco Garantia, se tornasse um sucesso. Lemann dá lições para quem busca sócios e lembra que deve-se estar sempre pronto para melhorar, inovar e fazer diferente.

>>> Assista ao vídeo:

2 – Elon Musk: Pense fora da caixa

Inovação e ousadia marcam a trajetória de Elon Musk. De tão visionário, o empresário já pensa fora da Terra, de olho na colonização de Marte. Mas na conversa com Chris Anderson, autor de “Cauda Longa” e “Free”, e curador do TED Talks, as dicas de empreendedorismo de Musk são relacionadas ao projeto do carro elétrico da Tesla. A lição é para quem desenvolve um produto inovador e tudo o que envolve o investimento deste tipo.

Entre as dicas de empreendedorismo que podem ser assimiladas, está a motivação para o projeto do carro elétrico. Basicamente, Musk diz ter identificado a oportunidade a partir de uma pergunta: quais são os problemas que afetam o mundo? Na visão dele, a necessidade de termos transporte e energia sustentáveis.

Outros itens de interesse para novos empreendedores são questões como a definição do preço do carro. Interessante observar como Musk lida com uma barreira para vender o carro elétrico em massa: a necessidade de estações de recarga. Sem várias estações, como garantir que o motorista não vá ficar na estrada? No vídeo, Musk aponta algumas das possibilidades de superar esta barreira.

Assista ao vídeo (legendado):

 

Planejamento, liderança e novas ideias

Além de contar com a participação de grandes empreendedores, o TED Talks também reúne pensadores de diferentes temas. São consultores, professores e pesquisadores que buscam apresentar abordagens criativas também com dicas de empreendedores.

3 – Ari Wallach: Planejamento de longo alcance

O tema da apresentação do consultor Ari Wallach é relacionado a planejamento. Segundo ele, a visão de curto prazo praticamente se tornou uma regra. O consultor destaca que o intervalo de tempo está ficando cada vez menor. Ou seja, o longo prazo já não é mais tão longo assim. Um planejamento para 20 anos não é mais praticado na atual dinâmica dos negócios. O próximo semestre já é o longo prazo.

Wallach não concorda com tanto imediatismo. Por isso, ele defende planos de longo alcance. E também sugere que as pessoas e os empreendedores, em especial, pensem sobre o futuro. E que isso seja parte do dia a dia. “Precisamos falar de futuros e não de um futuro, sem levar em conta apenas a evolução tecnológica”, diz Ari Wallach, que encerra questionando: “Qual o seu plano de longo alcance?”

>>> Assista ao vídeo:

 

4 – Simon Sinek: Liderança com confiança

Para quem está precisando de dicas de empreendedorismo o consultor Simon Sinek aborda um tema importante: liderança em tempos de incertezas. Em sua apresentação, Sinek faz alusão ao trabalho de um capitão e seus soldados. É preciso fazer o time se sentir seguro para se sentir motivado, envolvido e engajado.

Segundo ele, o ambiente ajuda a fazer coisas notáveis. É o que ajuda o funcionário a responder porque executa determinada tarefa. Não é só instrução. É preciso incluir sentimento na relação do empreendedor com seus funcionários. E isso remete a um círculo seguro, que leva a uma relação de confiança mútua.

Como dicas de empreendedorismo, o Sinek diz que o líder impõe o ritmo da empresa e que a liderança é uma escolha, não um título. E que é importante não confundir liderança com autoridade. Você pode ter autoridade, os funcionários podem fazer o que você diz, mas não são seus seguidores.

>> Assista ao vídeo (legendado):

 

5 – Steven Johnson: De onde vêm as ideias

Para quem está em vias de abrir a própria empresa, nunca é tarde para avaliar sua ideia de negócio. Na apresentação de Steven Johnson você terá uma nova abordagem sobre como surgem as ideias. Um das dicas de empreendedorismo de Johnson é que a ideia não é um momento iluminado nem individual apenas.

O consultor defende a necessidade de se criar ambientes mais propícios para o desenvolvimento de novas ideias. Ele cita como exemplo o sucesso de cafeterias tipo Starbucks. O espaço ajudou a tornar o café uma utilidade importante. E como são os ambientes deste tipo que proporcionam níveis incomuns de inovação e criatividade. “A sorte favorece as mentes conectadas”, sugere Johnson.

>>> Assista ao vídeo (legendado):

Quer obter mais dicas de empreendedorismo? Confira a programação de cursos do Sebrae/SC.

MEI_primeiros_passos_para_sustentabilidade

Deixe seu comentário