Email marketing: como e por quê adotar?

Com a mudança nos hábitos de consumo — principalmente com a chegada da Era Digital — algumas estratégias de vendas utilizadas nas empresas estão ficando ultrapassadas. Adaptar-se às novas dinâmicas de comunicação é essencial para continuar firme no mercado. Neste contexto, o email marketing é uma ferramenta que está ganhando destaque pela eficiência para divulgar a marca e engajar os consumidores.

Você sabe o que é e como colocar em prática o email marketing? Continue acompanhando o post para saber como essa técnica pode ajudar a se destacar da concorrência e impulsionar suas vendas.

email marketing

Email marketing se refere à toda a comunicação institucional realizada para os clientes da empresa através de emails. É uma maneira direta e pessoal de se comunicar com sua base de contatos, além de se mostrar umas das estratégias de marketing que possui menor custos de produção e divulgação, pois se trata da utilização de uma ferramenta grátis.

Segundo uma pesquisa divulgada pela Statista, até 2019 o número de usuários de email chegará a 2,9 bilhões. Isso representa uma série de oportunidades para o empreendedor criar campanhas de publicidade através desse meio de contato.

Lembre-se: o email marketing não serve para captar novos clientes, mas sim para manter o interesse das pessoas que já são clientes da empresa. É importante criar estratégias para alimentar a relação com o consumidor e, com isso, agregar valor aos seus produtos e serviços.

Você pode utilizar o email marketing para enviar:

  • curadoria de conteúdos (newsletter);
  • ofertas e promoções;
  • informações sobre eventos;
  • atualizações sobre seu negócio;
  • comunicados especiais.

Qual a melhor ferramenta para email marketing?

Existem diversas ferramentas de email marketing disponíveis no mercado. Uma das melhores ferramentas gratuitas para o gerenciamento e envio de email marketing é o MailChimp. A plataforma permite o envio de campanhas de publicidade para de até 5 mil contatos, ideal para pequenos negócios.

Se ainda não tiver uma conta, registre-se na plataforma para conseguir criar suas campanhas. No dashboard do MailChimp você terá acesso à todas as suas campanhas de email marketing. O envio dos emails funciona através de listas de emails, ou seja, você precisará inserir os emails da base de contatos da sua empresa para poder divulgar as campanhas.

Dica: na hora de importar sua lista de emails para o MailChimp, procure não adicionar mais de 100 emails por vez. Números muito altos de importações podem ser consideradas como spam, e seu acesso pode ser bloqueado por causa disso.

Depois de importar sua base de clientes para a ferramenta, é hora de pensar nas estratégias de divulgação de emails marketing. O ideal é que o envio de newsletter seja combinada com estratégias de marketing de conteúdo. Criando conteúdo relevante para seu público-alvo, você terá em mãos um material que é mais provável de atrair os clientes.

Lembre-se: é importante que as campanhas demonstrem a identidade da empresa, por isso pense em utilizar cores, traços, linguagem e até mesmo imagens que representem a instituição. Não esqueça, também, de colocar a opção de descadastramento da lista. Algumas pessoas acabam não gostando de ver suas caixas de entrada cheias e preferem parar de receber as informações, por isso tenha cautela na quantidade dos disparos.

Vantagens de usar o email marketing para compartilhar conteúdo

O email é um dos elementos mais básicos da internet. Desta forma, você terá um leque maior de pessoas para quem poderá compartilhar suas ações de marketing independente da faixa etária. Mesmo os jovens — que tipicamente utilizam mais as redes sociais — precisam ter um email para se cadastrar à elas.

Outra vantagem que o email tem sobre as redes sociais é a previsibilidade de alcance. Através dos algoritmos, algumas redes sociais acabam limitando o alcance das publicações, impossibilitando ter uma estimativa de quantas pessoas terão acesso à determinado conteúdo. Com o email marketing você sabe exatamente quantas pessoas irão receber uma campanha que pode ser bastante estratégica para as vendas do seu produto ou serviço, por exemplo.

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