Empreendedorismo e inovação: a moeda para o sucesso nos negócios

Provavelmente você já observou uma boa porção de vitrines com manequins em lojas de roupas. Em uma larga avenida pode ser inviável (e cansativo) parar em frente de todos os estabelecimentos – afinal a poluição visual é tão grande que acabamos nem prestando atenção ao que está à nossa volta. Por isso, os profissionais que desejam se diferenciar e, atrair clientes, precisam adotar uma cultura de empreendedorismo e inovação nos negócios.

Adotar esse comportamento, porém, não é algo natural: para inovar nos negócios é necessário buscar capacitações, desenvolver a criatividade e aperfeiçoar diferentes habilidades. Muitas vezes alguns gestores e empresários administram uma atividade sem inserir nenhum tipo de inovação no negócio, fazendo apenas mais do mesmo. Em momentos de crise  a necessidade de inovar e buscar novas soluções para a empresa se torna ainda mais evidente.

Algumas empresas “nascem” com serviços e produtos inovadores, oferecem novas experiências aos clientes e despontam no mercado. A maioria dos profissionais que lideram esses empreendimentos, investem em pesquisas de mercado, buscam oficinas, leituras e ainda estabelecem contato com profissionais do segmento que pretendem atuar – estas são algumas formas de despertar o comportamento empreendedor e descobrir novas oportunidades para um negócio.

Profissionais que atuam por anos no mercado, muitas vezes acabam se acomodando ou ignorando as mudanças lançadas por novos negócios – o que pode representar um grande erro, com a perda de clientes e recursos para a empresa. Um exemplo claro, é o não uso das redes sociais ou páginas na internet para a divulgação de serviços e relacionamento com clientes. Esse tipo de tecnologia pode ser uma excelente forma de inovar nos negócios e aumentar as vendas da empresa. No entanto, para adotar novas ferramentas e diferentes tipos de inovação, o empresário deve ter um olhar empreendedor, capaz de identificar oportunidades e desenvolver boas ideias.

empreendedorismo e inovação

Para crescer no mercado é necessário empreendedorismo e inovação

A palavra empreendedorismo se refere à um comportamento de liderança, iniciativa e descobertas. Essas habilidades são fundamentais não apenas para os gestores, empresários ou donos de um negócio: funcionários com perfil empreendedor podem aperfeiçoar serviços e desenvolver soluções para problemas ou novas formas de executar alguma atividade. Não por acaso, a busca por trabalhadores-empreendedores têm crescido tanto no mercado.

Empreendedorismo e inovação são como dois lados de uma mesma moeda, que se estiver parada não tem valor algum. Para empreender é preciso ter espaço para criar, colocar ideias em prática e de fato inovar. Nenhuma empresa que fique “engessada no tempo” poderá se sustentar a longo prazo e continuar crescendo no mercado.

Basta observar alguns empreendimentos que foram atingidos por novas tecnologias, como as locadoras de filmes: com os serviços de streaming e assinaturas online, muitos estabelecimentos fecharam. No entanto, aqueles que resolveram inovar oferecendo novas experiências aos clientes, com espaços diferenciados ou investindo em nichos específicos, como de filmes clássicos ou de outras nacionalidades, têm sobrevivido. 

Mas afinal, o que significa inovação e como posso fazer isso na minha empresa?

Inovação se refere a criar algo que tenha utilidade, o que pode representar tanto a elaboração de um modelo de negócio e serviços, como também o desenvolvimento de novos produtos e soluções diferenciadas para problemas recorrentes do público-alvo ou da empresa. Com os avanços tecnológicos registrados nos últimos anos, algumas tendências se inserem no cenário mundial de inovação, tal como o uso e criação de softwares em nuvem para o gerenciamento de equipes e atendimento ao público. Também com a criação de novos espaços de trabalho em grupo que incentivam a criatividade e contato com outros profissionais, como os coworkings; ou ainda, com a produção de soluções para o desenvolvimento de cidades inteligentes.

No entanto, inovar não significa necessariamente gastar muitos recursos – na verdade, alguns empreendedores inovam até mesmo sem gastar R$ 1. Com o reconhecimento de demandas antigas do mercado e dos clientes, a empresa pode inovar com um atendimento diferenciado ou o apoio à alguma causa social, por exemplo. As soluções vão desde o espaço ou vitrine da empresa – que pode ser online ou offline – até o produto em si. Para inovar é importante despertar a criatividade, ouvir os clientes e a sua equipe.

Alguns processos como o Design Thinking podem auxiliar os empreendedores a reconhecer problemas e desenvolver soluções criativas para a empresa. Outro caminho é avaliar a situação do negócio e observar quais são as principais dificuldades enfrentadas pela equipe: concorrência? engajamento? divulgação da marca? qualidade dos serviços? Com soluções empreendedorismo e inovação tais situações podem ser transformadas em oportunidades para o crescimento e sucesso da empresa.

Um forma de obter ideias de soluções criativas é observar iniciativas de concorrentes, empresas de outros segmentos e nacionalidades – por meio da internet, torna-se cada vez mais fácil encontrar exemplos de sucesso ou fracasso nos negócios. Também com filmes, documentários, séries, vídeos, revistas, livros ou outros materiais é possível descobrir novas formas de empreender em seu próprio negócio. No artigo 5 dicas de empreendedorismo para aprender assistindo Ted Talks, indicamos algumas palestras que abordam liderança, planejamento e novas ideias. Outra fonte essencial de ideias é por meio de consultorias e o contato direto com profissionais de diferentes segmentos em feiras, eventos e cursos de empreendedorismo e inovação.

Aqui no Blog do Sebrae buscamos compartilhar histórias e conhecimentos básicos para que gestores, jovens empresários e profissionais do mercado possam cada vez mais desenvolver habilidades empreendedoras, inovando em seus negócios e obtendo sucesso no mercado. Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato ou deixe o seu comentário.

super_ebook_MEI-e1484592472867

Deixe seu comentário