Estratégia de crescimento para o Natal e Ano Novo

Depois da Black Friday, chegou a vez das vendas de Natal e de Ano Novo emplacarem no mercado. A poucos dias das datas comemorativas, o comércio e diferentes setores correm para faturar e entregar maior satisfação aos seus clientes. Mais do que a tradicional decoração natalina, com bolinhas vermelhas e luzes piscando, essa época é ideal para inovar e se destacar com a elaboração de uma estratégia de crescimento.

O propósito de criar um plano de vendas focado no crescimento é maior do que lucrar e acabar com o estoque da loja: com um planejamento adequado, ainda que de curto prazo, é possível fidelizar clientes, ampliar a visibilidade da marca e se tornar referência no segmento. Um exemplo é uma rede de supermercados que ficou conhecida nacionalmente pelos vídeos publicitários lançados neste período, com narrativas atraentes e desenvolvidas a partir de um storytelling.

estratégia de crescimento

No artigo Pitch, o desafio constante de vender um negócio, apresentamos como essa técnica é usada para conquistar e encantar clientes a partir de histórias. No Natal e Ano Novo não faltam exemplos de propagandas criadas para sensibilizar o público e fortalecer tradições, como o jantar em família, a decoração, músicas e o costume de dar presentes.

Nesse sentido, os empreendedores podem trabalhar tanto com os aspectos mais tradicionais, quanto buscar nichos específicos: você já pensou em criar uma campanha para o público que odeia o natal? Ou então, trabalhar aspectos como o consumo consciente, produtos ecológicos e naturais?

Ao pensar em uma estratégia de crescimento é importante avaliar o propósito do empreendimento e qual público deseja atingir. Mais do que gente entrando e saindo da loja (muitas vezes sem levar nada), como fazer para ser escolhido pelo cliente ideal? A identificação com os valores, assim como dos produtos e serviços oferecidos são essenciais não apenas nesse período, mas o ano inteiro.  

Aposte no Marketing para o Natal e Ano Novo

A melhor forma de comunicar o que a sua empresa vende, faz e acredita é por meio de estratégias de marketing. No Natal e Ano Novo, cada detalhe (ainda que não visto dessa forma) passa uma mensagem ao cliente. Refletir e usar diferentes técnicas a favor do seu negócio é fundamental para reduzir gastos e ampliar o alcance das suas ações. Afinal, não adianta transformar sua loja em um show de luzes e músicas natalinas (que muitas pessoas não suportam) e não ter um crescimento de vendas real ou não engajar o público.

Para criar uma boa estratégia de crescimento, considere alguns fatores antes de iniciar o trabalho com a equipe:

  • Quanto dinheiro e mão-de-obra você dispõe para isso?
  • Até quanto está disposto a arriscar com novas ações?
  • O que o concorrente está fazendo? O que você poderia fazer melhor?
  • Qual impacto você deseja? Financeiro? Social?

No Guia definitivo do Marketing Digital para micro e pequenas empresas (Parte 1 e Parte 2), disponibilizado gratuitamente em nosso Portal de Atendimento, apresentamos como utilizar ferramentas para alcançar o público-alvo, bem como, novas maneiras de aproveitar a presença digital e atrair mais clientes para o negócio.  

Além das campanhas em redes sociais, personalização da marca, e o envio de e-mails para divulgação de ofertas, separamos mais três ideias do AppInstitute e da FitSmallBusiness.

Comprou, doou

Neste período, muitas pessoas costumam fazer doações de roupas, brinquedos e alimentos para instituições e comunidades carentes. Certos estabelecimentos de varejo e os Correios, por exemplo, têm campanhas específicas de arrecadação de presentes.

Uma ideia é oferecer a doação de algo idêntico ao comprado para alguma organização: a cada 3 livros comprados em determinado dia, o 4º será doado pela empresa ao instituto tal. O mesmo é possível de ser aplicado em lojas de varejo, restaurantes, farmácias, etc.

Mais do que apenas aumentar o lucro, uma ação como essa é capaz de engajar o público na compra e doações, e ainda fidelizar. Não se esqueça de divulgar a campanha nas redes sociais e estimular a participação dos colaboradores.

Presentes para o cliente

Uma estratégia que tem sido usada em empresas de entretenimento, e que pode ser aplicada em qualquer segmento, é a entrega de presentes surpresas ao cliente, como  descontos especiais ou brindes.

Um exemplo, indicado pelo presidente Jeremy Hood do Independent Restaurant Consultants, foi a entrega de envelopes personalizados com tickets de bebidas, sobremesas e aperitivos gratuitos aos clientes de um restaurante.

Mais do que atrair o público, o artifício fez com muitas pessoas voltassem ao estabelecimento. Para não perder dinheiro, sugerimos indicar a retirada do brinde apenas com a compra de outro produto até determinada data.   

Ano Novo – nova estratégia de crescimento para a empresa

A semana após o Natal também pode gerar boas estratégias e ideias para alavancar as vendas do começo do ano. Logo no dia 26 de dezembro, quando os setores de trocas ficam lotados e muitas pessoas estão de férias, é possível lançar promoções especiais aos clientes.

Prepare uma decoração diferenciada: já pensou em algo temático, ao invés do tradicional branco, dourado e prata? Que tal trabalhar com uma campanha atrelada aos valores da organização? As possibilidades são infinitas.

Para atrair o público, crie campanhas digitais e e-mails informando descontos especiais. Empresas que têm clientes fidelizados podem usar o telefone para mandar mensagens ou ligar desejando boas festas. Saiba mais sobre como Engajar oportunidades de vendas no telefone, no curso online do Sebrae.

Lembre-se de que uma estratégia de crescimento envolve diferentes tipos de ações, tanto no meio digital quanto no próprio estabelecimento. Acompanhe o nosso Blog e saiba mais sobre tendências do mercado, gestão e vendas.

Foto –  Projetado pelo Freepik

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