Faça do turismo de saúde uma oportunidade para o seu negócio

20171011_Blog

A procura pela melhoria da qualidade de vida, seja ela através da prevenção e cura de doenças, estética ou bem-estar, incentiva o deslocamento de pacientes e acompanhantes para lugares especializados em cada área de interesse.

Essa movimentação promove um incentivo ao turismo de saúde, que se tornou uma oportunidade aos empreendedores regionais.

Três conceitos são utilizados nessa área:

  • Turismo de saúde: abordam atividades turísticas para fins terapêuticos, estéticos e médicos;
  • Turismo médico-hospitalar: voltados aos interesses terapêuticos e estéticos, com foco no tratamento e exames de diferentes patologias.
  • Turismo de bem-estar: Refere-se aos cuidados que diminuem os níveis de estresse, buscam uma vida saudável e também a prevenção de doenças.

No Brasil, 10,5 milhões de pessoas viajam em busca do turismo de saúde, mas o interesse por turistas estrangeiros na saúde brasileira é baixo. No mercado interno, cerca de 5,1% das viagens são motivadas por questões de saúde.

Estratégias e oportunidades para o negócio

  • Identifique as potencialidades da sua região. Considere fatores como ar limpo, águas minerais, termais, SPAs, hospitais, clínicas de estéticas, terapias complementares e outros.
  • Ofereça ações turísticas em harmonia com o local, como atividades que estimulem bem-estar mental e físico.
  • A maioria dos deslocamentos buscam tratamentos em hospitais, desenvolva ações que torne esse período mais agradável e tranquilo. Invista no bom atendimento.
  • Estude o perfil do turista desse segmento. Entenda os desejos, interesses e necessidades deles e promova um atendimento personalizado. Durante os procedimentos médicos, os pacientes e acompanhantes buscam atividades como passeios, restaurantes, visitas a centros culturais e outros. Oferecer informações sobre procedimentos médicos e locais de tratamento pode aproximar esse público do seu negócio.

As oportunidades para o turismo de saúde no estado são ainda maiores. Santa Catarina é o estado brasileiro que oferece melhores condições de saúde, segundo o estudo da Macroplan (2015). No Boletim de Tendências do SIS você confere ações recomendadas e outras oportunidades que o setor oferece. Baixe gratuitamente aqui!

Deixe seu comentário