Ideias de negócios para ganhar dinheiro no verão

Entre dezembro e março, as altas temperaturas ampliam a busca por determinados produtos, como alimentos refrescantes, roupas e acessórios de praia. O período coincide com o feriado de Carnaval, férias escolares e de trabalho de instituições, favorecendo diferentes setores do mercado. Em Santa Catarina, essa é uma das épocas que mais atrai turistas. Por esse motivo, pequenas empresas e microempreendedores estão sempre buscando formas de como ganhar dinheiro e vender mais.

como ganhar dinheiro

Os negócios próximos à praia, como restaurantes, mercados e farmácias, devem preparar suas equipes e, se necessário, realizar contratações temporárias. Os microempreendedores que trabalham como ambulantes devem estar atentos às licenças para vendas e alvarás. Em Florianópolis, por exemplo, todos os anos são lançados editais pela Prefeitura para o credenciamento de ambulantes que trabalham nas praias, contemplando empreendimentos como massagens, terapias corporais, carrinhos de alimentos, aluguel de cadeiras e guarda-sóis e venda de artigos de praia.

Vale lembrar que durante a temporada são realizadas fiscalizações – ou seja, não adianta levar  sanduíches naturais ou o pão com linguiça e começar a vender sem alvará e depois perder toda a mercadoria. Assim como qualquer negócio, é importante que vendedores ambulantes busquem regularizar suas atividades, tornando-se um Microempreendedor Individual e tendo direito a uma série de benefícios, como abordamos no post Você sabe o que é um microempreendedor individual – MEI?.

Mesmo que o empreendedor pense apenas em como ganhar dinheiro, não deve descartar a possibilidade de profissionalizar sua atividade. Em nosso Portal de Atendimento, oferecemos um curso gratuito para novos empreendedores, com dicas de planejamento, pesquisa de mercado e modelos de negócio. Se você quer abrir um negócio, ainda que temporário para o verão, sugerimos a leitura do artigo Mas afinal, o que é empreendedorismo?.

IDEIAS DE COMO GANHAR DINHEIRO NO VERÃO

Além das praias e centros comerciais que atraem visitantes, outras regiões do Estado têm potencial para o desenvolvimento de negócios no ramo da alimentação, hospedagem, comercialização de produtos customizados (como souvenirs, camisetas, chaveiros, fotos) ou pacotes de experiências – que exigem a atuação profissional de um guia de turismo.

No Blog do Sebrae, já falamos do potencial do CicloturismoTurismo de LuxoEnoturismo e Apiecoturismo (turismo associado à produção de vinhos e mel, respectivamente) em Santa Catarina. Tais segmentos apontam áreas que podem ser exploradas não só no período sazonal. Contudo, caso queira começar um empreendimento simples, listamos abaixo algumas ideias de como ganhar dinheiro no verão e no carnaval (na praia ou fora dela).

  1. Venda de alimentos e refrescos 

    Como mencionado acima, a comercialização de alimentos na rua exige a obtenção de uma autorização sanitária – em algumas praias é necessário uma autorização especial para trabalhar como ambulante. Depois de regularizar a atividade, é o momento de inovar: picolés, sanduíches naturais, tapiocas, saladas no pote, saladas de frutas, bolos gelados, geladinhos, sorvetes naturais, etc. Alguns canais no Youtube como o Doces Conte e o Cooking Pool ensinam receitas de alimentos para ganhar dinheiro no verão.Não podem faltar também águas e bebidas bem geladas, como sucos naturais e drinks especiais.

  2. Artesanato e presentes 

    Lembrancinhas de viagem são indispensáveis para os turistas e os empreendedores podem oferecer diferentes tipos de presentes com adesivos do nome do local ou município (pode-se obter em gráficas por baixo custo). Mais uma oportunidade é a venda de artesanato local, como renda, vasos de artistas da região, roupas, etc.Se você tem algum estabelecimento de variedades e artesanato, busque diversificar a mercadoria com produtos originais. Na praia todo mundo usa chinelos, que tal vendê-los de forma personalizada?

  3. Atividades infantis 

    Durante as férias escolares, é comum os pais ficarem sem ideias do que fazer com os filhos em casa. Para quem quer ganhar dinheiro no verão, é uma oportunidade para desenvolver atividades recreativas em diferentes espaços, como restaurantes, shoppings, lojas esportivas e de roupas.O empreendedor pode montar um espaço voltado às crianças, com materiais e brinquedos e criar eventos como contação de histórias ou uma tarde de oficinas infantis. Tais atividades atraem visitantes em dias de chuva e nublados. Não se esqueça de assegurar a organização do local, bem como o número de funcionários suficientes para atender ao público.

  4. Salão de beleza e estética 

    Após o Natal e Ano Novo, há uma alta na busca por hábitos saudáveis. Academias e salões de beleza podem aproveitar e lançar promoções de verão, cursos específicos e eventos com os atuais clientes. No artigo Salão de beleza: como inovar, atrair e fidelizar mais clientes são apresentadas várias dicas de como ganhar dinheiro na estação (e fora dela!).Outras possibilidades são criar combos especiais para o carnaval com maquiagens e penteados para adultos e crianças. O que acha de oferecer os serviços para festas de clubes da sua cidade? Se está começando, avalie como pode se diferenciar no mercado. Montar uma tenda na praia pode ser uma boa ideia.

    salão de beleza

  5. Experiências 

    Um dos principais atrativos para turistas é a possibilidade de desfrutar de novas experiências, seja a realização de uma trilha, uma aula de surf ou um passeio por lugares históricos Para oferecer tais serviços, é importante que o empreendedor se prepare com cursos profissionalizantes como o de turismo, oferecido gratuitamente pelo programa Pronatec, e invista na divulgação da empresa.

PREPARAÇÃO DO LOCAL E DIVULGAÇÃO

Com o negócio a ser desenvolvido decidido, o empreendedor deve preparar as mercadorias e o estabelecimento para receber bem os clientes. As vendas de alimentos na praia devem atentar para a conservação e higiene, assim como, o descarte correto de restos de comida e do lixo gerado. Dica: conscientize seus clientes a produzir menos lixo, evitando alguns plásticos como copos e canudos (uma opção pode ser vender copos reaproveitáveis e personalizados).

Durante os atendimentos, o empreendedor deve estar preparado para negociar descontos e o valor dos produtos. Nessa época, muitas empresas sobem o preço das mercadorias, contudo, além de afastar clientes, tal prática pode gerar multas ou o fechamento do estabelecimento pelo Procon. Por isso, estude bem o preço dos seus serviços e avalie meios de beneficiar os clientes e não perder dinheiro. Visitantes bem atendidos tendem a voltar ao local mesmo após longos intervalos e indicar os serviços.

Para aperfeiçoar o atendimento e a precificação das mercadorias, sugerimos os cursos de Atendimento ao ClienteAtendimento e Relacionamento com Cliente e Formação de Preço de Venda. Aproveite os nossos artigos sobre Como levar a sua gestão de preços para outro estágio? e Quais fatores influenciam na formação de preço de um produto?.

DIVULGAÇÃO

Mais do que distribuir panfletos, elabore formas criativas de chamar atenção. Que tal chamar algum músico local para tocar no seu restaurante? O som, por si só tem a capacidade de atrair pessoas. Já pensou em criar um desfile com as peças que estão sendo vendidas na praia? Os próprios funcionários podem exibi-las e destacar a marca.

Gostou das ideias? Lembre-se que, para coloca-las em prática, deve obedecer exigências legais. Informe-se junto à Prefeitura antes de começar. Precisa de ajuda? Conte com o Sebrae. Ligue no 0800 570 0800 ou visite uma unidade perto de você.

Fotos – Projetado pelo Freepik

como abrir um negócio

2 thoughts on “Ideias de negócios para ganhar dinheiro no verão

  1. Rute Alvarenga

    Gostaria de receber informações sobre chinelos personalizados, grata, Rute.

    • Sebrae Santa Catarina Post author

      Oi, Rute, tudo bem?

      No link abaixo você encontra um material completo sobre produção de brindes personalizados, como os chinelos.

      http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/Como-montar-uma-f%C3%A1brica-de-brindes

      Caso você tenha mais dúvidas sobre a ideia de negócio, por favor, entre em contato conosco através do 0800 570 0800, em uma unidade do Sebrae mais perto de você ou, ainda, marque uma consultoria online gratuita. Queremos ajudar da melhor forma possível!

      Abraço,

      Equipe Sebrae/SC

Comments are closed.