5 ideias inovadoras para reduzir custos

Manter uma empresa saudável financeiramente não é uma tarefa fácil. O desafio é ainda maior para as microempresas, que funcionam com equipe reduzida e margens apertadas. Muitas vezes, por mais que o fluxo de caixa esteja bem direcionado e as despesas tributárias em dia, a conta simplesmente não fecha. É nessa hora que a busca por ideias inovadoras para reduzir custos pode fazer uma grande diferença.

A boa notícia é que não é preciso inventar a roda e nem promover uma transformação na sua empresa. Na maioria dos casos, com pequenos ajustes é possível obter resultados bastante significativos. Selecionamos a seguir algumas dicas que vão ajudar na gestão financeira do seu negócio.

ideias_inovadoras_para_reduzir_custos

Ideias inovadoras para reduzir custos que você pode adotar agora

 

Adotar atitudes sustentáveis

Além do impacto ambiental, a adoção de práticas sustentáveis e outras ideias inovadoras para reduzir custos,  também ajudam a fortalecer a imagem da marca. E o melhor é que ser uma empresa ecoeficiente não implica alocar grandes somas de dinheiro. Implementar uma cultura de desperdício zero, por exemplo, não custa nada e é uma prática com alto retorno. Trocar os copos plásticos pelos de vidro e conscientizar os funcionários sobre o uso adequado da impressora são atitudes que ajudam no orçamento. Outra mudança simples e eficiente é trabalhar com fornecedores da região. A atitude mitiga os custos com transporte e incentiva a produção local e a geração de renda dentro da comunidade.    

Gerar a própria energia

O consumo racional da energia deve ser uma pauta constante nas organizações. A energia elétrica é uma parte relevante do orçamento das empresas. No caso da indústria, esse item pode representar até 40% dos custos de produção. E como o Brasil tem um dos valores mais altos do mundo dá para entender a importância de poupar. Além das medidas mais simples como desligar as luzes de ambientes que não estiverem sendo utilizados, você pode adotar novas fontes energéticas. A fotovoltaica é uma delas.

Gerar a própria energia com a instalação de painéis solares pode demandar um investimento inicial, mas garante uma economia a longo prazo. A troca dos telhados tradicionais por materiais que permitam a entrada de claridade é outra possibilidade. Foi o que fez o proprietário da Mecânica Chiquinho. A iniciativa refletiu em uma redução de 60% no valor da conta de luz.

Saiba mais sobre “Como a energia renovável pode tornar sua empresa mais eficiente” no Webinar realizado no início de 2018, pelo Sebrae SC.

Compartilhar a estrutura

Os espaços de coworking são uma ótima alternativa para economizar. Um dos pontos positivos é a divisão de despesas como serviços de limpeza, recepcionista e telefonia. A possibilidade de alugar um posto de trabalho sem ficar preso a um contrato com prazo definido é outro. Nesses ambientes compartilhados o valor mensal também é bastante inferior ao que você pagaria por um escritório próprio. Uma economia que permite à empresa investir em recursos mais estratégicos para seu crescimento.

Além disso, como esses locais abrigam empresas de diferentes setores, acaba sendo uma ótima oportunidade para aumentar o networking e, quem sabe, o número de clientes.

Adotar uma ferramenta de gestão

Uma das ideias inovadoras para reduzir custos são os softwares de gestão. Há diversos modelos no mercado, tanto pagos quanto gratuitos. Uma das suas grandes vantagens é o acesso fácil à informação. Esse tipo de recurso reúne em um único local tudo o que você precisa saber sobre a empresa, permitindo uma análise detalhada e agilizando tomadas de decisões.

É possível ver rapidamente e com clareza que áreas merecem mais atenção e quais processos são desnecessários. Alguns softwares contam ainda com recursos de inteligência, que emitem alertas automáticos quando identificam riscos ou oportunidades.

Incluir os funcionários

Seja qual for a estratégia adotada para reduzir custos e ter uma gestão mais eficiente, é indispensável envolver os funcionários. O objetivo aqui não é apenas conscientizá-los sobre as decisões tomadas, mas fazer com que eles participem com ideias. Seu protagonismo deve ser reforçado nos planos de comunicação interna. Uma dica é incluí-los na definição das metas e quando elas forem alcançadas usar o valor economizado para premiar as equipes.

Continue acompanhando nossas publicações aqui no blog para saber mais sobre gestão financeira. Acesse também o nosso Portal de Atendimento, onde oferecemos materiais que vão ajudar no crescimento do seu negócio.

loja_virtual_para_pequenas_empresas