Indicadores de desempenho: por que adotar na sua empresa?

O rendimento e aproveitamento máximo da capacidade de produção é uma das grandes preocupações de todo empreendedor. Utilizar indicadores de desempenho é uma das maneiras mais eficazes de medir a produtividade e manter o controle dos procedimentos internos da empresa. É com essa ferramenta que o empreendedor poderá saber quais ajustes são necessários e como utilizar os colaboradores e a própria estrutura de maneira mais eficaz. Neste artigo, explicamos tudo que você precisa saber para implementar esses recursos da maneira correta. Confira!

Os indicadores de desempenho são essenciais para o planejamento e administração dos processos da organização, permitindo acompanhar de maneira mais ágil e eficiente as metas e objetivos da empresa. Ela se torna um apoio fundamental para a tomada de decisões estratégicas e importantes, como a destinação de recursos para determinados setores ou corte de gastos, por exemplo.

indicadores de desempenho

Como você já deve ter lido aqui no Blog, o planejamento estratégico é uma das peças fundamentais para o andamento de um empreendimento de sucesso, e essas ações só poderão ser tomadas se você tiver nas mãos recursos e dados que deem suporte para suas decisões, tornando-as mais inteligentes e com maior retorno financeiro.

Quais os benefícios de utilizar indicadores de desempenho?

Cada vez mais nossas decisões são determinadas por dados e informações. Hoje, com um simples toque na tela do celular podemos saber qual o trajeto mais rápido para chegar ao trabalho, se é preciso sair de casa com um guarda-chuva e até mesmo qual restaurante é melhor avaliado pelos clientes.

E é da mesma forma que devem ocorrer as decisões gerenciais de uma organização: baseada em dados. Com essas informações, você pode respaldar o motivo de realizar uma contratação, acrescentar ou reduzir o fluxo de matérias-prima com os fornecedores e decidir quais investimentos devem ser priorizados. Com isso, você pode economizar recursos e destiná-los para ações estratégicas, fortalecendo sua marca e ganhando vantagem sobre a concorrência.

Os indicadores de desempenho são uma ferramenta de gestão que permite analisar os resultados dos processos de forma mais direcionada. Com eles, se torna possível:

  • saber as metas foram alcançadas;
  • calcular o retorno sobre o investimento realizado (ROI);
  • qual o ritmo de produção da sua equipe;
  • quais falhas ocorreram em cada etapa de um projeto.

Confira, abaixo, os diferentes tipos de indicadores de desempenho:

Tipos de Indicadores Características
Total de horas trabalhadas este modelo representa a quantidade de horas dedicada à produção total da empresa. Ela varia dependendo da demanda de trabalho, podendo aumentar ou diminuir de acordo com a sazonalidade do seu negócio. Com a avaliação das horas trabalhadas, é possível ter um panorama da demanda por recursos operacionais, podendo dimensionar as equipes e matérias-primas de maneira mais inteligente.
Aproveitamento da capacidade instalada este indicador está relacionado à estrutura da empresa, incluindo maquinário e espaço físico. A utilização da infraestrutura da empresa também depende da demanda e pode variar durante o ano. Entendendo a dinâmica de utilização dos equipamentos e espaço da empresa, é possível fazer investimentos mais inteligentes na infraestrutura.
Faturamento o faturamento mostra o quanto a empresa foi capaz de gerar em receita. Esses dados são importantes para avaliar quais produtos ou serviços são responsáveis pelas melhores vendas. Com isso, você pode otimizar suas campanhas de marketing e ações publicitárias.

 

Apesar de parecerem muitos e complicados, é fundamental que você encontre quais indicadores fazem sentido para a sua realidade, para que assim seja possível implementar progressivamente a análise desses dados na cultura da sua empresa. Caso contrário, você estará desperdiçando tempo e esforço para mapear informações que podem não ser relevantes para o negócio.

Ficou com alguma dúvida? Compartilhe conosco nos comentários suas perguntas e sugestões. Acesse nosso portal de Consultoria para saber mais. Em nosso Blog você encontra uma série de artigos sobre empreendedorismo, inovação e sobre o ecossistema de tecnologia de Santa Catarina.

O Portal de Atendimento oferece materiais e cursos para você aprender cada vez mais e alavancar seu negócio. Não deixe de conferir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *