Inteligência de mercado: por quê investir?

Vivemos na Era da Informação. Mas, você sabe como filtrar e utilizar os dados disponíveis na rede para potencializar sua empresa e tomar as melhores decisões para o seu negócio? Esse é exatamente o conceito de inteligência de mercado. Entenda como ele funciona e como ele pode ser útil para sua empresa.

Com setores cada vez mais desenvolvidos e competitivos, para se destacar no mercado  é fundamental que o empreendedor conheça as tendências e oportunidades para melhorar seus produtos ou serviços, de acordo com as demandas dos consumidores. Diante de uma infinidade de dados, o maior desafio é detectar as tendências do mercado e associá-las a desejos dos usuários para criar alternativas estratégicas, captando e retendo clientes.

inteligência de mercado

Com base em fundamentos concretos, a inteligência de mercado — ou business intelligence, no termo em inglês —  permite ao empreendedor prever cenários e situações a fim de se resguardar de prejuízos ou de estar um passo à frente da concorrência. Adotar a inteligência de mercado também auxilia:

  • na capacidade de examinar condições do mercado;
  • na previsão do comportamento do consumidor;
  • na decisão de ações mais rápidas e precisas;
  • no aprimoramento do seu produto ou serviço.

Historicamente, a inteligência de mercado foi um método utilizado exclusivamente em grandes empresas para analisar as condições logísticas e os panoramas mercadológicos. Com a Era da Informação, porém, hoje é possível implementar esse conceito em empresas menores, facilitando a criação de estratégias mais assertivas para os negócios.

É comum que muitos empreendedores — principalmente os de primeira viagem — desenvolvam seus negócios sem uma análise mais fundamentada da situação do setor e o panorama do mercado, gerando uma lacuna nas possibilidades de aperfeiçoamento do seu produto e serviço.

Neste sentido, a utilização de técnicas de inteligência de mercado e big data se torna muito útil, pois engloba o cruzamento de dados para geração de informações essenciais para a definição de planos de ações mais efetivos e eficazes. Ou seja, inteligência de mercado significa tornar dados concretos sobre mercados, concorrentes e comportamento de consumo em informações valiosas para as empresas.

Como implementar inteligência de mercado no seu negócio?

Como você viu, a inteligência de mercado é um fator importante para o crescimento das empresas. Por este motivo, o Sebrae Santa Catarina oferece uma plataforma gratuita de inteligência setorial, com objetivo de estudar o mercado catarinense e auxiliar produtores e empreendedores a tomarem as melhores decisões para impulsionar o crescimento. O Sistema de Inteligência Setorial (SIS Sebrae) está segmentado em diferentes áreas. São elas:

  • alimentos e bebidas;
  • beleza e bem-estar;
  • casa e construção;
  • economia digital;
  • moda;
  • sustentabilidade;
  • turismo.

Para viabilizar uma análise mais ampla e que traga informações estratégicas, o SIS conta com profissionais especialistas nessas setores e utiliza métodos que combinam monitoramento, levantamento de novos dados, análise de expectativas do público, mapeamento de oportunidades e metrificação dos resultados obtidos a partir das estratégias adotadas.

Como se cadastrar

Para receber os conteúdos e diagnósticos produzidos pelo SIS Sebrae basta se cadastrar no site. Para isso, é necessário o CNPJ da sua empresa ou na qual você trabalha. O número de produtor rural também pode ser utilizado para efetivar o cadastro no site e acessar os conteúdos. Não deixe de conferir!
Além da ferramenta, o Portal de Atendimento do Sebrae oferece uma variedade de cursos online e presenciais para quem deseja aperfeiçoar seus conhecimentos sobre o mercado. Existem também as consultorias, onde o atendimento pode ser realizado de forma individual, integrada ou gratuitamente pela internet. Continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre empreendedorismo, desenvolvimento econômico e outros assuntos.

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