Intraempreendedorismo: como e por quê incentivar entre os colaboradores

Os colaboradores são, certamente, parte essencial para o funcionamento das organizações. Com a entrada da nova geração no mercado de trabalho, é cada vez mais necessário atentar para as questões internas de gestão de pessoas e motivação dos funcionários para aumentar a produtividade, reduzir custos e consolidar o employer branding. Nesse contexto o intraempreendedorismo surge como um conceito que pode engajar as equipes e fortalecer ainda mais a cultura das empresas.

intraempreendedorismo

Na prática, o intraempreendedorismo serve como um canal direto com os colaboradores, permitindo que sejam dadas  ideias e sugestões com relação aos produtos, serviços e até mesmo sobre os processos internos da empresa.

Antes, a inovação era sinônimo de risco financeiro para as empresas. Hoje, com a invasão da transformação digital em todos os setores de consumo, o incentivo à criatividade nas empresas é um fator essencial. Por isso, é cada vez mais comum vermos organizações buscando soluções inteligentes para melhorar seus produtos ou serviços e conquistar mais visibilidade na sociedade.

Os Millennials, pessoas que nasceram após o ano 2000, têm grande protagonismo nesse contexto. Pesquisas mostram que essa geração apresenta frustração com relação às atuais dinâmicas e relações de trabalho, mas isso não significa que não sejam bons trabalhadores. Na verdade, eles estão dispostos a trabalhar até mais do que a geração anterior e não se preocupam tanto com a remuneração, desde que a empresa esteja alinhada com seus propósitos.

A seguir, explicamos melhor como o intraempreendedorismo funciona e como você pode utilizar o intraempreendedorismo para reter os bons funcionários e impulsionar o crescimento do seu negócio.

Quais as vantagens de incentivar o intraempreendedorismo?

Muito utilizado nas startups, o conceito de intraempreendedorismo tem ganhado força por sua eficiência na retenção de talentos e aumento de produtividade, reduzindo o índice de turnover e, consequentemente, despesas com demissões e novas contratações. O incentivo do intraempreendedorismo nas empresas permite criar um ambiente propício à inovação, proporcionando vantagens sobre a concorrência.

Propor um ambiente colaborativo para os empregados faz com que estejam motivados a se envolver com os objetivos da instituição, buscando diagnosticar os problemas e gargalos nos processos para sugerir melhorias. A partir do momento em que o colaborador passa a não ter medo de ser censurado ou repreendido por dar ideias e tentar ajudar na solução de problemas, ele estará cada vez mais empenhado em melhorar o setor em que trabalha e a empresa como um todo.

Leia também: Reunião de brainstorming: por que adotar na sua empresa?

Além disso, será possível fazer uma análise mais aprofundada das pessoas que possuem um destaque, permitindo fazer um planejamento de cargos e salários adequado e encontrando encontrar os melhores funcionários para ocupar cargos de liderança.

Entre os benefícios de implementar políticas de intraempreendedorismo estão:

  • motivação e engajamento dos funcionários;
  • invenção de soluções inovadoras;
  • diminuição de absenteísmo e turnover;
  • agilidade na gestão de tarefas;
  • consolidação da cultura interna;
  • integração de setores da organização.

Como reconhecer os intraempreendedores?

Por ser um conceito que visa os funcionários, é preciso atentar para as atitudes e ambições desses profissionais, preferencialmente antes mesmo da contratação. Um processo seletivo bem estruturado pode facilitar a escolha adequada de funcionários criativos, com espírito de coletividade e que tragam novas ideias.

Algumas características são comuns aos intraempreendedores, e você pode identificá-las quando os funcionários ou candidatos expressam:

  • paixão e comprometimento pelo trabalho;
  • descontentamento com os processos atuais;
  • criatividade e coragem para manifestá-la;
  • dedicação e comprometimento com as tarefas;
  • confiança e proatividade.

Como o intraempreendedorismo é visto na sua empresa? Compartilhe conosco nos comentários suas experiências,  perguntas e sugestões. Acesse nosso portal de Consultoria para saber mais. Em nosso Blog você encontra uma série de artigos sobre empreendedorismo, inovação e sobre o ecossistema de tecnologia de Santa Catarina.

O Portal de Atendimento oferece materiais e cursos para você aprender cada vez mais e alavancar seu negócio. Não deixe de conferir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *