Marketing para iniciantes: estratégias para alavancar suas vendas

Já sabemos que as estratégias de marketing impactam diretamente no aumento das vendas e tornam as empresas mais competitivas no mercado. No entanto, para que essa técnica seja efetiva é necessário investir na elaboração de um bom plano de marketing estratégico. Neste artigo iremos falar sobre marketing para iniciantes. Como planejar ações de sucesso?

O plano de marketing é uma ferramenta de gestão dividida, basicamente, em três etapas:

  • planejamento;
  • implementação;
  • avaliação e controle.

A primeira fase é uma das mais importantes, pois é nela que será feita a análise do cenário, a identificação do perfil do cliente ideal e o posicionamento da marca no mercado. É fundamental que você crie um plano de marketing simples, mas eficiente e com estratégias aplicáveis ao mercado.

marketing para iniciantes

Um bom planejamento pode guiar todas as futuras ações de marketing da sua empresa. Então, não se preocupe em gastar um pouco de tempo e recursos para desenvolvê-lo, pois ele será extremamente útil para orientar suas ideias e impulsionar as vendas da sua empresa.

Definir as personas e o público-alvo é fundamental

É por meio da definição do perfil de cliente ideal que os empreendedores conseguem identificar as áreas que oferecem mais oportunidades e entender as dores e as necessidades básicas dos consumidores. Se esse público-alvo for bem definido, servirá como guia para criar ações de marketing, produção de conteúdo para redes sociais e campanhas de e-mail marketing.

Além disso, um planejamento de marketing voltado para o perfil do cliente ideal permite que o vendedor atue de forma mais focada e, consequentemente, gere mais resultados para a empresa. Mas como encontrar o perfil do cliente ideal? Existem algumas técnicas para encontrar esse público-alvo.

Uma prática bastante utilizada é a definição das personas. Esse processo consiste em criar um interlocutor imaginário, inspirado no público alvo, para quem a empresa pode direcionar a estratégia.

Essa técnica ajuda a obter mais chances de venda e lucro, pois o empreendedor conhecerá mais profundamente o perfil de cliente desejado, podendo assim oferecer produtos e serviços adequados ao consumidor. No entanto, você não deve construir essa persona baseada em achismo: faça uma pesquisa extensa e precisa sobre o comportamento do seu cliente.

  • Quer saber mais sobre o tema? Você pode conferir abaixo algumas boas práticas para identificar o perfil do cliente ou participar do curso gratuito: 6 necessidades do negócio – estratégias das grandes marcas.

Como mapear o perfil do cliente em 3 passos

O método de definição do público-alvo e criação de personas conta com três passos básicos: entrevista, análise de dados e criação de personas. Veja como executar esses 3 passos para criar um plano de marketing completo e bem estruturado:

marketing para iniciantes (2)

1. Entrevistas

Para encontrar o público ideal por meio de entrevistas você vai precisar retomar o contato com clientes antigos, com os que geram mais vendas e as demais pessoas que procuram pelo seu negócio. Se você está pensando “qual o número exato de entrevistas preciso fazer para encontrar a minha persona?” a resposta é muito simples: não existe um mínimo ou um máximo. O número será suficiente quando você conseguir prever comportamentos e respostas. É importante ressaltar ainda que quanto mais informações você levantar mais assertiva será a persona, e mais efetiva será a sua estratégia para alcançar os clientes

As perguntas da entrevista devem levantar informações para que você consiga identificar as características demográficas, geográficas, o perfil de consumo e qual o problema que a sua empresa ajuda a resolver. Confira alguns exemplos:

  • qual a idade;
  • sexo;
  • escolaridade;
  • cargo e segmento que atua;
  • quais as responsabilidades;
  • desafios;
  • principais dificuldades na sua rotina.
2. Análise de dados

Nessa fase é preciso encontrar um padrão entre os entrevistados: desafios, problemas e aspirações. Ao terminar essa etapa, você conseguirá responder as principais características dos clientes, os problemas que eles buscam resolver, o que valorizam e como o seu negócio ou produto pode ajudá-lo.

3. Criação da persona

O último passo para elaborar uma estratégia de marketing para iniciantes é preencher o perfil do cliente ideal com as informações levantadas nas entrevistas. Humanize a sua persona. Dê um nome, idade, profissão e crie um comportamento real que consiga identificar suas preferências e suas principais dores. Pense nela como uma pessoal real, assim fica mais fácil direcionar a sua estratégia de marketing.

No final desse processo, não esqueça de apresentar a sua persona para os vendedores da empresa. Assim, eles podem direcionar a prospecção para a necessidade do cliente e ampliar as chances de fechar negócio.

Outro ponto que merece ser destacado é que que a persona deve ser atualizada constantemente. As campanhas de marketing pararam de funcionar? Reveja a persona, ajuste ao comportamento dos clientes, sempre que necessário.

Conheça o mercado e analise a concorrência

Diversos setores do mercado estão em constante mudança. Por isso, a maneira mais eficiente de se posicionar no mercado como especialista no seu ramo de atuação é conhecer bem o mercado onde está inserido. Neste sentido, utilizar a inteligência de mercado é essencial para sair na frente da concorrência, pois ela permite utilizar dados da internet para potencializar sua empresa e ajudar nas tomadas de decisões.

A concorrência é outro fator importante a se colocar na balança na hora de planejar suas estratégias de marketing. Se por um lado a concorrência é capaz de assustar o empreendedor, por outro ela pode despertar a criatividade para buscar alternativas a fim de atrair novos consumidores e reter os atuais clientes. Outra possibilidade que este fator traz é a de parcerias.

Como você viu no artigo sobre concorrência, ela permite que você crie ações em conjunto com empresas do mesmo ramo, mas que não oferecem um produto ou serviço igual ao seu, tornando possível o desenvolvimento de ações de co marketing.

Marketing para iniciantes: modelo tradicional ou marketing digital?

A pesquisa e definição do público alvo serão bastante úteis para definir a melhor maneira de divulgar sua marca. Seus clientes são mais jovens? Então é possível que estratégias de marketing digital se mostre mais eficiente.

marketing para iniciantes

Se sua empresa oferecer produtos ou serviços para um público que, em sua maioria, não está presente nas redes, estratégias tradicionais de marketing como descontos e cartão-fidelidade, anúncios em jornais e revistas ou panfletos se façam mais vantajosos.

Lembre-se: mesmo que as estratégias de marketing estejam focadas em veículos físicos — e não digitais — é importante pensar em sua presença digital para atrair novos clientes.

O marketing tradicional pode ser classificado como toda a comunicação feita em canais offline, como televisão, jornal, rádio e produtos impressos. Entre as vantagens, podemos destacar a visibilidade e o alcance, já que os materiais impressos e anúncios transmitidos por satélite podem alcançar áreas sem acesso à internet. Além disso, a confiabilidade em campanhas impressas ou veiculadas em rádios e TVs tende a ser maior do que nas divulgadas online.

o marketing digital engloba as ações de comunicação realizadas em meios digitais, como sites, blogs, redes sociais, emails, aplicativos, entre outros. Os canais digitais têm se mostrado muito eficiente também pelo alcance, uma vez que sua empresa poderá ser vista por pessoas de todo o mundo. Além disso, o poder de viralização é muito maior do que nos veículos impressos. Se sua organização tem um conteúdo bom, é possível que ele seja compartilhado entre as pessoas através das redes sociais.

Em um cenário ideal, a melhor estratégia é combinar os dois conceitos para tornar as campanhas mais amplas e abrangentes. Para as micro e pequenas empresas é mais difícil disponibilizar recursos e tempo para pensar em estratégias que combinem as duas. Por isso, defina seu público alvo o quanto antes e pense qual a forma mais eficaz de atingir os potenciais clientes.

Gostou de nossas dicas para encontrar o perfil do cliente ideal e quer saber como otimizar os resultados da sua microempresa? Então, se inscreva em nossos cursos online gratuitos: Técnicas de Vendas e Como criar um produto de interesse do mercado.

*Publicado originalmente em 7 de fevereiro de 2017. Atualizado em 10 de junho de 2018.