Moda com propósito: consumo responsável e consciente

Já pensou na possibilidade de um mercado de moda que fomente o consumo e produção mais responsáveis e conscientes? Felizmente, esse conceito já existe e vem ganhando cada vez mais o mercado. Conheça a moda com propósito, conceito criado por André Carvalhal, ex-gerente de marketing da Farm e atual diretor cocriativo da AHLMA, que se viu impactado ao perceber os reflexos da indústria da moda no planeta.

Moda com propósito
O investimento em propostas diferenciadas para despertar o interesse dos consumidores criou um crescimento indiscriminado no consumo, o que afeta toda a cadeia: produtor, consumidor e meio ambiente. A moda com propósito vem na contramão desse modelo, pois busca potencializar o consumo responsável e uma postura empreendedora diferenciada, levando em consideração todos os envolvidos no processo produtivo e a sociedade como um todo, com respeito e sustentabilidade.

Quer saber mais sobre o assunto e identificar novas oportunidades para o seu negócio? Continue a leitura!

Moda com propósito: definindo esse conceito

Rever seus processos e escolhas, considerando que eles têm impacto na sociedade e no meio ambiente: essas são as principais diretrizes que o conceito moda com propósito busca fomentar.  Diante disso, os empreendedores do setor passam a levar em consideração aspectos, como:

  • A matéria-prima utilizada;
  • Os padrões dos modelos que participarão dos desfiles;
  • Os temas que dão vida às coleções;
  • E a mão de obra empregada.

Vale ressaltar: O objetivo final é humanizar os processos e a marca, olhar para as pessoas e demonstrar que a moda não precisa ser padronizada, mas sim, individual!

Benefícios para uma marca com propósito

Ao decidir incorporar um propósito ao seu negócio, a marca passa a ter diferenciais competitivos no mercado, que podem atrair clientes, investidores e talentos. Confira alguns deles:

  • Melhoria na reputação
  • Maior engajamento
  • Mais competitividade no mercado
  • Possibilidade de atrair e reter talentos

Estabelecer processos produtivos diferenciados, matérias-primas sustentáveis, coleções inspiradas em causas maiores… diversos aspectos podem ser explorados para contribuir no processo de decisão dos consumidores, de modo que eles optem pelo seu produto ao invés do concorrente.

Ações que podem ser realizadas nas festas de final de ano

Com a proximidade do final do ano, as empresas podem aproveitar o período de festas para adotarem algumas ações que visam o benefício coletivo, promovem o engajamento e fortalecem a marca. Algumas dicas:

  • Adoção de cartinhas

As cartinhas para o Papai Noel já são tradição e sua empresa pode ajudar a realizar alguns sonhos de Natal. É possível selecionar as cartinhas diretamente dos Correios ou, ainda, retirá-las nas instituições que atendem crianças carentes ou idosos. Fomente essa ação junto ao seu time de colaboradores também!

  • Preparo de uma ceia de Natal

Você já pensou que muitos sequer têm o que comer no Natal? Sua empresa pode ser a responsável (ou contribuir financeiramente) com instituições que oferecem alimento e amor às famílias em situação de vulnerabilidade. Encontre uma organização séria e ajude a transformar a noite de Natal dessas famílias. Todos sairão ganhando.

  • Distribuição de cestas básicas e roupas

Que tal aproveitar o clima festivo e incentivar os colaboradores e clientes a doarem peças de roupas ou alimentos não perecíveis? A sua empresa pode ser a responsável por arrecadar os donativos e, posteriormente, distribuir às famílias carentes. O resultado é a aproximação da sua marca com a comunidade, o engajamento dos colaboradores e a identificação do cliente com uma empresa socialmente responsável.

Esclareça todas suas dúvidas!

Pensando em te ajudar a encontrar possibilidades de abordagens que podem ser feitas pelo seu negócio de moda para que ele atue com mais propósito, o Sistema de Inteligência Setorial do Sebrae/SC preparou um relatório para que entenda detalhadamente o conceito de moda com propósito e como ele pode ir ao encontro dos princípios de seu negócio.

No relatório você vai encontrar:

  • Moda com propósito;
  • Benefícios para uma marca com propósito;
  • Benefícios para uma marca com propósito;
  • Oportunidades que podem ser aproveitadas pelos negócios de moda;
  • Slow fashion: uma vertente de moda responsável;
  • Como adotar um propósito para sua empresa;
  • Ações que podem ser realizadas nas festas de final de ano;
  • Iniciativas com propósito no país;
  • Casos de sucesso;
  • Ações recomendadas.

Faça o download gratuito do relatório e confira essas e outras informações na íntegra sobre moda com propósito e diferencie-se no mercado.

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