O que é a experiência de compra?

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A experiência de compra é o conjunto das percepções que um consumidor desenvolve ao interagir com uma loja durante as fases de pesquisa, compra e até a relação pós-venda. Essas percepções compõem a impressão ou a imagem que o cliente tem da loja, e vão determinar, por exemplo, se o cliente vai comprar mais, se pretende retornar e se vai recomendá-la aos amigos.

Diante da alta competitividade no setor varejista, é interessante que o pequeno negócio agregue valor à experiência do cliente. Mas como colocar em prática? Quais as melhores estratégias?

Todo tipo de interface na relação varejo-cliente tem um papel na impressão sobre a loja. Cada interação é uma oportunidade de criar uma imagem boa ou ruim, e o saldo final é o que define como foi a experiência do consumidor.

O que querem os consumidores

  • 70,8% consideram o preço um dos cinco fatores que mais influenciam na decisão de compra.
  • 52,3% começam sua pesquisa de compras em lojas tradicionais.
  • 50,9% associam melhor experiência de compra aos melhores serviços online.
  • 41,5% preferem comprar em lojas físicas.
  • 36% começam sua pesquisa de compras em sites de lojas.
  • 29% preferem comprar em lojas virtuais.

O valor da experiência de consumo

A internet tem revolucionado os hábitos de consumo e influenciado a decisão do consumidor de maneiras diferentes das que o varejo tradicional está acostumado. Por exemplo, com um smartphone sempre a mão, o consumidor pode consultar e comparar preços entre produtos, mesmo quando já está dentro de uma loja física. Assim, ele pode conferir o produto pessoalmente e, depois, o adquirir de um concorrente online, por um preço menor.

Inserir estratégias de marketing de experiência no planejamento da sua empresa pode ser uma tarefa desafiadora. Confira estas dicas:

  • Crie novas oportunidades de venda fora do seu ponto de venda padrão.
  • Estude e facilite as interações do consumidor com seus produtos e serviços.
  • Explore ferramentas de relacionamento on e offline para ajudar o cliente.
  • Pense fora da caixa, e promova seu produto ou serviço de uma maneira memorável.
  • Dê personalidade ao seu ponto de venda, fazendo dele um meio de interação.

Se a sua empresa está na internet, confira estas 6 estratégias para melhorar a experiência de compra:

  • Responda às perguntas mais frequentes.
  • Mantenha as informações acessíveis.
  • Seja proativo no atendimento ao consumidor.
  • Escolha serviços de entrega que agreguem valor ao seu serviço.
  • Trate o cliente com transparência.
  • Ofereça espaço para os clientes avaliarem os seus produtos e serviços.

Baixe o Relatório de Inteligência do SIS Sebrae e saiba mais sobre as melhores estratégias para melhorar a experiência de compra do seu consumidor!

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