Pet friendly: vantagens de adotar no seu negócio

Você sabia que 42% dos donos de animais de estimação deixaram de frequentar ou de ir à algum lugar que não aceitava os pets? O carinho com os bichos fazem com que os donos queiram estar com eles o tempo todo, e por este motivo muitos estabelecimentos estão aderindo a onda pet friendly. Você sabe o que ela significa e como aproveitar dela para atrair clientes e potencializar seu negócio?

pet friendly

Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Consumidor (SPC Brasil) revela que 61% dos brasileiros veem seus animais de estimação como parte da família. Muitos deles gostariam, ainda, de integrar mais os pets em suas rotinas fora de casa: 62% dos entrevistados disseram sentir falta de espaços que possibilitem a permanência dos animais de estimação junto aos donos, como lojas, centros comerciais, bares e restaurantes.

Existem mais de 50 milhões de cães e 22 milhões de gatos de estimação no Brasil. Associado a isso está o afeto que os donos sentem por seus animais, gerando um segmento em forte ascensão. O Brasil já é o terceiro maior mercado de produtos e serviços destinados aos pets, movimentando mais de R$ 25 bilhões. Isso representa um crescimento de 7% no setor no ano passado.

Mas você deve estar se perguntando: como eu posso aproveitar essa onda se meu estabelecimento não oferece produtos ou serviços para os pets? A resposta é tornar seu negócio mais inclusivo para os animais!

 

O que é pet friendly e como implementar no meu negócio?

O termo pet friendly é recente e tem sido amplamente utilizado para designar lugares e estabelecimentos onde os animais de estimação são bem-vindos. O conceito não se refere aos lugares onde os pets podem apenas entrar, mas sim onde o ambiente esteja preparado para recebê-los bem e proporcionar conforto para os bichos.

Apesar da vontade de muitos empreendedores em aderir ao pet friendly, muitas dúvidas podem atrapalhar ou desestimular a ideia. Algumas observações devem ser feitas antes de adotar políticas de inclusão e permanência de animais de estimação em seu estabelecimento. Veja alguns dos itens para deixar à disposição dos animais e donos:

  • recipiente com água e comida;
  • saquinhos de lixo;
  • pano de limpeza;
  • produtos desinfetantes;
  • sinalizadores de portas de vidro;
  • coleira para deixar os animais;
  • caminhas para descanso.

Antes de adotar o pet friendly é importante avaliar a viabilidade de adequar o espaço. É preciso dispor de um lugar onde haja saquinhos de lixo e panos para auxiliar na limpeza do ambiente pelo próprio dono do animal, caso ele venha a fazer sujeira no estabelecimento.

A essência do pet friendly é entender que os animais de estimação são importantes para os clientes. Nesse sentido, oferecer água e comida é um diferencial, e permite que seu cliente permaneça mais tempo dentro da sua loja, uma vez que estará despreocupado com os cuidados com o pet.

 

Restrições e cuidados especiais

Estabelecimentos como restaurantes e padarias devem seguir algumas regras para estarem de acordo com as normas de vigilância sanitária. Segundo normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a entrada de animais domésticos em estabelecimentos onde haja consumo ou preparo de alimentos só é permitida se o lugar dispor de uma área externa para os pets. Além disso, é necessário um ponto com água corrente e um profissional dedicado à fazer a limpeza do ambiente. O mesmo profissional não poderá exercer atividades que envolvam o alimento.

 

Pense diferente

Criatividade é sempre um diferencial. Se você não está disposto — pelo menos por enquanto — a fazer as adaptações necessárias no espaço físico, uma dica é pensar em eventos especiais para atrair este público. Você pode organizar encontros ao ar livre para que os donos possam passear com seus pets e interagir uns com os outros. Isso ajudará a divulgar e fortalecer sua marca.

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