Qual a importância da tecnologia no seu comércio?

20170901_Blog

As tecnologias têm sido grande protagonista no modo em que os varejistas empreendem no mercado e também em como os consumidores interagem com as marcas. Atualmente, o contato com o cliente se dá por inúmeros canais digitais. Essa mudança na experiência de compra pode ser tanto uma grande oportunidade, quanto uma ameaça aos seus modelos de negócios.

Fique atento a alguns pontos de mudanças e como tirar o melhor proveito das tecnologias!

Principais mudanças

Com o avanço das tecnologias, o setor do varejo precisou se reestruturar. Esse processo começou com as atividades operacionais, a fim de organizar a gestão dos processos das lojas (organização de informações financeiras, estoque etc). Ao longo do tempo, as tecnologias foram adaptadas para fornecer informações estratégicas. Com as inúmeras possibilidades que surgem, cabe a você, empresário, definir as melhores ideias para a sua empresa!

Tendências tecnológicas

Estar por dentro das tendências tecnológicas é imprescindível para que a sua empresa sobreviva em um mercado tão concorrido como o varejo. Confira alguns dados sobre a integração da tecnologia no varejo e algumas tendências para o setor.

Hábitos dos consumidores:

  • 99% acessa a internet diariamente;
  • 93% utiliza o celular para acessar a internet;
  • 74% já pesquisou preços online por meio do celular dentro dos PDVs.

Preferências:

  • 87% desaprova a comunicação entre as lojas físicas e os clientes (durante todo o processo de compra);
  • 85% acha ruim o atendimento dos funcionários;
  • 85% acha que a disponibilidade de informações adicionais sobre os produtos é insuficiente.

Tecnologias móveis

A utilização de equipamentos móveis, portáteis e integrados, como celulares e tablets, é cada vez mais comum aos hábitos de consumo dos brasileiros. Por meio de aplicativos, os varejistas proporcionam diferentes experiências de consumo aos clientes, como facilidade na localização de lojas; visualização de diferentes modelos de um mesmo produto, bem como sua disponibilidade na loja; comparação de preços e alertas de promoções customizadas, entre outros.

Quer saber ainda como as tecnologias podem ajudar na gestão do seu negócio e conhecer alguns cases de empresas que deram certo com o uso de tecnologias? Baixe o Relatório de Inteligência do SIS, é gratuito!

Deixe seu comentário