Reunião de brainstorming: por que adotar na sua empresa?

Você já passou horas em uma reunião tentando descobrir a saída para determinado problema e, ainda assim, não ficou satisfeito com o resultado? As mesmas pessoas falando ideias que nem sempre são a melhor solução para determinado problema? A saída para esse problema pode ser o brainstorming — técnica que vem se tornando popular nas empresas pela eficiência. Você já ouviu falar?

As reuniões, se não forem bem planejadas e organizadas, podem se tornar um pesadelo para os gestores e funcionários, transformando-se em uma atividade cansativa e, muitas vezes, desagradável. O sentimento de que a equipe está discutindo a mesma coisa durante muito tempo acaba desmotivando as pessoas e despendendo um tempo que poderia ser utilizado de uma maneira mais produtiva.

brainstorming

Por outro lado, reuniões estruturadas e com objetivos bem definidos podem encontrar soluções para problemas e tornar mais simples a realização de determinadas tarefas, otimizando o tempo e melhorando os processos internos da empreendimento. Além disso, a adoção dessa técnica pode fortalecer a cultura organizacional da empresa, pois os funcionários se sentirão mais incluídos nos processos de decisão.

Nesse sentido, a adoção da técnica durante as reuniões pode ser uma alternativa inteligente para economizar tempo e encontrar as melhores soluções para os problemas da sua empresa. As reuniões de brainstorming podem ajudar para:

  • elaborar novas ideias para a empresa;
  • compartilhar informações entre a equipe;
  • ampliar a comunicação interna;
  • estimular a criatividade e inovação;
  • encorajar o espírito de coletividade.

O que é Brainstorming e como aplicar nas reuniões?

O brainstorming é uma prática realizada em várias empresas como um método alternativo para solucionar problemas específicos, criar novos produtos ou serviços, trocar informações importantes sobre andamento de projetos ou para estimular o pensamento criativo.

A técnica de brainstorming foi criada pelo publicitário Alex Osborn no final da década de 1940 e foi utilizada como alternativa para gerar uma grande quantidade de ideias. Ele acreditava que as melhores propostas se destacariam ao valorizar todos as sugestões e considerá-las com o mesmo peso.

A lógica que permeia o conceito de brainstorming é de que duas ou mais pessoas pensam melhor do que uma individualmente. Logo, o grupo poderá encontrar mais facilmente a saída que a empresa estava procurando, através da troca de ideias e reflexões dos funcionários.

O objetivo principal da primeira etapa da reunião de brainstorming é coletar o máximo de ideias possível. É importante que nesta fase não haja censura das propostas. A regra de ouro do brainstorming é que nenhuma informação deve ser descartada nem julgada inapropriada ou absurda. As concepções prévias devem ser abstraídas nesta etapa, pois o medo de dar uma ideia que possa parecer “boba”, atrapalha o processo criativo e acaba intimidando a proposição de alternativas.

5 passos para uma reunião de Brainstorming perfeita

  1. prepare o objetivo do encontro com alguns dias de antecedência e compartilhe com sua equipe. Isso ajuda para que os colaboradores estejam preparados para propor alternativas e impede que a reunião fique estagnada antes mesmo de começar;
  2. reúna a equipe e estipule um tempo para cada membro compartilhar as ideias que teve para atingir o objetivo determinado. É importante que todos os integrantes do time participem desse processo;
  3. faça a chuva de ideias acontecer. Depois de discutidas, peça para o time escrever as sugestões em um pedaço de papel ou post-it e distribua sobre a mesa de reunião.
  4. organize as ideias juntando as similares e faça uma seleção das que têm mais probabilidade de funcionar para atingir o objetivo, segundo o que foi discutido com o time.
  5. defina o planejamento para que as ideias sejam colocadas em prática. Nesta etapa você poderá fazer a distribuição de tarefas e cada funcionário poderá ficar encumbido de determinadas ações, para não sobrecarregar ninguém da equipe.

Fique atento, pois mesmo nessas reuniões de brainstorming pode haver ociosidade, perda de tempo e indolência social. Para que isso não aconteça, permita que todos os colaboradores possam dar suas opiniões e estimule-os a discutir as propostas sem fugir do assunto principal.

Acompanhe nosso Blog e fique por dentro de mais dicas sobre empreendedorismo. Em nosso Portal de Atendimento você encontra uma variedade de cursos online e presenciais para quem deseja aperfeiçoar seus conhecimentos sobre o mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *