Saiba como fidelizar e reter clientes

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Você sabia que reter clientes é mais vantajoso  que conquistar novos? Por isso, programas de fidelização, atendimento de pós-venda e serviços adicionais são algumas das estratégias possíveis para fidelizar e reter clientes para sua empresa. Confira abaixo, algumas dicas e informações apresentadas no Relatório de Inteligência do SIS Sebrae.

Vantagens em ter clientes fiéis

  • Reter clientes pode ser até 5 vezes mais barato que conquistar novos.
  • São responsáveis por até 65% das vendas de uma empresa.
  • Indicam outros consumidores, o que contribui para atrair novos clientes.
  • Divulgam a empresa de forma positiva, contribuindo para sua imagem.
  • Dispostos a pagar mais pelos produtos e serviços da empresa que confiam.
  • Tendem a comprar em maior quantidade, elevando o gasto médio.

Perda e comportamento de clientes

É importante que o empresário conheça os aspectos relacionados ao comportamento do consumidor, para que cuidados sejam tomados no atendimento e no relacionamento com esse público.

Empresas e a fidelização

  • 70% das empresas brasileiras não possuem cadastro dos seus clientes.
  • 85% das empresas nunca fizeram pós-venda.
  • 94% nunca utilizaram tecnologias digitais para monitorar seus clientes.

Frustrações e perda de clientes

Com base nessas informações, verificam-se os cuidados a serem tomados no momento do atendimento e possíveis melhorias a serem feitas. Desta forma, a atenção a esses aspectos contribui para a satisfação do cliente, o que impacta na sua fidelização.

Entre os aspectos que frustram os clientes, destacam-se:

  • Vendedores despreparados e desatentos.
  • Promessas não cumpridas.
  • Ausência de pós-venda e outros.

A perda de clientes está, em sua maioria, relacionada a:

  • 14% insatisfação com a solução fornecida.
  • 68% atitude de indiferença com os clientes.

Dicas para fidelização e retenção

Diversas iniciativas de fidelização e retenção de clientes podem ser implantadas em MPE de varejo calçadista. Para isso, é fundamental considerar alguns pontos de atenção:

  • Perfil do cliente: saiba quem é seu cliente, onde ele está e suas necessidades.
  • Atendimento: tenha uma equipe treinada para realizar um bom atendimento.
  • Pós-venda: ofereça assistência ao cliente após a venda.
  • Tratamento VIP
  • Monitoramento

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