Sustentabilidade estratégica para o pequeno negócio

shutterstock_559842814

A sustentabilidade possui um enorme papel para a sociedade e o meio ambiente, além de ser vista como uma tendência que vem sendo aderida por todas as empresas. A partir disso, surge a demanda pela contratação de serviços e produtos sustentáveis, tornando-se uma oportunidade para os pequenos negócios.

Adequar-se às novas normas de responsabilidade ambiental e/ou oferecer produtos e serviços sustentáveis de qualidade para o município ou estado é uma das vantagens do pequeno negócio que resulta na geração de emprego, renda e auxilia no desenvolvimento local.

Para aproveitar as oportunidades de mercado, o microempreendedor deve fazer adaptações nos produtos e serviços, de modo a repensar o processo produtivo que envolve a gestão de resíduos, energia e água. Essas mudanças impactam na redução de custos e aumento da competitividade.

Quem opta por compras sustentáveis estimula a criação de soluções cada vez mais inovadoras. Diversos outros benefícios podem ser listados, como:

  • Melhor conhecimento sobre o ciclo de vida dos produtos ou serviços adquiridos;
  • Eficiência na utilização de recursos, reduzindo consequentemente impactos socioambientais e os custos operacionais da empresa;
  • Uma vez que atende o setor público com produtos ambientalmente sustentáveis, está apto para atender o mercado privado, ampliando a competitividade;
  • Melhorar a qualidade dos produtos comercializados e serviços prestados no mercado.

Cerca de 600 bilhões de reais são movimentados pelo governo brasileiro para a aquisição de bens e serviços. Uma vantagem para os pequenos negócios é a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa que estabelece normas referentes ao tratamento diferenciado aos pequenos negócios, devido ao papel de impulsionar o desenvolvimento local.

Uma necessidade para os pequenos negócios que desejam participar de licitações como fornecedores é saber sobre o processo de compras públicas, compreender o passo a passo, conhecer a legislação envolvida, entre outros aspectos.

Baixe o Boletim de Inteligência do SIS Sebrae para que você entenda e passe a aplicar as estratégias do meio sustentável no seu negócio.

Deixe seu comentário