Tecnologia Digital e Sustentabilidade como oportunidade de negócio

shutterstock_361842647

 

Na era da globalização e da transformação digital acelerada, a capacidade das empresas e organizações de alavancar tecnologias para criar oportunidades impulsiona o desenvolvimento sustentável.

É completamente perceptível como o mundo da tecnologia tem recebido grandes transformações que influenciam direta e rapidamente a vida das pessoas. Cada vez mais os serviços são entregues de forma virtual, como jornais, serviços bancários, educação, contas a pagar, máquinas conversam entre si e nossos dados estão todos disponíveis na nuvem.

Sendo assim, é importante estarmos atentos às novas tendências e oportunidades que estas transformações proporcionam para o mercado. Afinal a tecnologia digital é um fator essencial para o trabalho, o crescimento e o bem-estar, tendo um impacto profundo em todos os setores.

E por falar em setores, o que acontece quando misturamos Tecnologia Digital com sustentabilidade? O boletim de Inteligência sobre Negócios Digitais e Sustentabilidade, disponível no portal do SIS traz alguns exemplos de negócio que deram muito certo. A seguir, listamos alguns cases que você irá encontrar no material do SIS!

 

– COMPRANDO ENERGIA LIMPA PELA INTERNET

Parece complicado, mas a Sungevity, empresa americana de instalação e financiamento de energia solar residencial, inovou no formato de venda de painéis solares para consumidores individuais. No lugar de lojas físicas e representantes de varejo locais, a marca desenvolveu um modelo de vendas online dimensionável, onde os clientes podem pedir cotação dentro de 24 horas. Após isso, uma equipe de engenheiros remotos projeta os sistemas solares com base em imagens de satélite e a Sungevity subcontrata o trabalho de instalação para operadores locais menores, movimentando a economia local.

– CONTROLE DE DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS

Nada de comprar produtos a mais ou desnecessários que vão ficar na prateleira dos estabelecimentos até a validade chegar! A empresa gringa WISErg utiliza tecnologia para evitar o desperdício de alimentos. Ela coleta resíduos de restaurantes e supermercados para analisar e colher informações sobre os resíduos, que futuramente servirá para estocar as prateleiras (tendo uma noção dos produtos que são mais consumidos, por exemplo). Após a análise, a empresa tritura os restos para criar um fertilizante líquido cheio de nutrientes.

Além de auxiliar na sustentabilidade dos negócios voltados a alimentação, a análise mostra a origem da matéria-prima acusando se os fornecedores são locais e produzem de forma responsável.

E quando achávamos que não tinha mais em que empreender, vem um boletim do SIS para nos provar o contrário. Esteja atento às ações sustentáveis que podem ser implantadas no seu negócio. Para mais informações sobre o assunto é só baixar gratuitamente o boletim de Inteligência sobre Negócios Digitais e Sustentabilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *