A transformação digital e suas oportunidades de mercado

A transformação digital mudou a forma como consumidores e marcas se comportam, vendem e se relacionam. No varejo não é diferente, pois novas tecnologias e ferramentas ajudam a alavancar resultados e explorar novas formas de se conectar com o seu consumidor, tanto em lojas físicas como em e-commerce. transformação digital

O comércio varejista no Brasil

O varejo representa uma fatia importante para a economia do Brasil, sendo que 23,3% dos empregos gerados por aqui são nesse segmento. Além disso, em 2017, o consumo dos brasileiros no setor foi de R$ 4,18 trilhões.

Em Santa Catarina, o segmento também apresenta bons resultados. Segundo a Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada pelo IBGE, foi contabilizado um aumento de 13,6% nas vendas do estado entre os meses de julho de 2017 a julho de 2018.

Como a transformação digital pode potencializar o mercado varejista

O consumidor 3.0 busca muito mais do que um produto com bom preço. Na era da transformação digital, o atendimento personalizado, praticidade para escolher e receber o que comprou, além de facilidades na forma de pagamento são pontos importantes e que devem ser levados em consideração pelos empreendedores.

Para atender às necessidades de seus clientes, você precisa conhece-los. É válido lançar mão de tecnologias que ajudem a traçar o perfil do seu público alvo, como a média de idade, quais produtos eles mais procuram, quais regiões estão concentrados, como preferem realizar suas compras (virtual ou presencialmente), o que esperam dos produtos que adquirem, entre outras informações relevantes. As principais vantagens do uso da tecnologia nesse setor são:

  • Customização de produtos;
  • Atendimento rápido e direto;
  • Segmentação de clientes.

Para personalizar seu atendimento, é possível:

  • Oferecer exatamente o que o cliente procura;
  • Vender produtos únicos e exclusivos;
  • Mostrar ao cliente o que ele precisa.

Para aprofundar no assunto, o Sistema de Inteligência Setorial do Sebrae preparou um relatório que orienta sobre como você pode utilizar a tecnologia a seu favor e aumentar as vendas do comércio varejista.

O que você vai encontrar no relatório:

  • O varejo no Brasil;
  •  Varejo em Santa Catarina;
  •  Varejo tradicional X E-commerce;
  •  Comportamento do consumidor;
  •  Perfil do cliente de cada geração;
  •  Tecnologia no varejo;
  •  Multichannel e omnichannel;
  •  Como aplicar o conceito de omnichannel;
  •  Ações recomendadas.

Faça o download gratuito do relatório e confira essas e outras informações na íntegra sobre transformação digital.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *