Turismo Cultural é a oportunidade para fortalecer o Turismo Catarinense

shutterstock_559055305

Você sabe o que é Turismo Cultural? É possível defini-lo, de maneira geral, como toda atividade que busca enfatizar as atrações culturais dos locais de turismo, como museus, monumentos históricos, espetáculos e eventos, de forma a desenvolver e dinamizar a economia da região, além de envolver a comunidade em sua história. Alguns tipos de turismo cultural são:

  • Cívico
  • Religioso
  • Místico e esotérico
  • Étnico
  • Cinematográfico
  • Arqueológico
  • Gastronômico
  • Ecoturismo
  • Ferroviário

Segundo levantamento feito pelo Ministério do Turismo em 2015, cerca de 2,87 milhões de turistas brasileiros e outros 663 mil turistas estrangeiros viajam pelo país em busca de atrações culturais. Além disso, o país é o 8º no mundo em recursos culturais. Em Santa Catarina, o turismo é responsável por 12,5% do PIB do estado, sendo a cultura europeia um grande atrativo para os turistas adultos que visitam a região.

Perfil do turista cultural

Um dos principais pontos ao explorar um nicho de mercado é definir e conhecer o público alvo que será atingido. Pelo ponto de vista do mercado, há dois públicos quando falamos em turismo cultural:

Público principal: sua principal motivação na viagem é conhecer a cultura dos locais visitados, viajando especificamente para isso.

Público não principal: esse público possui outras motivações para viajar, mas aproveita o momento para conhecer os atrativos culturais do local.

Com informações como essa em mãos, você pode elaborar estratégias e ações específicas para atrair cada segmentação de público, uma vez que possuem interesses e expectativas distintas em relação à viagem.

Destinos de turismo em Santa Catarina

Em Santa Catarina, explorar o turismo cultural é uma ótima oportunidade de negócio. O Estado oferece diversas atrações, como:

– Patrimônio histórico europeu;

– Patrimônio histórico nativo;

– Programas culturais que abrangem opções tradicionais e contemporâneas, como festivais, feiras e outras manifestações culturais que agradam diferentes tipos de públicos.

Quer saber mais detalhes sobre como o Turismo Cultural pode alavancar o turismo em Santa Catarina? Confira nosso Relatório de Inteligência sobre o assunto aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *