Turismo de luxo e o seu potencial em Santa Catarina

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O turismo de luxo tem sido associado cada vez menos a valores materiais. Em vez disso, muitos viajantes se concentram em experiências sustentáveis, conscientização e criação de significado – aspectos intangíveis das viagens. Voltado ao turista de alta renda, o turismo de luxo resistiu à crise econômica e registrou um crescimento significativo em 2016 – cerca de 25% em relação ao ano anterior.

O Relatório de Inteligência do SIS mostra como o turismo de luxo pode ser oportunidade para os pequenos negócios catarinenses. Além disso, destaca o perfil do viajante, dicas de atendimento e marketing especializado!

Perfil do viajante de luxo

Portanto, a viagem de luxo deve levar em consideração os seguintes parâmetros, a fim de satisfazer a nova tendência do mercado:

  • Tempo e espaço;
  • Saúde e segurança;
  • Sustentabilidade e autenticidade;
  • Exclusividade e individualidade;
  • Especialidade e estética.

Caçadores de recompensas (Reward Hunters): Eles se concentram em viagens autoindulgentes, misturando luxo com autoaperfeiçoamento e saúde pessoal. São motivados a trabalhar duro e buscar recompensas, por isso, focam em experiências de luxo.

Buscadores de simplicidade (Simplicity Searchers): Valorizam facilidade e transparência no planejamento de suas viagens e férias. Para evitar ter que fazer pesquisas extensas, eles terceirizam sua tomada de decisão para fornecedores confiáveis.

Contadores de objetivos (Obligation Meeters): Suas escolhas de viagem são restringidas pela necessidade de atingir um objetivo específico. Pode ser viagens de negócios, mas também obrigações pessoais, como festivais religiosos, casamentos e encontros familiares. Eles organizam outras atividades em torno de seu propósito principal.

Atendimento e marketing: personalização e alto padrão de ponta a ponta

A realização personalizada é uma das principais tendências do mercado de luxo. O viajante está dando preferência ao acúmulo de memórias de viagem extraídas de momentos transformadores, que estão profundamente alinhados com o seu ideal de realização pessoal. Cada vez mais os turistas buscam a concretização de objetivos pessoais e experiências imersivas, em lugar de um destino específico. Dessa forma, é fundamental que o empresário esteja preparado para receber esse turista, transformando sua experiência em algo único.

Dicas de marketing:

  • Mantenha uma forte presença digital e estratégica de marketing online. Enfatize os elementos que os viajantes não conseguem encontrar em países concorrentes na sua comunicação.
  • Cuidado com a reputação do seu negócio. Mantenha seus canais de comunicação (mídias sociais, portal próprio, sites de viagem e reservas do qual faz parte) atualizados e não deixe seu cliente sem a resposta solicitada.
  • Explore as mídias sociais. Atualmente, cerca de 75% dos consumidores de luxo usam as mídias sociais. Utilize-as para que seus potenciais clientes possam conhecer as experiências de viagem que você pode oferecer.

O SIS tem muito mais dicas para você! Confira mais dicas de marketing, dicas para o seu negócio crescer e casos de sucesso no mercado. É só baixar, DE GRAÇA, o relatório!

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