Turismo LGBT no Brasil: conheça mais sobre as oportunidades desse setor turístico

turismo LGBTAtualmente, o turismo LGBT é um dos segmentos que apresenta maior potencial para o mercado de turismo no Brasil. Segundo dados divulgados no Fórum de Turismo LGBT, em 2017 esse nicho apresentou crescimento de 11%, enquanto o turismo de modo geral apenas subiu 3,5%.

A sigla LGBT reúne pessoas que se consideram lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transgêneros. Segundo estudos, o Brasil é considerado o país com maior potencial para o desenvolvimento do mercado de turismo para esse público em toda América Latina.

Turismo LGBT e cidades Gay-friendly em SC

Gay-friendly, você já ouviu esse termo? Ele é usado para fazer referência à lugares, políticas e instituições públicas ou privadas que se preocupam em oferecer um ambiente aberto, agradável, receptivo e confortável para as pessoas que fazem parte do público LGBT.

Santa Catarina vem aproveitando todo o potencial turístico proporcionado por esse público e Florianópolis é considerada um dos melhores destinos LGBT do Brasil, graças a, entre outros fatores, leis, casas noturnas e pousadas voltadas especificamente para esse consumidor.

Um exemplo é a Lei municipal nº 7.961, em vigor desde 2009 em Florianópolis, que respeita o direito de promoção e o reconhecimento da liberdade de orientação, prática, manifestação, identidade e preferência sexual de todos os cidadãos, bem como busca reprimir os atos discriminatórios ao público que se manifeste como LGBT.

Negócios e oportunidades: onde investir para receber o público LGBT?

Atender ao público LGBT pode trazer alguns desafios e é muito importante que os empreendedores estejam sempre atentos para não expor esses consumidores a experiências desagradáveis. É fundamental que, assim como em qualquer outro nicho, os clientes se sintam valorizados e atendidos de forma satisfatória.

Alguns modelos de negócio específicos podem ser desenvolvidos para atender com qualidade às preferências do público LGBT, como: viagens de lua de mel, cruzeiros marítimos, paradas e festas temáticas; eventos esportivos etc.

As empresas de turismo que desejam beneficiar-se do mercado precisam implementar uma série de boas práticas, que vão desde a capacitação da equipe interna, criação de estratégias de marketing específicas para esse público e até mesmo a escolha de fornecedores que também entendam e estejam envolvidos nesse nicho.

Como empreender nesse mercado?

Pensando em te ajudar a colocar em prática novas ideias de negócios a fim de atrair e atender clientes LGBT, o Sistema de Inteligência Setorial do Sebrae/SC preparou um relatório completo e gratuito com dicas e estratégicas que podem te ajudar nessa missão.

Além disso, você ainda confere dicas interessantes para tornar a sua empresa gay-friendly e alguns cases de sucesso voltados ao turismo LGBT para se inspirar!

Confira essas e outras informações na íntegra sobre o mercado de turismo LGBT e como a sua empresa pode aproveitar as oportunidades desse segmento. Faça o download gratuito do relatório!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *