WhatsApp Marketing: aprenda a utilizar nos negócios

A explosão dos serviços de telecomunicações no Brasil foi um dos motivos que levaram as empresas a se adaptarem à transformação digital. Em um mundo cada vez mais conectado, as companhias estão mudando suas estratégias de relacionamento com os clientes para se destacarem da concorrência e se consolidarem no mercado. Nesse contexto, um novo conceito entra em cena: o WhatsApp Marketing.

whatsapp marketing

O atendimento aos clientes é alvo de constante preocupação e um dos principais meios de aperfeiçoar a experiência dos consumidores por meio dos principais canais de comunicação da empresa. O WhatsApp — aplicativo de mensagem mais popular do Brasil — é uma plataforma que tem ganhado destaque quando o assunto é criar estratégias de marketing.

Na verdade, 8 dos 10 aplicativos mais utilizados no Brasil ou são de redes sociais ou de comunicação por meio de mensagem ou email. Isso abre uma gama enorme de possibilidades para as ações de divulgação da empresa, desde e-mail marketing ou estruturação de canais para atendimento online pelas redes sociais.

A popularização dos smartphones no mercado da comunicação móvel foi um dos principais responsáveis pela mudança nos hábitos de relacionamento. A pesquisa realizada pelo Instituto Data Popular revela que 77% da Classe A dos brasileiros possuem celular com acesso à internet. Os números entre as classe B e C são de 60% e 47%, respectivamente.

Como utilizar o WhatsApp no marketing?

Os dados mais recentes divulgados pela companhia revelam que são enviadas mais de 55 bilhões de mensagens por dia por meio do aplicativo. Só no Brasil, em 2017, a empresa tinha mais de 160 milhões de usuários registrados, o que revela uma rede com potencial muito grande para estratégias de marketing e comunicação. Mas você sabe como utilizar essa ferramenta para otimizar os processos internos da sua empresa e melhorar o relacionamento com o cliente?

Confira algumas dicas para utilizar o WhatsApp da melhor maneira e transmitir uma boa imagem para os clientes:

1. Baixe o WhatsApp Business

Disponível desde janeiro de 2018, o aplicativo WhatsApp Business é ideal para micro e pequenos empresas. A versão corporativa do app é gratuita e traz três grandes novidades para os empreendimentos, em relação ao WhatsApp convencional. Entre elas está a possibilidade de verificar a conta comercial, mensagens e respostas automáticas e acesso às estatísticas e relatórios de recebimento e envio de mensagens. Basta baixar o app, fazer um cadastro informando um número de telefone para ser vinculado à conta. Não é necessário informar o CNPJ.

Na conta empresarial é possível informar dados como endereço físico, descrição dos produtos ou atividades da organização, endereço de e-mail e página na internet. Além disso, você pode adicionar etiquetas para cada usuário, como “Novo Cliente” ou “Pagamento Pendente” por exemplo, para ajudar na organização das conversas e possibilitar encontrá-las mais facilmente.

2. Seja criativo

Além de utilizar o WhatsApp para estabelecer um canal para tirar dúvidas e dar mais informações para o cliente, é possível divulgar novidades sobre produtos e serviços para as pessoas que já conhecem a empresa. Aproveite a ferramenta para enviar promoções, convites ou mesmo informações importantes que possam ser interessantes para ela e que tenham a ver com seu ramo de atuação.

3. Tenha cuidado com a periodicidade

Assim como qualquer outra ação de publicidade, é preciso ter cautela e bom senso no transmissão das mensagens. Um envio excessivo de comunicados pode ser incômodo para o usuário, assim como o uso de linguagem inadequada, erros gramaticais ou ortográficos e exagero na utilização de símbolos e figurinhas (emojis). Lembre-se que esses fatores são importantes para conquistar atenção e credibilidade dos usuários.

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