12 aplicativos para empresas de micro, pequeno e médio porte

Tecnologias são desenvolvidas por empresas que já passaram pelo Programa de Capacitação Startup SC, do Sebrae SC

O Programa de Capacitação Startup SC atende desde empreendedores iniciantes, que só têm a ideia, até aqueles que já têm uma empresa e precisam acelerar o crescimento. Participar do programa faz com que hoje esses empreendedores consigam retribuir todo o auxílio que receberam do ecossistema oferecendo suas soluções em condições especiais para outros pequenos negócios e empreendedores que também estão enfrentando desafios financeiros durante a crise. Conheça algumas dessas soluções.

Asaas

Integrante da segunda turma de capacitação do Startup SC, a Asaas, de Joinville, oferece serviços financeiros para profissionais autônomos, MEIs e micro e pequenas empresas. Por se tratar de uma solução completa para gestão de cobranças, pagamentos e antecipação de recebíveis, a empresa consegue auxiliar esses públicos a cuidar de suas finanças sem grandes gastos, pois o aplicativo é gratuito, cobrando taxas somente por operação financeira realizada.

Hiper

A Hiper é uma startup de Brusque (SC), integrante da terceira turma do Startup SC, que atua desde 2012 desenvolvendo soluções nas áreas de gestão e vendas para o comércio. Por meio do Hiper Gestão, o micro e pequeno comerciante pode monitorar desde o estoque até a venda final, personalizando o software com os aplicativos da loja digital Hiper. A startup também desenvolve o Hiper Mini, pensado para quem está começando seu negócio como microempreendedor individual. O sistema está habilitado para atender o comércio como um todo, incluindo lojas de roupa, alimentos, variedades até estabelecimentos mais específicos e prestadores de serviço. A Hiper conta com 17 mil clientes, em 2.000 cidades do Brasil, conquistando em média 500 novos por mês.

Mercos

Capacitada na segunda turma do Startup SC, a Mercos também vem de Joinville e traz uma alternativa para potencialização de vendas por meio de seu software. A tecnologia está integrada a mais de 100 ERPs e atende indústrias, distribuidoras e representantes de vendas. Tendo como lema a ideia de que movimentar a economia melhora a vida das pessoas, a empresa recentemente lamentou a necessidade de corte de 40% de sua equipe por perda de faturamento do mercado PME com que trabalha, mas busca seguir ajudando este segmento como puder.

PagueVeloz

A fintech PagueVeloz, de Blumenau, foi selecionada para a sexta turma do programa de capacitação Startup SC. Durante o isolamento social, cobrar por cartão de crédito se tornou um problema, já que exige a presença do cliente. Pensando nisso, a empresa ampliou a oferta do LinkVeloz, opção de pagamento via link, que previne o deslocamento do cliente e, consequentemente, qualquer contato. Em meio à pandemia, a solução apresentou crescimento de demanda, permitindo a continuidade das cobranças sem a necessidade do contato físico.

Code Money

Criada em 2017 em Florianópolis, a Fintech Code Money participou da oitava turma do Startup SC e está em alto crescimento durante a pandemia. Isso porque a empresa oferece um aplicativo que elimina a necessidade do uso de cartões físicos, papel moeda e maquininhas de cartão, fazendo as transações financeiras por meio da geração e leitura de QR Code. E outra modalidade de pagamentos que contribuiu para a empresa escalar a operação e ajudar os clientes no momento onde a preocupação era não perder vendas, devido ao isolamento social, foi a cobrança por link, o que tornou o fluxo de pagamentos e recebimentos ainda mais ágil, totalmente propício para o momento “no touch” que estamos vivendo. Essa segunda modalidade fez com que a empresa tivesse nos meses de março, abril e maio o maior número de clientes cadastrados na plataforma desde sua fundação. A startup atende principalmente os segmentos de bares e restaurantes, mini mercados, cafés e padarias, focando bastante nas PMEs.

Meu Crediário

A startup Meu Crediário, também integrante da oitava turma do Startup SC, tem como público principal lojas de pequeno e médio porte que têm desafios na análise e concessão de crédito para vendas a prazo. A solução também contribui para a cobrança automática de inadimplentes e negativação nos birôs de crédito. A inadimplência já apresentou crescimento no primeiro trimestre de 2020 em função da pandemia. Segundo análises da própria startup, baseadas em uma rede de mais de mil lojistas espalhados pelo país, o aumento foi de 30% na inadimplência do crediário em março, se comparado ao mesmo mês do ano passado.

A empresa também considera um ótimo momento para inovação no crediário, dado o crescimento da procura por este canal de vendas. A solução consiste em um sistema de análise e concessão de crédito para vendas no crediário próprio com uso de inteligência de dados.

Administrar Online

Entre as empresas que estão obtendo perspectivas positivas no contexto da crise, as fintechs e startups que solucionam problemas muito latentes do dia a dia de pequenas e médias empresas se destacam. A Administrar Online, de Florianópolis e integrante da nona turma de capacitação do Startup SC, nasceu com o propósito de resolver os problemas de Gestão Financeira das Micro e Pequenas Empresas. Ela se posiciona como sendo o setor financeiro online das PMEs, auxiliando com a operacionalização do dia a dia das tarefas financeiras. Agora, os micro e pequenos empresários brasileiros tem a oportunidade de ficarem livres das tarefas operacionais financeiras e ter mais tempo para focarem no crescimento dos seus negócios.

Amo Delivery

Partindo novamente para o interior do Estado, a Amo Delivery surgiu em Chapecó para atender cidades pequenas e, por consequência, os pequenos negócios que nelas sobrevivem, com soluções nas áreas de marketing e delivery. A empresa começou com delivery de comida, mas hoje já atua nos segmentos de bebidas, farmácia, supermercado, suplementos, entre outros. Por meio de sua atuação, a rotina de dezenas de PMEs se torna muito mais prática, podendo agregar os serviços de entrega tão necessários durante a pandemia a contextos onde antes isso não era ofertado.

Nitronews

Integrante também da nona turma do Startup SC, a Nitronews é uma startup com sede em Florianópolis e Porto Alegre, que desenvolve uma ferramenta de Email Marketing com recursos destinados a geração de leads como: construção de Landing Pages, formulários pop-ups e chat. Por meio da ferramenta, que disponibiliza a primeira plataforma de e-mail marketing na modalidade gratuita no Brasil, pequenas e médias empresas podem integrar o universo do marketing digital de forma acessível, simples e rápida, permitindo que sejam mais encontradas como soluções relevantes e possam aumentar vendas durante a crise.

Magazord

Selecionado em 2020 para compor a décima turma de capacitação do Startup SC, o Magazord é uma plataforma feita sob medida para o E-commerce, sendo criada em Rio do Sul e atuante em toda Santa Catarina. As soluções vão desde a criação do layout responsivo da loja virtual até o ERP integrado, com soluções para fretes, gestão de estoque e integração com os maiores Marketplaces do Brasil. O foco do Magazord é impulsionar marcas, dentre elas Micro e Pequenas Empresas, oferecendo um serviço completo de Marketing, Gestão Financeira e soluções de Transporte, para que assim tudo o que é necessário para uma operação de E-commerce eficiente esteja dentro de uma única plataforma.

Kyte

Desenvolvido pela startup Kyte, de Florianópolis, a tecnologia é um aplicativo que permite a criação de uma loja virtual para receber pedidos pela internet, além de contar com a possibilidade de realizar toda a gestão do negócio via celular. Em tempos de isolamento social e pandemia, nada como auxiliar pequenos negócios a fazer dinheiro sem sair de casa. O app pode ser usado gratuitamente para receber os Pedidos Online e fazer a gestão básica das Vendas. Para um melhor gerenciamento é necessário contratar o plano PRO (R$19,90 / mês). A startup já nasceu com foco global e cresce rapidamente, com mais de 10.000 clientes pagantes em todo o mundo. A empresa integra a décima turma do Startup SC e está passando pelo programa neste ano de 2020.

Zion Content

Última empresa desta lista que você poderá consultar para encontrar formas acessíveis de manter suas contas em dia durante a pandemia é a Zion Content, de Balneário Camboriú e integrante da edição de 2020 do Programa de Capacitação. A empresa auxilia a alavancar as vendas de PMEs através da criação de conteúdo para as redes sociais. Os planejamentos envolvem criação de grades mensais com produção dos conteúdos e gerenciamento das redes sociais das empresas. A Zion ajuda ainda com a criação e remodelação da identidade visual das empresas para que se posicionem melhor no mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *