6 dicas para gestão de franquias

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O setor de franquias tem se mostrado um mercado promissor para quem decidiu investir. Pesquisas revelam que o modelo de negócio tem crescido, mesmo em meio à crise econômica. Inclusive, quando comparado com outros setores é o único que tem  mostrado resultados positivos. Entretanto, o cuidado com a gestão de franquias é fundamental para ter sucesso.

Neste artigo, vamos mostrar 6 dicas de gestão de franquias para você aplicar em seu negócio e continuar em crescimento. Confira!

O potencial do setor de franquias no Brasil

Um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) revelou que o mercado de franquias faturou R$ 40,7 bilhões entre os meses de abril e junho de 2018. O valor representa um crescimento de 8,4% comparado com o ano anterior. 

O mesmo levantamento também mostra que houve queda no índice de fechamento das empresas e crescimento no número de novos negócios. No segundo semestre de 2018, o índice de fechamento das empresas foi de 1,3%, enquanto o de abertura foi de 3,1%. Uma taxa bem inferior à média de mortalidade das empresas no Brasil.

Com isso, o mercado de trabalho tem sido positivamente impactado. Em 2017, o número de empregados no setor foi de aproximadamente 1,2 milhão. No mesmo período do ano seguinte, o registro foi de 1,224 milhão. 

Uma das vantagens das franquias é que há opções de negócios para todos os perfis de empreendedores e para todos os tipos de orçamento. Não é necessário investir muito para abrir uma franquia. No entanto, além do potencial do setor, a gestão é um fator fundamental para o sucesso desse modelo de negócio. 

Gestão de franquias: 6 dicas para ter sucesso em seu negócio

Entenda que marca não é tudo

Você pode até ter a franquia de uma marca conhecida e consolidada no mercado, mas só o nome não é suficiente. A prova disso é que muitas franquias já fecharam por má gestão, falta de planejamento e uma série de motivos. 

A marca tem um grande peso, mas cuidar das finanças do negócio, acompanhar a demanda de pedidos, estar atento ao atendimento, entre outros fatores são pontos básicos para qualquer empresa. Principalmente as franquias. 

Esteja alinhado com as diretrizes da franqueadora

A franquia é um negócio próprio, mas que conta com regras, orientações e diretrizes a serem seguidas. Agir de forma diferente dos valores da marca não vai agregar em nada ao negócio, pelo contrário poderá causar uma imagem negativa ao cliente, de falta de padrão, qualidade e segurança.

A franqueadora define as regras e os padrões da marca, o franqueado deve seguir essas orientações, se quiser ter sucesso no negócio. 

Mantenha o padrão de qualidade

Um dos fatores que levam empresas a se tornarem franquias de sucesso é o padrão de qualidade. O cliente sabe que receberá o mesmo atendimento, terá acesso aos mesmos produtos e serviços, em qualquer unidade que estiver. Manter o padrão de qualidade vai ajudar a sua unidade a ter sempre mais clientes, novos e fiéis.  

Monitore o desempenho da sua franquia

Os indicadores de desempenho mostram como está a gestão como um todo, pois índices relacionados com diferentes áreas do negócio são avaliados. Fazer o acompanhamento desses dados vai ajudar o franqueado a entender melhor as necessidades do negócio, os aspectos que precisam de melhorias, pontos que estão apresentando bons resultados etc. 

Cuide da gestão financeira

A gestão financeira deve ser uma atividade prioritária na vida de um franqueado. Essa atividade que sustentará a gestão de franquias de forma consistente. Desde o acompanhamento do fluxo de caixa, o controle dos custos até o planejamento estratégico, são tarefas rotineiras de uma gestão de franquias. 

No início do artigo, citamos sobre a mortalidade das empresas e a falta de gestão é um dos fatores que pode levar um negócio à falência. O franqueado deve acompanhar seu demonstrativo de resultados e usar a previsão de baixos rendimentos para equilibrar as contas da empresa. Além disso, as contas da franquia e as contas do franqueado devem estar sempre separadas.

Busque capacitação e treinamentos

Em geral, franqueadoras oferecem uma base sólida de cursos e treinamentos para seus franqueados. São treinamentos que acontecem na abertura do negócio, mas continuam para apoiar a gestão de franquias. 

Esses treinamentos costumam ser focados no segmento de atuação da franquia, mas o empreendedor pode buscar outras alternativas. Principalmente para manter sua equipe sempre atualizada e capacitada.  
O Sebrae/SC oferece uma série de cursos, palestras, treinamentos e conteúdos no Portal de Atendimento para os franqueados que querem se capacitar e melhorar a gestão de franquias. Para dúvidas mais específicas e apoio em outras questões, o Sebrae conta com as consultorias. Acesse o site e encontre a melhor solução para a sua gestão.

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