[Acerte nos processos 3] Como fazer o mapeamento de processos: impactos e resultados

Nos posts anteriores nós explicamos a importância da gestão de processos, os benefícios que o mapeamento de processos pode trazer para a sua empresa e como colocar tudo isso em prática, com passo a passo e dicas para você começar a tornar sua empresa mais competitiva. Hoje nós vamos ainda mais a fundo, para você entender os resultados que podem ser alcançados com esta ação. Você está preparado?

Importância do Mapeamento de Processos

Como falamos no post anterior, o mapeamento de processos é uma ferramenta de grande importância que permite compreender, de forma clara e objetiva, o funcionamento da operação de uma empresa. Quando bem feito, esse mapeamento mostra gargalos e auxilia na elaboração de melhorias.

O mapeamento e controle dos processos de uma empresa é essencial para o sucesso do negócio. A técnica possibilita a identificação de gargalos, ou seja, de pontos que não estejam funcionando bem na empresa e que acabam influenciando o bom funcionamento de outras etapas do trabalho. Ao verificar esses problemas, o gestor pode realizar melhorias para eliminar essas questões.

Além disso, o mapeamento de processos permite delimitar funções e papéis. Dessa forma, o processo se torna mais transparente e as pessoas entendem melhor os impactos dos seus trabalhos em outras áreas. A técnica possibilita ainda a padronização das atividades, o que é essencial para que os indicadores reflitam a realidade em relação à saúde da empresa.

O mapeamento de processos permite também que os recursos humanos, financeiros e materiais, necessários para que as metas sejam alcançadas, se tornem previsíveis. Assim é possível garantir que não faltem insumos nos processos.

A visibilidade das entradas e saídas do processo, proporcionada pelo mapeamento faz com que o gestor verifique se vale a pena executar um processo, garantindo, dessa forma, um equilíbrio no custo-benefício. Quando as contas não fecham, o mapeamento auxilia na elaboração de melhorias para otimizar o processo, permitindo que ele seja realizado.

Resultados do Mapeamento de Processos

Através do mapeamento de processos é possível compreender detalhes do negócio e corrigir as falhas que impactam no funcionamento da empresa.

Como vimos, a técnica permite a identificação dos pontos fracos do processo com mais facilidade e, a partir daí, implanta melhorias de forma mais assertiva melhorando o funcionamento da companhia. Os gargalos, mesmo que sejam bem pequenos, influenciam nos resultados da empresa, e ignorá-los é motivo mais que suficiente para que cresçam com o passar do tempo e fujam do controle do gestor.

Ao verificar os melhores fornecedores, organizar os recursos, planejar etapas, dentre outros fatores proporcionados pelo mapeamento de processos, a empresa consegue regular e economizar e, consequentemente, aumenta a lucratividade.

A partir do mapeamento de processos a empresa pode alcançar suas metas mais facilmente e atingir os resultados esperados de forma célere e eficaz, já que essa é uma ferramenta eficiente de planejamento e controle das atividades da companhia. Por meio do fluxograma idealizado, as atividades a serem realizadas para atingir determinada meta serão identificadas, bem como a melhor forma para executá-las.

Agora que você já identificou as atividades que necessitam de processo em sua empresa, mapeando-as e analisando-as para descobrir se estão completas, chegou a hora de nos preocuparmos com o sucesso do processo. Ainda tem dúvidas de como fazer o mapeamento de processos? O Sebrae tem consultorias online totalmente gratuitas para te ajudar! Entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *