Como aumentar o faturamento de uma empresa

Uma empresa que consegue aumentar o seu faturamento pode investir em seus colaboradores, melhorar seus produtos, oferecer qualidade para o cliente, cumprir com suas despesas e continuar crescendo. Esse é o cenário que todos os negócios desejam alcançar. Por isso, também, é um dos mais difíceis. 

Aumentar o faturamento de uma empresa não é uma ação tão simples de se realizar. Pelo contrário, muitos negócios enfrentam dificuldades para cumprir com o mínimo esperado: pagar a mão de obra e suas despesas. Se esse é o seu caso ou você só quer saber como aumentar o faturamento de uma empresa, veja as dicas que listamos neste conteúdo!

Será que a sua empresa precisa aumentar o faturamento?

Você pode estar satisfeito com as vendas da sua empresa e pensar que não precisa se preocupar com o faturamento. Afinal, sua empresa é pequena e o faturamento atual atende suas necessidades. Entretanto, essa é uma questão que você deve estar sempre atento. 

Um levantamento feito pela consultoria Economatica, mostrou que o lucro líquido de 231 companhias abertas totalizou 20 bilhões de reais, no primeiro trimestre de 2019. O dado representa uma queda de 5,74% com relação ao mesmo período do ano anterior. Grandes empresas tiveram impacto negativo em sua lucratividade por causa da atividade fraca na economia. 

Provavelmente, a sua empresa também foi afetada no mesmo período ou em períodos anteriores, desde que o país entrou em recessão econômica. Essa redução no lucro pode levar a empresa a enfrentar dificuldades financeiras para cumprir com seus compromissos, como pagamento de salários, despesas e até realizar investimentos no próprio negócio. 

Isso quer dizer que toda empresa precisa buscar maneiras de lucrar mais. Quer saber como aumentar o faturamento de uma empresa? Continue lendo este artigo.

Como aumentar o faturamento de uma empresa em 5 passos

Antes de apresentar os caminhos que a sua empresa deve seguir para aumentar seu faturamento, é importante que você entenda como esse ponto influencia na tributação do seu negócio. Este artigo pode te ajudar

1. Economize

Você já analisou as despesas da sua empresa? É possível que hajam desperdícios em diversos processos. O ideal é fazer uma análise periódica, pois quando uma política de redução de custos é adotada, todos economizam. Depois, a rotina vai direcionando os profissionais para outro foco e eles, naturalmente, deixam de economizar. 

Defina períodos em que a análise será feita, como a cada três ou seis meses e faça cortes em custos desnecessários. 

2. Terceirize

Algumas empresas perdem muito tempo, energia e dinheiro em atividades que não são o foco do seu negócio. Ao contratar o serviço de outra empresa, você vai terceirizar uma preocupação que sua empresa não precisa ter. 

Diminuindo o tempo dedicado àquela atividade, você já estará reduzindo muitos custos e, com isso, gerando mais lucro para o negócio. 

3. Aumente o número de clientes

Atraindo novos clientes para a sua empresa, você estará gerando mais vendas e aumentando o seu lucro. O funil de vendas pode ajudar com isso. O método é utilizado para que a empresa possa entender a jornada de compra e definir estratégias de ações para serem aplicadas em cada etapa. 

Com o funil de vendas, a empresa entende o cliente e a melhor maneira de abordá-lo. Dessa forma, a venda acontece de forma natural. Veja como aumentar o faturamento de uma empresa com o funil de vendas

4. Venda mais para os mesmos clientes

Vender para os mesmos clientes é uma estratégia que pode ser mais econômica do que atrair novos. Seus clientes já conhecem seu produto e gostam da sua empresa, você só precisa fidelizá-los e estimulá-los a comprar mais. 

Para isso, você pode criar programas de vantagens exclusivos, criar categorias para classificar os clientes e premiá-los conforme mudarem de categoria, favorecer os clientes na hora de lançar algum produto ou oferta e uma série de ações. Entender quem é o seu cliente, porque ele escolheu a sua empresa e o que espera dela, são respostas que vão te ajudar a desenvolver ações assertivas. 

5. Faça um controle rigoroso das vendas e estoque

O controle de vendas e estoque vai proporcionar uma visão detalhada do seu volume de vendas. Com isso, você conseguirá entender quais são os produtos que vendem mais ou menos e criar ações para aumentar a venda desses itens. 

Além disso, você conseguirá entender o ciclo de vida dos produtos, desde o momento que são produzidos ou chegam ao seu estoque e depois que são vendidos. Isso te ajudará a se programar para ofertas e promoções, evitando que os produtos fiquem encalhados no estoque. 
Quer saber como aumentar o faturamento de uma empresa vendendo mais no varejo? Temos um e-book que pode ajudar, clique e faça o download do material.

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