Como fidelizar clientes: 3 passos para ir além da atração de vendas

blog-sebrae-sc-como-fidelizar-clientes

A maioria das empresas reconhecem que para ter sucesso, é preciso aprender a atrair seus clientes. Não deixa de ser verdade, mas, o mercado acompanha a mudança de comportamento dos consumidores e tem nos mostrado que, mais do que atrair, é preciso fidelizar clientes.

O primeiro semestre de 2020 trouxe muitos impactos para a economia. Em tempos assim, é natural que o consumidor repense as suas escolhas, que diminua seu consumo e pense duas vezes antes de gastar o seu dinheiro. Por isso, empreendedor(a) catarinense, a melhor estratégia que você pode ter hoje, vai além da atração de novas vendas – conquiste a fidelidade do cliente.

Promova confiança para fidelizar clientes: amplie suas estratégias

Dentro desse modelo, a atração passa a ser promovida por quem já adquiriu o produto, ou seja, o próprio cliente recomenda o seu negócio para outras pessoas. Além de que, este mesmo consumidor que o recomenda, possivelmente irá adquirir outros produtos – e, deste modo, vocês vão fortalecendo uma relação de confiança e fidelização.

Há muitas situações para isso acontecer, entretanto, em tempos de restrições sociais, a vida se faz ainda mais presente no ambiente virtual – isto é, atenção redobrada para a sua presença digital! O que andam falando sobre a sua empresa na internet?

blog-sebrae-sc-como-fidelizar-clientes-curso-online-marketing-redes-sociais

1º passo para fidelizar clientes: use a internet a seu favor

Já parou para pensar na visibilidade que algumas marcas conquistaram na internet nos últimos anos? Como elas se comportam e que tipo de conteúdo oferecem? Muitas conquistaram uma legião de seguidores, um time de influenciadores e um público cada vez mais fiel à espera de novidades e formas de interagir.

Não é de hoje que a internet vem promovendo mudanças na relação entre mercado e consumidor. Mas o fato de estar “online”, não significa obter sucesso da noite para o dia. É preciso investir em uma boa estratégia de comunicação para fidelizar seus clientes. Trata-se de uma construção diária, mas que pode ser planejada e aplicada a longo prazo.

Use a internet a favor da sua empresa, que tal começar pelas redes sociais? São ótimas aliadas para quem deseja fortalecer a estratégia e presença digital sem muitos custos. Clique aqui e conheça o curso que irá mudar sua forma de fazer Marketing através das Redes Sociais.

blog-sebrae-sc-como-fidelizar-clientes-estudo-de-mercado-review-de-compras

2º passo: acompanhe avaliações da sua empresa

Antes de falarmos sobre reviews e conversões, faça a reflexão: quantas vezes você já consultou avaliações de outros consumidores antes de tomar a decisão de comprar um produto ou contratar um serviço?

De acordo com um estudo de mercado feito pelo Sebrae/SC, 97% dos consumidores afirmam ser influenciados pelas reviews online para a decisão de compra; 92% dos clientes hesitam em fazer compras quando a empresa não tem reviews na internet; e 10 avaliações online são lidas, em média, antes que sintam confiança em uma empresa.

Pois bem, o avanço da era digital permitiu que avaliações de negócios sejam feitas de forma muito mais espontânea e imediata, ganhando proporções e gerando resultados tanto para clientes quanto para empreendedores. No entanto, saiba gerenciar avaliações positivas e negativas.

Esse passo é fundamental! Acesse o conteúdo completo do relatório e aprenda sobre a importância de reviews de clientes nos negócios e de que forma influenciam na experiência de compra; como criar uma estratégia mais positiva; como gerenciar situações negativas e mais: conheça empresas catarinenses para se inspirar na gestão de reputação online.

blog-sebrae-sc-como-fidelizar-clientes-treinamento-online-atendimento-de-clientes

3ª passo: cliente bem atendido sempre volta e recomenda

Você certamente gosta de ser bem atendido, não é mesmo? Por isso, o atendimento do seu cliente deve ser feito com a mesma qualidade ou, de preferência, ainda melhor. Há uma série de aspectos que contribuem para a satisfação do cliente e sua fidelização. Mais do que ser gentil, é importante promover ações que geram uma experiência positiva a longo prazo. Lembre-se: a missão é fidelizar clientes.

Pensando em ajudar você, empresário(a) catarinense, o Sebrae/SC disponibiliza um treinamento online e gratuito que propõe uma reflexão crítica sobre o papel de atender bem o cliente, aprimorando, de forma prática e efetiva, cada participante.

Aprenda conceitos e fundamentos básicos da excelência no atendimento; como aprimorar as habilidades de comunicação de seus colaboradores, fator fundamental para a efetividade do atendimento; e, ainda, como estimular o desenvolvimento de atitudes proativas frente às necessidades de clientes.

Clique aqui e aprenda agora mesmo a fidelizar seu cliente e conquiste o topo da sua lista de preferências.

Mãos à obra? Além desses cursos e conteúdos que já disponibilizamos para você, em nosso Portal de Atendimento você encontra outros serviços, dicas e materiais para potencializar a sua estratégia de fidelização de clientes. Conte com o apoio do Sebrae/SC! Descubra muitas outras possibilidades para sua empresa.

 

Leia mais:

>> Assistente virtual do Sebrae: a parceria certa para tirar suas ideias do papel

>> Business Agility na transformação digital para sua empresa pensar de forma ágil

>> Consultoria em Transformação Digital pode acelerar os resultados da sua empresa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *