Como ganhar dinheiro com artesanato

Produtos feitos à mão tem conquistado cada vez mais espaço no mercado. Nos últimos 20 anos, o artesanato foi impulsionado pela onda da economia criativa, mercado que movimenta R$ 50 bilhões por ano e serve como sustento para 10 milhões de brasileiros. Muitos empreendedores de primeira viagem se perguntam como ganhar dinheiro com artesanato, e é isso que falaremos neste artigo. Continue acompanhando.

como ganhar dinheiro com artesanato

O artesanato consiste na arte de transformar materiais recicláveis e naturais em brinquedos, artigos de decoração, utensílios, móveis e diversos outros produtos feitos à mão para servir como fonte de renda. Objetos manuais e personalizados estão conquistando uma parcela do mercado, e a possibilidade de vender sob medida agrega ainda mais valor à sua marca, trazendo uma vantagem diante da forte concorrência. É preciso aprender a utilizar as especificidades do seu trabalho a favor da sua empresa para consolidar o seu negócio.

Primeiros passos para ganhar dinheiro com artesanato

Estruturar uma empresa não é uma tarefa simples. Antes de começar a produção dos seus produtos, é fundamental tirar um tempo para analisar as condições do mercado e mapear quais suas expectativas. Isso consiste em fazer um Plano de Negócios completo, com análises de fluxo de caixa e benchmarking da concorrência. Confira algumas dicas para estruturar seu negócio e começar a ganhar dinheiro com artesanato:

Formalize seu negócio

O primeiro passo na direção de um negócio bem sucedido é formalizar a sua empresa. A profissão de artesão está regulamentada pela Lei 13.180 de 2015, constituindo a lista de atividades que permitem ingresso no programa de Microempreendedor Individual (MEI). Desta forma, é possível obter uma série de benefícios fiscais e trabalhistas, como direito à aposentadoria, auxílio doença, auxílio maternidade, redução de impostos e outras vantagens.

Defina seu público-alvo

Identificar o público para quem você está dedicando o seu trabalho é fundamental para criar produtos cada vez mais personalizados de acordo com o gosto dos seus consumidores. Por se tratar de peças de artesanato, é comum que você produza itens que tem mais habilidade e gosto pessoal, mas é importante levar em consideração também a procura e demanda pelo produto, para evitar o desperdício de matéria-prima e horas trabalhadas.

Planeje suas finanças e a produção

Ter um bom planejamento financeiro também é um aspecto importante para você que está pensando em abrir um negócio de artesanato. Saber o quanto de matéria-prima você irá precisar para determinada produção, por exemplo, ajuda a evitar gastos desnecessários e um estoque grande de material. Saiba também quais períodos do ano seus produtos vendem mais, para fazer um planejamento adequado e evitar falta de peças. Se você vende artigos de Natal, por exemplo, durante os meses de outubro e novembro você já deve fabricar as peças para dezembro.

Invista em embalagens bonitas

Tão importante quanto o produto em si, a embalagem também tem importância na hora de encher os olhos do cliente. Aproveite sua aptidão para trabalhos manuais e capriche na hora de embalar seus produtos. É possível também personalizar a embalagem de acordo com cada cliente ou escrever uma nota sobre a produção do produto e agradecimento pela compra. Isso cria uma experiência diferenciada e uma relação mais próxima com o consumidor, criando confiança e credibilidade à sua marca.

Participe de feiras de artesanatos

Uma boa estratégia para divulgar o seu negócio e aumentar o número de vendas é participar de feiras de artesanato. Em algumas cidades, existem iniciativas da própria prefeitura para promover esse tipo de trabalho. Em Florianópolis, por exemplo, o Instituto de Geração de Oportunidades (IGEOF) faz o cadastro de de artesãos e feirantes para participar das feiras que acontecem na cidade.

Gostou do nosso conteúdo ou ficou com alguma dúvida? Compartilhe conosco nos comentários suas perguntas e sugestões. Em nosso Blog você encontra uma série de artigos sobre empreendedorismo, inovação e sobre o ecossistema de tecnologia de Santa Catarina.

O Portal de Atendimento oferece materiais e cursos para você aprender cada vez mais e alavancar seu negócio. Não deixe de conferir.

5 comentários em “Como ganhar dinheiro com artesanato

  1. Lucas Responder

    Acredito que antes de aprender a ganhar dinheiro com artesanato é necessário aprender como não perder dinheiro fazendo artesanato. Isso mesmo antes de definir público alvo ou formalizar o negócio.

    Um dos principais pontos que fazem com que vários artesãos percam é no calculo do preço de venda. Ter uma visão geral a respeito dos elementos da precificação ajuda a montar um negócio pois da uma visão tanto de custos para esse tipo de empreendimento quanto a parte de lucros necessários para fazer-lo crescer.

    Tem muitos sites que explicam esse assunto, se me permitem compartilhar recomendo esse: https://www.artecompapel.com/wp/formula-calcular-preco-do-artesanato/

    Montar um negocio envolve não só dinheiro, mas é importante compreender todos os elementos assim evitamos frustrações futuras

  2. nathalia Responder

    Não e fácil ganhar dinheiro com artesanato apesar de diversas pessoas postarem resultados positivos nem todo mundo consegue por isso o recomendável e começar com o que você gosta primeiro e sempre se atualizar e estudar no nicho que você escolheu eu indico o este site Mundo do artesão onde tem diversas dicas gratuitas que podem te ajudar como ganhar dinheiro com artesanato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *