Saiba 3 segredos básicos de como liderar uma equipe

como liderar uma equipe

Muito se fala sobre liderança nas empresas modernas e não é à toa. As mudanças e tendências no mundo corporativo são notórias e, hoje, aquela velha concepção de “chefe” já é mais do que obsoleta. Saber como liderar uma equipe requer certas estratégias, conhecimentos e adaptações do profissional que está nesta posição.

Pensando nisso, preparamos este post com informações e dicas essenciais para quem já conquistou o posto de líder e para aqueles que, um dia, almejam tal posicionamento. Conheça os 3 segredos básicos para isso e desenvolva a sua liderança de um jeito eficiente e prático.

Afinal, você sabe como liderar uma equipe?

Você vai abrir sua empresa ou foi convidado para algum projeto, no qual sua posição estratégica requer o papel de liderança. E aí? Você já sabe como liderar uma equipe e direcionar os rumos do negócio?  

Pois bem, indo direto ao assunto, para ser um líder você precisa desenvolver algumas características e, principalmente, pô-las em prática na sua equipe! São elas:

  • ser parte da equipe e não alguém que só dá ordens;
  • buscar entender as necessidades, dificuldades e desejos do grupo;
  • saber lidar com as diferenças;
  • conseguir gerir conflitos internos;
  • buscar melhorias constantes dos processos, ambientes e ferramentas;
  • estudar as tendências do mercado.

Além disso, é papel do líder saber e conseguir integrar e “envolver” as pessoas dentro de um grupo com os mesmos objetivos. Isso pode ser feito das seguintes formas:

  • o líder deve ser uma referência a ser seguida. Portanto, dê sempre o exemplo e não cobre por aquilo que você próprio não cumpre;
  • motive seus colaboradores. Pode ser por meio de campanhas de incentivo, premiações, ou mesmo, por simples elogios;
  • invista na capacitação dos profissionais;
  • crie um ambiente agradável;
  • dê oportunidade para o colaborador falar e dar sua sugestão;
  • seja comunicativo.

Qual o conceito de liderança moderno e seus fatores básicos?

Hoje, o conceito de liderança, vai muito além de um simples posicionamento hierárquico, mas sim de uma competência especial. Ou seja, estar simplesmente à frente de uma empresa ou de um grupo, não necessariamente o torna um líder.

Dar ordens e esperar resultados é atribuição de um chefe e, por isso, essa ideia caiu em desuso. Hoje, o papel do líder é mostrar o caminho, ou mesmo, seguir junto por ele com sua equipe para conquistar tais resultados. Logo, o líder é parte desse conjunto e contribui diretamente para as suas feitorias.

Portanto, há pelo menos, 3 fatores básicos que diferenciam um chefe de um líder. São eles:

1. Colaboração

Indiscutivelmente, esse é o principal diferencial dos dois personagens antagônicos: chefe x líder. Como liderar uma equipe sem fazer parte dela? Sinceramente, não é possível e, com o passar do tempo, as empresas perceberam que a liderança deve partir do núcleo daqueles que realizam as atividades. Ou seja, o líder precisa estar, literalmente, dentro da equipe, conhecer suas necessidades, dificuldades, desafios e objetivos.

Não adianta apenas querer resultados, se não souber como e por onde conquistá-los. Essa é uma ideia básica. Afinal, para se atingir qualquer objetivo, é fundamental que o líder esteja integrado com a rotina de seus colaboradores.

Para tal, é preciso desenvolver e trabalhar um fator fundamental em seu perfil: o de relacionamento interpessoal. Certamente, isso é possível através da experiência profissional, mas também por meio de cursos e capacitações específicas.

2. Gestão de pessoas

Acima, vimos a importância do líder se integrar, literalmente, à rotina de seus colaboradores e fazer parte dela. No entanto, além dessa relação interpessoal e colaboração com os objetivos da empresa, ainda é preciso pensar na gestão de pessoas.

Afinal, o que destaca um líder dentro de um grupo é justamente a capacidade de lidar com pessoas diferentes, com personalidades distintas e comportamentos muito pessoais. Saber e conseguir equilibrar essas diferenças no mesmo ambiente e direcionar todos ao mesmo objetivo é papel fundamental da liderança. Quando isso é conquistado, os benefícios para o negócio podem ser incalculáveis.

A gestão de pessoas também é uma atividade que pode ser desenvolvida, por meio de leituras e estudos, para em seguida, ser posta em prática no dia a dia.

3. Confiança

Outro segredo essencial se refere ao fator motivacional. Afinal, como seguir um líder sem confiança naquilo que exerce? Essa ideia faz todo sentido dentro dos conceitos abordados anteriormente.  

Por exemplo, quando falamos de colaboração e relação interpessoal, o líder se destaca dos demais membros da equipe ao se dispor a orientar e buscar os resultados junto com eles. Ou seja, ele demonstra confiança e motivação. E quando falamos sobre gestão de pessoas, também está totalmente associado a essa ideia de confiança. Afinal, o papel do líder é de transformar uma equipe forte e segura, independentemente das diferenças entre as pessoas.

Afinal, o que define um líder?

Esqueça aquela velha ideia de que líder é o chefe da turma. Aliás, está longe disso! Em um conceito mais moderno e inteligente, esse personagem deve ser considerado parte do conjunto, porém com uma visão e uma capacidade diferenciadas de transformação.

Ao contrário do que muita gente pensa, liderança não é um dom, no qual algumas pessoas já nascem com ele. Podemos dizer que certos perfis e personalidades se destacam nesse papel, porém, é totalmente possível desenvolvê-la com o tempo, o conhecimento, a experiência e, claro, muita dedicação.

Certamente, não se formam líderes da noite para o dia. O aprendizado ao longo da carreira – e da vida também – somado aos conhecimentos obtidos em estudos, métodos e práticas, são fundamentais para o desenvolvimento de um perfil de liderança.

Portanto, saber como liderar uma equipe é um processo de transformação contínua e que, sem dúvidas, pode ser realizado por aqueles que buscam desenvolver esse papel dentro de um conjunto

Portanto, conseguir engajar e motivar os colaboradores a um objetivo comum é um dos fatores que definem um líder de verdade e isso também pode ser desenvolvido e praticado por meio de cursos e estudos.

Enfim, saber como liderar uma equipe é uma tarefa árdua e estratégica, porém totalmente possível de ser realizada por pessoas que buscam se destacar e conquistar uma posição de visão e de tomada de decisões. Reforçamos a ideia de que a liderança não é um simples dom, mas sim, uma competência que qualquer um pode desenvolver com o tempo, com estudos e, principalmente, com dedicação.

Gostou do nosso post? Quer colocar em prática tudo isso que acabou de ler? Então, acesse o Portal de Atendimento e navegue por ricos conteúdos e cursos de capacitação.  

One thought on “Saiba 3 segredos básicos de como liderar uma equipe

  1. Jura Reply

    Propicio, bem adequado para estes tempos onde o mundo virtual se depara com a realidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *