Como não enlouquecer exercendo multitarefas

Como manter a sanidade ao exercer multitarefasÉ bastante comum entre empresários o desempenho de múltiplas tarefas, especialmente em micro e pequenas empresas (MPEs) que estão começando. Ser multitarefas é uma habilidade importante, mas o excesso dessa prática pode ser prejudicial não só à sua saúde e ao convívio familiar e social, como também afetar os resultados de seu negócio. Para ter qualidade de vida, é preciso buscar o equilíbrio.

Imagine as seguintes situações: você precisa desistir de coisas importantes na vida para perseguir seus objetivos? Prefere fazer várias coisas de uma só vez e correr o risco de gerar resultados medíocres? Ou acha melhor se concentrar em um único projeto e empregar toda sua concentração, energia e tempo nisso?

Os melhores empreendedores conseguem manter suas vidas em equilíbrio. Tenha em mente que ser o próprio chefe é mais parecido com uma maratona do que uma corrida de velocidade. É preciso ter fôlego e força para chegar até o final, e não gastar toda sua energia de uma vez só.

Para ajudar a manter sua sanidade e gerir melhor seu tempo, acompanhe essas dicas:

1) Tenha parceiros ou contrate sua própria equipe

Pense em estabelecer parcerias com pessoas que sejam tão empolgadas quanto você sobre o negócio, e que complementem suas habilidades e conhecimentos. Divida suas responsabilidades com essa pessoa.

Se no seu negócio não há possibilidades de parcerias, mas você precisa de ajuda, apoio ou recursos, então pense em contratar sua própria equipe. Escolha pessoas para desempenhar os papéis e as responsabilidades que você não pode fazer sozinho. Para bancar essa despesa, o financiamento é uma alternativa, mas cuidado com os riscos e só o faça se estiver seguro quanto ao retorno financeiro de sua empresa e em quanto tempo ele virá. Uma opção mais cautelosa é contratar uma pessoa de cada vez. À medida que sua empresa cresce, contrate mais gente.

2) Gerencie seu negócio profissionalmente

A qualidade do seu trabalho fala por si. Faça contratos, documente seu trabalho, e use ferramentas de negócios para se manter organizado. Quando se tem mais pessoas na equipe, fica evidente a importância de gerenciar tudo de um jeito formal. A documentação e a organização fazem o trabalho em equipe fluir mais suavemente.

3) Saiba quando cortar projetos

Para muitos empresários, é difícil dizer não. Mas se você não quer comprometer todo seu estoque ou não pode contratar funcionários, então terá que recuar em algumas das suas atividades até estar pronto para dar conta de novas tarefas e projetos.

4) Priorize seu trabalho

Nem precisamos dizer que você precisa priorizar suas tarefas, ou não vai conseguir fazer nada bem feito.

5) Evite prometer entregas demais ou agendar muitos compromissos

Se você está prestes a explodir de tanto trabalho, volte atrás e procure se desestressar. Nada vale a sua sanidade! O sucesso financeiro é ótimo, mas não à custa de prejudicar a sua saúde e seus relacionamentos importantes.

As pessoas muito ocupadas acabam sacrificando muito a vida pessoal para conquistar ambições e sonhos. Sentimos que nunca há tempo suficiente para fazer tudo que queremos. E para alguns, restrições de tempo significam sacrificar experiências com a família ou a sua saúde.

Quanto mais jovem o empresário for, mais estará entusiasmado sobre várias ideias simultaneamente e pode acabar cometendo o pecado de comprometimento excessivo. Com os anos e a experiência, empreendedores tendem a moderar seus planos e ser mais realista sobre suas perspectivas.

PS: Adaptado deste artigo original publicado no site The Digerati Life.

22 thoughts on “Como não enlouquecer exercendo multitarefas

    • Jacqueline Reply

      Esta instrução de hoje valeu meu dia , as vezes não damos conta de todo este atropelo , e só começamos avaliar as situações quando ouvimos ou lemos algum texto , que estamos cansados de saber , mas não era a hora certa , a ficha cai quando tem que cair mesmo . Achei ótimo ! Obrigada .

      • Sebrae Santa Catarina Post authorReply

        Oi Jacqueline,
        Saiba que seu comentário nos fez ganhar o dia também!
        Que bom que essas sugestões fizeram sentido para você.
        Um abraço,
        Equipe Sebrae-SC

  1. Edson Candido Reply

    Prezados Amigos,

    Sou Consultor em Gestão Empresarial, e me deparo muito com este fato. Esta matéria é muito importante que o “Faz de tudo”, tem que tomar conhecimento. Gostaria de saber se posso copiar esta matéria, logicamente identificando a fonte, e apresentar a alguns de meus clientes?
    Parabéns Sebrae-SC.

    Att
    Edson Candido

    • Sebrae Santa Catarina Post authorReply

      Oi Edson,
      Ficamos bastante satisfeitos com seu comentário!
      Produzir conteúdos que sejam relevantes para os empreendedores catarinenses é a razão de ser deste blog.
      Fique à vontade para copiar a matéria e apresentar a seus clientes, com a devida menção à fonte.
      Abraços,
      Equipe Sebrae-SC

  2. DAYLENE Reply

    Olha esse comentário é a minha própria vida… Passo por isso todos os dias, essas dicas para mim são valisas como ouro, todos os comentários são exatamente o meu convívio dia apos dia, já estava perdendo o meu equilibro mental e emocional, familiar, passei a diminui as entregas a dizer não; fazer somente aquilo quer der pra fazer com tranquilidade, n tinha tempo mais nem pra mim mesma. Contratar pessoas para delegar tarefas é a parte mais difícil encontrar pessoas capacitadas para exercer tal tarefa, tenho uma equipe que dar muitos problemas e sempre estou mudando.

    obrigado!

    • Sebrae Santa Catarina Post authorReply

      Oi Daylene,
      Não é fácil exercer muitas tarefas ao mesmo tempo, né?
      O importante é estabelecer limites e delegar tarefas, como você disse.
      Se não encontra pessoas capacitadas, o jeito é oferecer treinamento.
      Boa sorte!
      Abraços,
      Equipe Sebrae-SC

    • Sebrae Santa Catarina Post authorReply

      Oi Maria Fernanda,
      É verdade, as dicas valem para todo mundo, inclusive para a nossa vida pessoal, né?
      Um abraço,
      Equipe Sebrae-SC

    • Sebrae Santa Catarina Post authorReply

      Oi Douglas,
      Agradecemos seu comentário, volte sempre!
      Abraços,
      Equipe Sebrae-SC

  3. ANA PAULA Reply

    Muito boa essa matéria, parabéns!
    Eu estou ainda na tentativa de chegar a esse equílibrio, nem sempre tenho conseguido, mas um dia ainda chego lá!

    E eu também gostaria de aproveitar e deixar aqui minha opinião à respeito do ‘prometer muitas entregas’ ou ‘agendar muitos compromissos’. A correria gerada por isso para mim não tem a ver só com o buscar sucesso financeiro, ou seja, querer vender, vender, vender…
    E sim, a correria é proveniente do querer se doar ao máximo para satisfazer as necessidades do cliente e cativá-lo, para que ele fique contente e volte ao meu estabelecimento.

    Alguém concorda?

    Abraços

    • Sebrae Santa Catarina Post authorReply

      Oi Ana Paula,
      Não se preocupe, é complicado mesmo.
      Mas um dia haverá de chegar a um meio-termo, com certeza!
      Sobre a sua colocação, acreditamos que seja isso mesmo. A gente sempre quer fazer o melhor, e doar tudo de si. Só que, assim, às vezes acabamos nos deixando de lado, e não sobra energia para nós mesmos. Não conseguimos nem ser felizes, nem agradar aos outros. Sua vida, sua saúde, seus relacionamentos pessoais, tudo isso tem de ser pesado na balança. Pense nisso!
      Um abraço,
      Equipe Sebrae-SC

  4. Alan Silva de Albuquerque Reply

    Olá a todos e excelente post,
    Minha vida passa por isso e cada vez que vejo dicas como essa, torna o gás que faltava para continuar com esse pensamento, as vezes são tantas idéias(Projetos) que nos perdemos e nada sai do jeito que planejavamos.

    Posso dizer que essa minha fase já está indo, aprendi muito com o meu pouco tempo de empreendedor e posso dizer que já estou mais organizado nas tarefas, dizendo não e vivendo bem fora da empresa.

    Abraços

  5. Douglas Reply

    Bom dia.

    Com certeza estou passando por isso, foi muito bom eu ter lido essas dicas pois atualmente estou me sentido cansado. Tenho trabalhado muito no meu trabalho normal e em casa às noites no meu negócio próprio. Sem contar ainda que estou no 6º semestre de ADM e estou tendo que me preocupar já com meu TCC.

    Nada que concentração e saber decidir o que fazer primeiro e a hora certa de fazer.

    Abraço e obrigado pelas dicas.

    • Sebrae Santa Catarina Post authorReply

      Oi Douglas,
      Que bom que as dicas foram úteis para você!
      Não é fácil estudar, trabalhar e empreender ao mesmo tempo.
      Mas com sua dedicação e empenho, todo o esforço será recompensado.
      Boa sorte!

      Abraços,
      Equipe Sebrae-SC

    • Sebrae Santa Catarina Post authorReply

      Oi Nilza,

      Que bom! O segredo é ter qualidade de vida!
      Abraços,
      Equipe Sebrae-SC

  6. Pingback: Confira 7 dicas de produtividade para empreendedores ganharem tempo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *